Ghost bike de Antonio Bertolucci. Foto: Willian Cruz / Vá de Bike

Por que não foi acidente

Muitos têm criticado a postura de dizer que não foi acidente. Então vamos explicar por que o que aconteceu no dia 13 de junho com Antonio Bertolucci não pode ser considerado um simples acidente.

Muitos têm criticado a postura de dizer que não foi acidente. Então vamos explicar por que o que aconteceu no dia 13 de junho com Antonio Bertolucci não pode ser considerado um simples acidente.

O ciclista “caiu”

Comenta-se que o ciclista “desequilibrou e caiu”, por isso o ônibus o atropelou. Um ciclista experiente como Antonio Bertolucci dificilmente cairia dessa forma, sobretudo em um local sem desníveis ou buracos na pista, como mostram as fotos do local e como foi possível apurar durante a manifestação.

Mas supondo que ele realmente tenha caído antes de ser atropelado, se o motorista do ônibus estivesse ultrapassando a uma distância adequada a roda não teria passado por cima do ciclista e de sua bicicleta. O metro e meio não é à toa.

Vimos no local um pedaço do seat stay caído na rua (que liga o eixo traseiro ao suporte do selim). A bicicleta foi destruída. Se o motorista do ônibus tivesse passado por cima de Antonio porque ele caiu sozinho, passaria apenas por cima de seu corpo, não da traseira da bicicleta.

Em algum momento, o ciclista realmente caiu, nem que tenha sido depois de ser atingido pelo ônibus. Li em algum lugar que uma testemunha viu o ciclista cair antes da roda do ônibus passar por cima dele. Considerando essa hipótese, o que me parece mais provável é que o ônibus tenha tocado o guidão de Bertolucci, o que lhe fez cair.

Quando outro veículo em movimento toca o guidão de uma bicicleta, a ponta tocada avança rapidamente, virando o conjunto para a direita e desequilibrando totalmente o ciclista. Este então cai para a esquerda, justamente onde está o veículo agressor. E então não há tempo para mais nada. Supomos inclusive que tenha sido o que aconteceu com Márcia Prado, na Av. Paulista, em 2009.

Se o motorista do ônibus tivesse esperado três segundos, Antonio teria saído de sua frente e ainda compraria seus pãezinhos todas as manhãs.

O motorista não viu o ciclista

O motorista que dirigia o ônibus se defende dizendo que não viu o ciclista, como se isso fosse aceitável. Mas uma pessoa que dirige um ônibus desse tamanho e não consegue ver os outros usuários da via simplesmente não pode dirigir.

Ok, existem pontos cegos num ônibus, mas um motorista experiente sabe conviver com eles. E o ciclista não apareceu do nada em um dos pontos cegos. E considerando que o motorista o atingiu com a roda da frente do ônibus e que isso destruiu a traseira da bicicleta, é possível entender que o motorista se aproximou ˆ dele. A não ser que o ciclista estivesse dando a ré! Não tê-lo visto é igualmente indesculpável.

As marcas de sangue no asfalto estavam a dois metros da faixa de pedestres. Houvesse um pedestre terminando a travessia, o motorista também não o veria. Também o mataria.

Cerca de 20 ou 30 metros antes, há outra faixa de pedestres. Elas costumam indicar o ponto onde há pessoas cruzando a rua, certo? O motorista do ônibus deveria estar atento desde ali.

Que motorista é esse que dirige um ônibus com esse tamanho e esse peso e simplesmente não vê as pessoas na rua?

Se esse motorista tivesse matado um pedestre atravessando na faixa, não haveria essa discussão contraproducente de que “bicicleta é suicídio”. Ou diriam que andar na rua é perigoso?

Dirigir é que é perigoso. Nem todos deveriam ter o direito de fazê-lo.

A bicicleta deveria estar na ciclovia

Essa argumentação é tão lamentável, de um egoísmo e uma falta de civilidade tão grandes, que nem deveria ser comentada. Mas vamos lá.

Não há ciclovia ali e nunca vai haver: é uma via de acesso. Não há espaço para ciclofaixa ou ciclovia. O que há é um espaço viário que deve ser compartilhado.

Nunca haverá ciclovias em todas as ruas da cidade. E por mais ciclovias que tenhamos, em algum momento o ciclista terá que sair delas para chegar onde precisa. Nesse momento, precisará de respeito à sua utilização da via.

Sem esse respeito, sem essa conscientização de que a bicicleta tem direito de compartilhar as ruas com os carros, não adianta encher a cidade de ciclovias. Ao sair delas por um momento, o ciclista correrá risco. Respeito é a base sobre a qual deve ser construída a infraestrutura cicloviária da cidade. Sem ele, a mobilidade por bicicleta continuará clandestina, restrita a pequenos trechos pintados de vermelho ou sinalizados com cones.

E não adianta argumentar que o ciclista deve andar só na ciclovia. Quem usa a bicicleta como meio de transporte a utiliza para chegar a algum lugar. Eu não saio de casa com a bicicleta para ir até a ciclovia, eu saio para ir até o trabalho. A ciclovia pode estar no meu caminho ou não. Simples assim.

O Código de Trânsito protege a vida

A lei que rege o fluxo de veículos nas vias não tem como objeto os veículos e sim as pessoas. Examine o CTB com atenção e você perceberá que a principal preocupação é, sempre, com a segurança das pessoas, tendo o fluxo uma importância secundária. Primeiro a vida, depois fluir. É essa a lógica que a cidade deve seguir.

Há diversos artigos que garantem a segurança do ciclista (alguns citados no texto anterior, outros tantos disponíveis aqui). Mas as autoescolas, hoje chamadas de Centros de Formação de Condutores, costumam ensinar a passar no exame, não a dirigir com respeito à vida.

