Ônibus com suporte para bicicletas começa a circular em duas cidades

Ônibus com suporte para bicicletas em São Paulo - Foto: Luis F. Gallo, via Flickr do CBNSP
Ônibus com suporte para
bicicletas em São Paulo
Foto: Luis F. Gallo,
via Flickr do CBNSP

Em Bagé, serviço já entrou em operação

Na cidade de Bagé (RS), um ônibus com um rack dianteiro para carregar duas bicicletas por vez já está em operação desde o início dessa semana. A reportagem diz que leva apenas 15 segundos para prender a bicicleta no rack.

O gerente da empresa acha que o ciclista vai embarcar nesse ônibus para ir passear na ciclovia: “de repente, as pessoas querem ir pedalar na ciclovia e pegam o ônibus para chegar até lá”. Afinal, é pra isso que serve ciclovia, né? E é pra isso que as pessoas usam bicicleta: pra passear na ciclovia… Apesar de bem intencionado, ele ainda vê a questão por detrás do parabrisa do carro.

Já o trabalhador que usa a bicicleta foi mais realista: “O pneu da minha bicicleta fura muito. Agora, é só botar no suporte do ônibus, não preciso ir empurrando até em casa.”

Em São Paulo, testes no próximo fim de semana

Na capital paulista, sistema semelhante começará a ser testado no dia 17. Segundo a SPTrans, prender a bicicleta no rack é uma operação que deve levar cerca de um minuto. Ela será então travada pelo motorista, para evitar roubos.

As linhas que participarão do teste não foram divulgadas. O serviço funcionará “apenas aos finais de semana e em poucas linhas que passem por parques”. Claro, afinal é para isso que serve bicicleta: para pedalar dentro de parque no final de semana…

Uso maior da bicicleta é para trabalho

Segundo dados da Abraciclo, cerca de 77% das bicicletas utilizadas por adultos são usadas como meio de transporte. Sem contar que as que são utilizadas para lazer muitas vezes passam meses encostadas sem circular.

E a pesquisa Origem/Destino realizada pelo Metrô-SP em 2007 mostrou que 70% das 304 mil viagens diárias de bicicleta eram para ir ao trabalho. O uso para lazer foi declarado em apenas 4% das respostas.

Por isso é mais do que pertinente a frase do André Pasqualini, do Instituto CicloBR, na matéria do Estadão: “os testes deveriam ser feitos com quem utiliza as bicicletas para trabalhar, que é a maioria dos deslocamentos”.


19 comentários para Ônibus com suporte para bicicletas começa a circular em duas cidades

  • Wilson

    Muito bom,melhor ainda se acontecer uma colisão frontal,kkkkkkkkkkkk sem prejuízo ou um prejuízo minimo para as empresas de ônibus,já que a bike vai servir como um para-choque!!! Eita cabecinha viu!!! Só fico pensando no cara que teve essa “GRANDE” ideia.

    Thumb up 0 Thumb down 1

  • Roberto Alves Braga Júnior

    Prezados(as),
    fiquei feliz em ver esta solução presente no Brasil. Vocês teriam os custos de um rack como este, bem como o projeto do mesmo?
    Agradeço
    Roberto

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Giu

    Olá,

    sabe o que aconteceu com essa ideia do ônibus que transportaria bicicletas?

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Em São Paulo ela não foi aprovada, Giu. Alegou-se que aumentava o comprimento do veículo à frente, o que não seria permitido pela legislação. O curioso é que a legislação é federal, portanto a mesma em Bagé, onde o sistema foi adotado.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Luís

    Imagino como deve ser agradável para o motorista do ônibus dirigir com um trambolho desses na frente do ônibus.

    Mais uma invencione politicamente correta.

    Thumb up 0 Thumb down 2

  • isso e uma babaquise alguem que nao tem o que fazre pra invetar isso

    Thumb up 0 Thumb down 2

  • http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/projeto-de-suportes-para-bicicletas-em-%C3%B4nibus-%C3%A9-abandonado

    SÃO PAULO – Há dois anos, a São Paulo Transporte (SPTrans) iniciou testes em ônibus coletivos que tinham suportes para bicicletas colocados na parte dianteira. O objetivo era possibilitar que, em cada veículo, até três ciclistas pudessem usar o “bike rack” instalado nos coletivos. O projeto, que chegou a ser batizado pela Prefeitura de Bike Bus, era previsto para funcionar todos os fins de semana. Segundo a SPTrans, não há mais previsão para que esse tipo de transporte esteja disponível.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Uma iniciativa tímida, e sem duvida copiada dos Estados unidos, pois achei a mesma ideia em uma página de lá. Chega de copiar maus exemplos por favor, até quando são excluintes do ciclistas. Em cuba tem transporte de Bicicletas faz 20 anos (procure Ciclobus Cuba). eu estou criando e desenhando o projeto ônibus ciclista faz 2 anos já e tenho visto o receio das pessoas a ceitarem a ideia. Até os motoristas se beneficiariam com mais pessoas de bike pois haveria menos carros nas ruas para se engarrafar. O sistema de cobrança deve ser diferenciado para o ciclista, e cobrar so os Km de ônibus para ele querer continuar de bike, e as publicidades nesses ônibus devem ser liberadas. Desde já curtimos vcs no fb, e na nossa página fb tem um link a vocês, prezados VadeBike.org, parabens pela página e vamos nos ajudar mutuamente! grande abraço! fb=/onibusciclista

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Marcos Flavio

    Caro Willian Cruz gostaria de saber se é possivel reproduzir este seu otimo texto no meu blog, http://www.infoky.com.br/blog.html

    Muito grato e obrigado

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • eduardomerge

    O vento e a chuva lateral na bike? Haja lubrificação!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Aqui em Vitória-ES é bem parecido, só que sem o suporte! Fala sério, se você não pular em cima da calçada, os loucos daqui te atropelam sem dó! Tem até macete: passa do seu lado e te fecha, daí não bate de frente, mas de lado! Depois falam que tem que pedalar na mão da via… só doido pra dar as costas pra esses motoristas de onibus daqui! de carro até que vai, lógico que se não estiverem bêbados, o que acontece com frequência tarde da noite!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Oi, William, quanto tempo! Não sei se ainda lembras de mim :)
    Comprei na semana passada uma bike dobrável e estou começando aos poucos a aprender a me virar em duas rodas. Teu blog está ajudando bastante. Beijão, Carline

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Estefanie

    Interessante essa atitude de colocar ônibus com suporte para bicicletas, mas aqui no Rio o trânsito é bem ruinzinho, ninguém pensa nisso.

    Pô, achei seu blog por acaso procurando uma bicicleta pra comprar, e como você é bem experiente com isso, gostaria de pedir uma dica de bicicleta para pessoas baixinhas.
    Acho as bicicletas de aro 26 com quadro reto um pouco altas pra mim, não testei aquelas de aro inclinado e as de aro 24 muito pequenas.

    Como vou comprar, não quero comprar pra depois me arrepender e como não entendo nada, você pode me ajudar?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Luiz G

    Esse site é ótimo…pena que as postagens sejam mensais….

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Pô Luiz, assim você me derruba, hehe!

      Realmente não tenho conseguido atualizar muito o site. Estou com uma meia dúzia de textos em edição, mas como sempre faço alguma pesquisa, ao menos para colocar links embasando as afirmações, acaba demorando para ficar pronto. E nesse mês ando bem atribulado, não estou conseguindo dar continuidade a esses textos. Mas logo publico alguma coisa por aqui.

      Tenho atualizado o twitter @wcruz diversas vezes por dia, já que a interação por lá é bem mais rápida. Alguns assuntos discutidos ganham uma profundidade que mereceria um post aqui no blog, só preciso conseguir tempo… Como o blog não tem patrocínio ou outras formas de “monetização”, acaba ficando sempre em segundo plano. Ainda nem consegui mover de vez para o domínio que registrei no ano passado, o vadebike.org! O máximo que tive tempo para fazer até agora foi colocar um redirecionamento para cá.

      De qualquer forma, obrigado pelo incentivo. :)

      Abraço,

      Willian Cruz

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • PH

    É muito legal isso … onde os motoristas são educados e treinados para parar nos pontos quando veêm ciclistas esperando o ônibus, terem paciência para aguardar a colocação da bike e, principalmente, para não andarem colados no ônibus da frente. Teremos isso em SP: um mínimo de treinamento para os motoristas? Oremos.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • maiquel frandoloso

    Stadtbus lança novidade no transporte público de Bagé

    Coletivo da empresa Stadtbus será equipado com suporte para bicicletas na parte dianteira.
    Inspirado em modelos europeus, a utilização do equipamento não terá custo adicional para o passageiro

    Com o seu foco sempre voltado a qualidade de vida dos usuários e da comunidade onde atua, a Stadtbus Transportes Coletivos está lançando no ônibus da linha São Pedro Damé, um suporte para transporte de bicicletas. O trajeto corta a cidade de Leste/Oeste, passando pela região central, e atende mensalmente cerca de 80 mil passageiros. De acordo com o gerente da unidade Stadtbus Bagé, Maiquel Frandoloso, o objetivo da iniciativa é incentivar a prática de esportes na ciclovia e caminhódromo da Avenida Santa Tecla. “Estamos proporcionando a acessibilidade segura e confortável para aqueles que andam de bicicleta e fazem o trajeto diariamente. Assim como o incentivo ao uso do transporte coletivo, que polui menos que carros e motos, o que auxilia na preservação do meio ambiente”, explica ele.

    Ainda conforme Frandoloso, o equipamento é inspirado em modelos europeus, e não terá custo adicional para o passageiro, que poderá embarcar no coletivo e se deslocar até os altos da Santa Tecla e depois retornar de bicicleta. Vale ressaltar, que no suporte é possível carregar até duas bicicletas, de maneira prática e fácil. “A colocação leva aproximadamente 15 segundos”, diz Maiquel. Com a iniciativa, a empresa tenta integrar em rede os diversos modos de transporte, para assim trazer mais conforto e segurança à comunidade bajeense.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>