Uma bicicleta que toca discos de vinil em suas rodas

Feats Per Minute, a bicicleta vitrola. Foto: Divulgacao

Três designers holandeses se uniram em um projeto improvável, mas sensacional: imaginaram uma bicicleta que tocasse discos de vinil em suas rodas, para ouvir música a caminho do trabalho. Surgia o projeto Feats Per Minute. Exibida em Londres em 9 de outubro, a bicicleta tem viajado pelo mundo desde então.

Construindo

A primeira versão da Feats Per Minute foi construída em um mês e, segundo os criadores, foi uma tarefa difícil, mas bem divertida. A ideia era usar uma roda e um dínamo como um toca discos, mas não foi nada fácil.

Uma bicicleta antiga foi transformada em uma lefty, ou seja, a canela direita do garfo foi retirada. Ela impedia que o disco fosse trocado e a ideia é poder fazer isso de forma simples, sempre que der vontade. Repare na foto que há um reforço no lado esquerdo.

O maior desafio foi fazer com que as agulhas “colem” no disco e sigam as trilhas, sem pular muito. Quem já ouviu muitos LPs na vida sabe que qualquer esbarrão no toca discos faz com que a agulha pule, isso deve mesmo ter sido difícil.

Os designers quiseram fazer a bicicleta sem muita tecnologia moderna, por isso a única fonte adicional de energia é uma pilha comum de 9 volts, para o amplificador. O pedal e a corrente foram modificados (perceba que a corrente fica do lado esquerdo). Por fim, um tubo preso ao bagageiro para aumentar o volume.

Próximos passos

A Feats Per Minute ainda é um protótipo e continua sendo aperfeiçoada. Seus criadores pretendem que em pouco tempo essa bicicleta possa ser vista passeando e tocando em várias cidades. É necessário pedalar na velocidade certa, para que o disco toque corretamente, por isso pensam em fazer seus próprios vinis, para tornar mais fácil encontrar a velocidade certa da pedalada.

O que eu quero ver é se esse vinil não risca ao passar em um buraco… 🙂 Mas já pensou que bacana uma bicicleta dessas passando pelas ruas da sua cidade?

Dica do Alexandre Lattari, via twitter

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>