É mais importante saber quantos pontos na carteira o motorista ganha ao passar um sinal fechado do que o que pode acontecer com ele e com os outros ao fazer isso. Que diferença faz se é uma infração média ou grave? O risco de furar um sinal deve ser medido por essa pontuação ou pelas possíveis consequências?

Acidente é algo que acontece inesperadamente, impossível de ser evitado. Mas uma morte como essa poderia ser evitada, com o simples cumprimento da lei.

Quem infringe uma lei e comete um ato que pode colocar vidas em risco, tem (ou deveria ter) consciência do que pode acontecer. Portanto, deve aceitar a responsabilidade pela morte que causou.

Não, definitivamente não foi acidente.

Falta punição

O motorista saiu de lá dirigindo. Não se sabe ainda se ele fez de propósito, se tem condições para continuar dirigindo ou se foi tudo uma grande, estranha e misteriosa coincidência. Não se sabe se ele estava abalado e sem condições de dirigir. Mas saiu de lá dirigindo. É seguro ter essa pessoa ainda dirigindo? Quantos mais ele pode “não ver” pelo caminho?

Como disse um motorista de ônibus para a ciclista Laura Sobenes na Avenida Paulista: “você que vai morrer, eu só vou assinar o B.O.”. Com a certeza de que tudo vai ser apenas um B.O., motoristas covardes, irresponsáveis e criminosos colocam em risco a vida de ciclistas todos os dias.

Enquanto esses criminosos souberem que não serão presos por causa de uma “bobagem” dessas, pessoas como o Sr. Antonio continuarão morrendo e motoristas como esse, que absurdamente teve seu nome preservado até agora, continuarão matando anonimamente.

66 comentários em “Por que não foi acidente

  1. Sem entrar no mérito da questão, sou ciclista e dos poucos que não avançam sinal vermelho, contramão e calçadas. Vale frisar a importância de equipamentos reflexivos. Estando eu sem automóvel há sete anos, não tenho muito a comentar sobre motoristas, a não ser os que não dão seta e aqueles que insistem parar aonde não deve, só por que é porta de escola dos filhos, igrejas ou shoppings!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Sabe qual é a verdade?

    Esse país é atrasado moralmente e sempre será…

    Aqui não tem espaço para sonhar, viver sem medo ! é um país pesado e mesquinho.

    Desistam dessa briga (veículos x bicicletas) nunca ganharemos, nem chegaremos perto disso.

    Bicicleta não dá lucro para quem detém o poder político e econômico.
    “Mortes de ciclistas na Paulista é a essência, a simbologia máxima do capital x liberdade.”

    Somos Dom quijote lutando contra moinhos de vento.

    Thumb up 0 Thumb down 1

  3. Sempre quando morre algum ciclista, o engajamento de outros ciclistas em relembrar leis de trânsito é louvável.
    Porém nos outros dias das semanas, vocês se esquecem de relembrar lei mínimas como “faixa de pedestre é para PEDESTRES” e “respeitar farol vermelho no fluxo da via em que se guia seja qual veículo for).
    Falta educação de trânsito para todo mundo, inclusive para o ciclista que numa conta proporcional, é sem dúvida a “classe” que eu mais vejo fazendo besteira na rua.
    Testemunhas disseram que a menina gesticulava na hora do acidente. Mãos no guidão são tão importantes quanto no volante. O motorista errou, e ela também. Uma infeliz fatalidade.

    Thumb up 0 Thumb down 1

    1. Concordo que o respeito as leis de transito devem ser observadas e respeitadas, porem antes de mais nada temos que ir acostumando a nos respeitar, enquanto houver a disputa desnecessaria de preferencias, os atritos continuarão a existir, será que vale realmente ganhar aqueles 5 segundos antes do farol fechar ou ainda antes dele abrir? da mesma forma será que vale a pena o veiculo sair antes da bicicleta se a mesma sair junta no farol em nivel da faixa de contenção do carro? na visão da bicicleta o carro irá espreme-lo e não conseguira atravessar … na visão do carro a bicicleta irá atrasa-lo em alguns segundos … é o pensamento no individualismo ao extremo ….
      são pessoas no trem que ficam na porta, mesmo que irão desembarcar na ultima estação ficam lá para sair em primeiro quando o trem abrir as portas …
      Será mesmo que precisamos de toda essa pressa? para voltar para casa? para chegar ao trabalho? … será que não vale a pena acordar mais cedo ou voltar sem tanta pressa? …
      Vamos desacelerar um pouco pessoal … ninguem vai morrer se não deixar um pedestre passar, um carro, uma moto, uma bicicleta, um carroceiro, … vamos voltar um pouco mais tarde em casa ou sair um pouco mais cedo … mas com mais segurança e menos stress …

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Não li todos os comentários… Eu conheço a Laura Sobenes e muitos outros ciclistas..
    Também tenho sangue ciclístico…
    Quero dizer poucas e sabias palavras: O valor da vida está em baixa! Ciclista, cuide da sua! “Yamas”

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Até quando??? Ainda estamos longe de um país com educação escolar para todos. Mas o fato, é que a educação que recebemos no “berço” (em casa, no seio da família); está mais longe ainda, dos lares da maioria dos brasileiros. A vida não pode ser tratada como uma coisa banal. E somente a educação familiar, pode nos dar essa sensação e formação. Respeitar o próximo, como gostamos que nos respeitem. Somos todos parte de um mesmo corpo: o TRÂNSITO! Somos todos da mesma raça: a HUMANA! Portanto, respeito mútuo, educação, com um sorriso; que é a menor distância entre duas pessoas!!! Estaremos de Bike sempre!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *