Carro na calçada? Veja o que fazer

No Restaurante Lilló (R. Borges Lagoa, 1321), cobram para estacionar seu carro na calçada (foto de 03/set/08, às 20h26)
No Restaurante Lilló, na Vila Mariana, cobram dos clientes para estacionar os carros sobre a calçada. Foto de 03/09/2008.

Numa noite em que eu voltava para casa aqui em São Paulo (de bike, claro), vi na R. Borges Lagoa um carro atravessado na calçada, cobrindo-a totalmente. O pior é que naquela região há vários hospitais, incluindo o da AACD. Ou seja: muitos pedestres com deficiência de mobilidade. E o motorista, sem noção total, ocupou a calçada toda.

Um pouco adiante, sobre a ponte que fica entre as duas pistas da Ascendino Reis (sobre a Rubem Berta), havia um caminhão da CET, desses que rebocam quem estaciona em local proibido. Fui até lá.

Havia dois agentes ali, um dentro do caminhão e outro do lado de fora, falando no rádio. Esperei esse terminar a conversa e dei um boa noite com um sorriso. A partir daí seguiu-se uma conversa interessante, que resumo abaixo. O agente da CET era bastante simpático e solícito, entendeu bem o que eu quis dizer e foi bastante receptivo.

- Boa noite, tudo bom?

- Boa noite!

- Olha, ali embaixo, tá vendo ali, atrás daquele poste? Tem um carro atravessado na calçada, pegando ela toda. E o pior de tudo é que sempre passa gente em cadeira de rodas por ali.

- Ah, to vendo. Já vou descer lá. Valeu! (não entendi se ele ia lá só dar uma multa ou levar o carro embora, mas pareceu decidido a fazer alguma coisa)

- Aproveitando, deixa eu te falar mais uma coisa… Tá vendo aquele restaurante ali, o Lilló? Se você passar por aqui umas 20h30, 21h, vai ver sempre um monte de carros de clientes que eles estacionam na calçada na maior cara de pau.

- Ah, eu já multei bastante ali, já até levei carro embora. E acho que a gente tem que fazer isso mesmo, porque por mais que o dono do carro não seja culpado, pelo menos ele nunca mais volta no restaurante, que é o que um restaurante que faz isso merece.

- É verdade. E o pior é que eles cobram mais de dez paus pra parar o carro da pessoa em cima da calçada.

- Pois é, maior sacanagem. Mas sabe o que você faz quando ver isso? Dá uma ligadinha no 1188 que a gente vem na hora e pega.

- Eu costumo cadastrar no site do SAC da Prefeitura, que tem um formulário pra preencher sobre isso…

- Lá é legal você cadastrar pra ficar histórico, aí eles agendam uma ação e tal… Mas se ligar no 1188 resolve na hora, porque eles passam pelo rádio e a gente tem meia hora pra atender a ocorrência.

- É que eu desanimei de fazer isso porque uma vez tinha um caminhão atravessado no canteiro central da Sumaré, cobrindo a ciclovia e as duas calçadas, eu liguei no 156 na época e me disseram que não podiam fazer nada. Depois disso eu não liguei mais.

- Agora mudou, antes era uma central da prefeitura, aí era um pouco mais burocrático, caía num atendimento centralizado. Agora é direto com a gente e eles passam por rádio, por celular, e a gente tem meia hora pra atender. Aqui nessa região da Vila Mariana, pelo menos, funciona bem.

- Ah, bom saber disso. Na próxima vez que eu vir, vou ligar então.

- Liga sim!

- Beleza, valeu! Boa noite e parabéns pelo trabalho!

- Obrigado, eu que agradeço a ajuda aí quando puder!

Não, o diálogo acima NÃO é uma obra de ficção. É o que me faz pensar que as críticas aos agentes, em muitos casos, refletem apenas uma indignação do interlocutor por ter sido multado.

Portanto, quando virmos um carro estacionado sobre a calçada aqui em São Paulo, principalmente em porta de restaurante (como esse Lilló, que faz isso há anos impunemente), a gente liga pra CET, no telefone 1188. Combinado?

Peço que quem fizer isso conte aqui, em um comentário nesse post. Funcionou? Não veio ninguém? Os manobristas tiraram os carros rapidinho quando chegou a CET e ficou por isso mesmo? Ou você chegou a ver um caminhão levando um carro em cima? Conte pra nós.

Outras cidades

Cada cidade tem seu órgão responsável pelo trânsito. Pode até ser que ainda não se preocupem tanto com calçadas e pedestres, mas a mudança tem que partir de nós. Isso não pode continuar sendo considerado “normal”.

Se ninguém reclamar, o órgão público continua fazendo vista grossa. Se você reclamar e ninguém fizer nada, continue reclamando sempre que acontecer, incentive outras pessoas a defenderem também seus direitos. Espalhe a informação, mostre que o órgão de trânsito não atua, denuncie a jornais, publique na internet. Pressão popular funciona e uma hora o poder público da sua cidade acorda.

A calçada NÃO é do dono da casa ou do estabelecimento, é de todos. Estacionar sobre ela é um desrespeito com o espaço público e com as pessoas que precisam passar por ali. Denuncie.


96 comentários para Carro na calçada? Veja o que fazer

  • moreira

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se é legal uma carreta aquela com 22,5 ficar estacionada por semana numa rua residencial, pois moro numa rua onde mal cabe os nossos carros, porem tem um rapaz que mora em outro bairro, mas deixa sua carreta aqui na nossa, precisamos colocar os carros nas calçadas para dá espaço aos que passam pela rua, sem contar que atrás da mesma está sendo ponto de uso de drogas. Isso é normal, isso é legal??

    Rua Francelina Oliveira Afonso / Pq anhanguera /SP cep 05267-070

    Precisamos de um solução alguém pode nos ajudarmos ???

    Abraços á todos

    Moreira

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • denise

    Quero saber tenho duvidas moro em bairro meu imovel e de esquina eu que zelo pela limpeza de calcada e cordao e tbm da faixinha avaixo na beira de rua so que cada vez que vou fazer a higiene do do local me encomodo pois meu visinho ao lado abriu uma mecânica em casa e deixa os carros todos estacionados na parte da rua rente ao cordao ocupando praticamente 12 metros da frente do meu imóvel o problema que ele e avisado sobre a limpeza e não retira is veiculos entao o resto tudo fica limpo e tenho toda vida espera pela boa vontade de eke tira os carros p eu terminar de limpar o que eu possa fazer em relação a isto.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • vinicius

      Olá, simples faça uma denuncia na prefeitura pois com certeza ele não deve ter alvará e se tiver pode estar de alguma forma irregular , se ele fizer manutenção na via tbm cabe denuncia pois é proibido.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Juliana

    Mentira! Eles vêm na hora? Mas nem Cristo descendo a Terra novamente. Tem um casal bem “engraçadinho” que trabalha em um escritório de contabilidade aqui perto de casa. A mulher, aliás, estudou junto comigo no colégio. Nunca olhou na minha cara, mas para parar o carrão dela na porta da vizinha, cuja a casa está vazia, sabe. Mas o problema não é só isso, além de ser uma guia rebaixada, ela mata toda a visibilidade quando preciso sair com meu veículo. Como meus pais são bem velhinhos, é necessário uma hora ou outra ter urgência. Já fui na amizade, deixei bilhetes (depois que o cara descobriu me xingou de vaca para baixo), e chamei o DSV. Estou esperando deitada que sentada cansa. E é sempre essa mesma ladainha: “Vamos enviar um fiscal”? Será que eles estão esperando para nascer um?

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • ANDRE

    É EM GOIÂNIA É TUDO MUITO BAGUNÇADO PRINCIPALMENTE NA PERIFERIA, BARES COM SOM ALTO ATÉ ALTAS HRS DA MADRUGADA, MESAS E CADEIRAS OCUPANDO O PASSEIO PUBLICO, CARROS ATRAVESSADOS EM CALÇADAS COM SOL LIGADO E PIOR OS FOLGADOS ACHAM POR BEM FAZER O CHURRASCO NA PRÓPRIA CALCADA, QUEBRAM GARRAFAS E FICA POR ISSO, NESTA CIDADE NÃO TEM FISCALIZAÇÃO, RS SÓ APARACE QUANDO TEM ALGO NA TV OU MAIS SÉRIO…
    CADÊ O PODER “PUBLICO” PIADA NÉ!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • maria helena

    Eu moro na rua Laurindo Filho tem um carro que para em cima da calçada. Vou a padaria de manha e não posso passar. Como os outros maradores , sou uma senhora de 67 anos como fazer para ele tirar o carro dela .

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ronaldo

    Trabalho na rua Betari, 03634-040, e todos os dia o dono da sapataria (numero da casa 171) estaciona o carro em cima da faixa de pedestres e em cima da calçada, ao mesmo tempo, não dá para passar pela calçada, ele faz isso todo dia, além de ter dezenas de carros todos os dias estacionados em local proibido ou em cima da calçada, se eu trabalhasse na CET, passaria por lá 3 vezes ao dia, seriam uma 90 multas por dia!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • adriana

    MORO EM SALVADOR E NUNCA ACIONEI A CET SERA QUE FUNCIONA MESMO? ME SINTO ANGUSTIADA COM ESSA SITUAÇÃO . ME AJUDA POR FAVOR

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • adriana

    OLHA MORO EM FRENTE A RUA E TODO MOMENTO TEM CARRO ESTACIONADO AQUI E O PIOR E QUE AS VEZES FICA 8 A 15 DIAS NA PORTA ESTACIONADO . MINHA MÃE E IDOSA E SE CASO TENHA UMA EMERGÊNCIA ONDE A SAMU VAI PARAR PARA ATENDE_LA GENTE AJUDA AI /// N ÃO SEI MAIS O QUE FAZER .

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • vinicius

      Olá, se morar em SP é só acionar a Subprefeitura pois um veículo pode ficar estacionado na via por 5 dias, eles retiram o veículo, antes ligue para polícia e avise que é um carro suspeito abanbonado.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Brito Jr

    esta claro que os ciclista querem bem mais que a calçada, e as vezes o veiculo que esta estacionado e apenas por um momento ou mesmo que seja por uma noite uma vez que o lugar não tem estacionamento publico e tem boa parte do passeio livre, então creio que o ciclista esta querendo se mostrar…

    Thumb up 0 Thumb down 3

  • Felip

    Boa noite. Aqui em Brasília tem um problema sério acontecendo e, como sempre, a educação é um processo lento e precisa de incentivo constante! Fizeram de estacionamento um pedaço da ciclofaixa em frente à um hospital. Motivo: tem um restaurante bom atrás do mesmo. Chamei umas 7 vezes o 190 e parei duas viaturas. Depois de esperar quase duas horas, desisti e fui embora frustrado. Alguém por aqui pode me ajudar com algum canal mais eficiente?

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Oi, Felip. Pelas informações que nos chegam, Brasília tem um sério problema em relação à fiscalização de trânsito. Creio ser necessária uma mobilização popular para que os gestores comecem a levar essa questão mais a sério.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  • Vítor

    Boa tarde pessoal!

    Também gostaria de deixar meu relato, tenho vários problemas de calçada, moro numa esquina com uma rua sem saída e a lateral da minha casa virou estacionamento já liguei várias vezes no 1188, realmente eles vão até o local, mas infelizmente eles demoram tanto que acabam não efetivando o “flagrante”. Um outro problema é a prefeitura, vc abre reclamação no site e eles não tomam providência alguma, tenho reclamação de anos atrás e não houve nenhuma providência. Sinto que infelizmente estamos a mercê do caos, onde cada um faz o que quer…

    O atendimento 1188 é perfeito, mas infelizmente pra mim ainda não funcionou, minha calçada está quebrando por causa do peso dos carros e quem vai pagar o conserto e a multa que a prefeitura irá me dar…EU né.

    Valeu

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • cecília

    OI ESTOU COM PROBLEMAS NA MINHA RUA COM MINHA BICICLETA..este mes já tive que deixar de sair por 3 vezes de bicicleta, incluindo hoje, pois moro em uma rua pequena que quase todos estacionam seus carros nas calçadas…eu não tenho carro e meu predio não tem garagem…é um predio antigo com 4 proprietários,incluindo eu, e um portão pequeno de entrada na calçada para o predio. Hoje um carro no portão colado nem cadeira de rodas passava..liguei para aprefeitura e vieram e multaram..e ainda me criticaram….e o cara de raiva que foi multado não tirou o carro, pois disse que já tinha sido multado mesmo..e só retirou atarde…não pude sair de bicicleta de manhã..no meu predio ninguém faz isto….nem foi morador da rua que fez…PRECISO DE UMA PLACA DE ENTRADA E SAIDA DE BICICLETA PARA COOCAR NA MINHA PORTA. Pedi a prefeitura ela disse que não tem e sugeriu que eu placar de proibido estacionar…aceitei mas me mandaram um email dizendo que solicitei “Implantação de Sinalização Vertical Viária” acho que não me entederam…Podem me mandar alguma placa de entrada e saida de bike por favor? grata abraço mariaceciliamoreira@gmail.com Moro no RJ

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • vinicius

      Olá , tive problema semelhante, fiz dois buracos na calçada e cimentei duas barras de ferro e resolveu meu problema até hj não teve prefeitura para reclamar, mas tve que ficar esperando secar pois tentaram tirar os ferros quando o cimento estava mole.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Washington Andreotti

    Ola! Sou Washington Andreotti

    Moro no Ipiranga na rua Mont’Alverne, ao lado de uma concessionaria do Grupo CAOA HYUNDAI sito a rua Ricardo Jafet, minhas casas são as únicas da rua onde é a entrada da oficina e da entrega de carros, acesso pela rua da Imprensa, onde clientes/funcionários se acham no direito de parar em frente a minha casa e pior na guia rebaixada.
    Registrei mais uma reclamação na ouvidoria da Hyundai em 01/08/2014 hoje, e também falei com o gerente da oficina Alan na loja, onde me orientou a procurar os meus direitos. Então quais são os meus direitos? Ficar refém da vontade deles para conseguir estacionar o meu carro?
    Descarregam automóveis na madrugada sem o menor respeito ao horário. Retiram óleo lubrificante usado com caminhão que para em fila dupla, o que mais falta?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Taciana

    No meu caso o desrespeito é muito maior…. uma fulaninha, que inclusive tenho foto, para o carro em cima da minha calçada, que é rebaixada e com carro na garagem e além do mais, no lado onde esta a minha calçada é proibido estacionar por estar em frente ao hospital São Mateus…É uma falta de respeito muito grande…. vergonhoso…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Olá, como denunciar carros que ficam estacionados nas calçadas?
    Já estou cheio de ver o desrespeito!
    Fico no aguardo, obrigado.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • NILDA LANCELLOTTI

    BOM DIA

    TODOS OS DIAS NA RUA MANGUARI PARQUE VILA MARIA OS CARROS FICAM ESTACIONADOS NA CALÇADA IMPEDINDO PASSAGEM DE PEDEESTRE E DANIFICANDO AS ARVORES.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Tania Saraivs

    Um absurdo isso, acabei de fazer uma denúncia através desse nro 1188.carros estacionados em cima da calcada na av do cursino de frente ao nr 1180 lanchonete subway.Nao existe como passar pedestre pela calçada , apenas pela rua, isso é no mínimo falta de educação, de berço, tbto de quem para como de quem deixa parar. .

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Marco Aurelio

    Obrigado pelas informações, moro no bairro do tatuapé e tem um café por la chamado Striuli café rua barão do serro largo esquina com rua analia franco que vive com carros em cima da calçada, impedindo pedestres, cadeirantes e pessoas de idade de transitarem pela calçada, ja chamei a cet alguma vezes e numa tive exito, agora vou ligar no 1188 !!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • eduardo de carvalho rodrigues

    carros ficam em cima da calçada rua clementine brene

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Antonio Carlos Braghini

    Infelizmente há muito tempo motoristas aqui na cidade de São Paulo não respeitam mais as leis de trânsito por falta de efetivo de fiscalização (carros estacionados em calçadas, carros estacionados em faixas de pedestres, motoristas não dão sinal de seta, carros não diminuem velocidade e não param na faixa de pedestres para travessia, motoristas não respeitam mais faixas contínuas fazendo conversões proibidas e perigosas em avenidas, principalmente na periferia.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • fatima fernandes

    Moro em SANTO ANDRÉ, SP.
    Tenho sempre esse problema aqui onde moro. Quando não é carro estacionado na garagem, é em cima da calçada.
    Hoje procurei o número da prefeitura, mas não atendem a noite. Liguei 190 e pediram pra q eu ligasse para 08007703194 ou 44371024. Liguei e fui bem atendida. Vamos ver se tomam providências.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • ana

    moro na rua margarida de provencia e aqui existe 5 carros que empede de pessoas passarem gostaria que vcs vinhecem ver para pedi a retirada destes carros velhos

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Carlos

    E sobre o pessoal estacionar na ciclofaixa no Facebook:
    https://www.facebook.com/EstacionaramNaCiclofaixa

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Carlos

    Aproveitando este tópico vou deixar um link com o comentário de uma comunidade de motociclistas sobre estacionar na calçada:
    http://www.mototour.com.br/?pg=21&id_autor=4&id_artigo=16

    Até mesmo eles pedem bom senso, mas muitos deles cometem o problema, perto de casa tem casos destes.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Alex Gomes

    Infelizmente esse serviço não funciona. Na rua onde moro há uma área de proibido parar e estacionar (‘E’ com X) e que constantemente é desobedecida. Já tenho uma coleção de protocolos da CET e já comuniquei a ouvidoria. Nada resolveu. Quando ligo, só me respondem que vão acionar uma viatura, que minha solicitação entra numa fila e não tem como dar previsão de verificação da ocorrência.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Érico

    Aqui na Vila Mariana, rua Humberto I n°390 tem um supermercado DIA que fizeram o estacionamento em diagonal em relação ao prédio recuado, e acaba numa “meia vaga” na diagonal que o outro triângulo é SOBRE A CALÇADA.
    Quer dizer, um carro estacionado quase todo sobre a calçada.
    Liguei algumas vezes para 1188e fui embora pro trabalho, mas sempre a mesma coisa, 50% das vezes que passo lá é o carro em cima da calçada.
    Da última vez quando liguei para falei com uma senhora que muito se preocupou e recomendou que eu além da denúncia, que ela tomaria outras ações internas, eu deveria ir à prefeitura para providências cabíveis.
    Agora a culpa é de quem? Do supermercado em primeiro lugar !!!! por oferecer essa “opção” ao cliente e ele de aceitar.

    Agradeço a ajuda e experinêcia do Blog para uma rápida ação e efetiva !!

    abraço à todos.

    Érico Lucke

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>