Abaixo-assinado a favor das ciclofaixas de Moema

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Ciclofaixa, área de estacionamento e faixas de circulação. Moema tem a oportunidade de se tornar modelo de mobilidade sustentável e convivência nas ruas. Foto: Vá de Bike

Alguns comerciantes e moradores de Moema (note bem: alguns!) estão se mobilizando através de abaixo-assinado para pedir a RETIRADA das ciclofaixas do bairro da capital paulista. Também pretendem ir à justiça e ao Ministério Público.

Muitos moradores são favoráveis à ciclofaixa. Outros desejam que alguns aspectos sejam revisados em vez de retirá-las por completo. Os ciclistas que passam pela região comemoraram a novidade, mesmo os que reservam críticas à maneira como foi implementada. E mesmo muita gente que não tem interesse em usar a bicicleta, mas a vê como uma alternativa válida para diminuir os congestionamentos e uma opção de deslocamento que deve ser respeitada, também ficou consternado com algumas das declarações e atitudes dessa diminuta parcela da população.

Se você se enquadra nesse segundo grupo, perceberá a importância de oficializar nosso apoio à iniciativa e a manutenção das ciclofaixas, ainda que possam ser necessárias adaptações e melhorias. Pensando nisso, cidadãos se reuniram para redigir coletivamente um abaixo-assinado favorável às ciclofaixas no bairro, pedindo que não sejam retiradas.

Veja a seguir o texto do abaixo-assinado. Para assinar, clique aqui. Sua assinatura pode fazer a diferença.

Divulgue! É preciso mobilizar a sociedade para mostrar que uma cidade feita para as pessoas é urgente e necessária. As ruas são de todos e seu compartilhamento é possível.

Se você é A FAVOR da qualidade de vida em Moema

Se você ACREDITA que uma cidade melhor para todos passa por facilitar o uso de outros meios de transporte, para quem deseje usar menos o carro e contribuir para diminuir os congestionamentos

Se você é CONTRA atitudes de uma pequena parcela de comerciantes, que afetam negativamente a imagem do bairro ao ostentar ódio e preconceito em entrevistas à imprensa

Se você DESEJA que Moema sirva de vitrine para o país, como modelo de um bairro alinhado com a mobilidade urbana em favor de pessoas, que já está em curso em Londres, Paris, Nova Iorque e ao redor do mundo

Então assine e divulgue este abaixo-assinado!

——————————————————————————-

ABAIXO-ASSINADO A FAVOR DAS CICLOFAIXAS DE MOEMA

Considerando que:

– A prioridade de circulação nas vias é de pedestres em primeiro lugar, seguida dos veículos não motorizados, conforme legislação de trânsito.

– A cidade de São Paulo e o bairro de Moema precisam fazer melhor uso do espaço público das ruas, para facilitar a circulação de pessoas.

– O comércio e os moradores devem buscar agir de maneira a tornar segura e confortável a circulação de pessoas, principalmente de pedestres e ciclistas.

– Em toda a cidade, é preciso facilitar o acesso aos serviços e ao comércio por parte de pessoas com deficiência, crianças e os mais velhos.

– A ciclofaixa é um dos elementos para garantir a mobilidade de cidadãos de maneira eficiente, promovendo a fluidez de todos os outros meios de transporte e com baixo impacto para o meio ambiente.

– Ciclofaixas têm por objetivo garantir que seja posto em prática o que diz o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 21:
“Art. 21 – Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas.”

– Quanto mais moradores e visitantes do bairro estiverem em bicicleta, mais fácil para todos será circular pelo bairro.

– A ciclofaixa continua permitindo o uso do automóvel, continua a garantir seu espaço de circulação e contribui para um uso mais cidadão, democrático e seguro do espaço público.

– O uso do espaço público deve ser feito de maneira democrática e quanto mais pessoas puderem circular livremente e em segurança pelo bairro, seja a pé, de bicicleta, em transporte público ou em veículos particulares, melhor será para moradores e comerciantes da região.

Portanto:

Nós, abaixo assinados, moradores de Moema, ciclistas e demais cidadãos que compreendem que as ruas são espaços de todas as pessoas e que desejam uma mudança na mobilidade de São Paulo e do Brasil, pedimos a MANUTENÇÃO e EXPANSÃO das iniciativas de mobilidade por bicicletas da CET, que promovem um uso mais seguro, democrático e sustentável da cidade.

[clique aqui para assinar]

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

110 comentários para Abaixo-assinado a favor das ciclofaixas de Moema

  • Abaixo-assinado a favor da ciclofaixa de moema – OQ+ | Coaching e Facilitação

    […] o abaixo-assinado a favor da ciclofaixa de moema no Vá de Bike, onde há algumas outras explicações muito boas, ou […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Abaixo-assinado a favor da ciclofaixa de moema – OQ+ | Coaching e Consultoria

    […] o abaixo-assinado a favor da ciclofaixa de moema no Vá de Bike, onde há algumas outras explicações muito boas, ou […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • ??

    Aí o Biciclétio Pedalada, vc não tem sentimentos não?? O cara morreu atropelado e vc fala uma dessas?? E se fosse com vc?? Cuidado com o que fala…
    Gostaria muito, mas infelizmente não posso mais voltar pra minha terra por questões trabalhistas. O dia que vc conhecer Cochabamba perceberá o quão atrasada esta cidade é!!

    E quer saber de uma coisa, eu quero mais é que vc vá pra PQP su salafrário, maricon, hijo de puta, boludo!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Biciclétio Pedalada

    Caro “?”
    Acho que você tá falando uma tremenda duma bosta. Me desculpe!
    Ahhh.. E se vc está infeliz com essa cidade mude pra outra.

    Thumb up 0 Thumb down 2

  • ?

    Que pena meu amigo Francis Badejus! Pelo visto já até imagino o que aconteceu! Que ele descanse em paz e que a sua família possa superar esse trauma!
    Infelizmente os motoristas da nossa cidade não estão preparados para conviver com a alegria e o beneficio que nós ciclistas oferecemos aos demais cidadãos.
    Um grande abraço de mais um ciclista indignado com o caos em que vivemos.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Francis Badejus

    Ciclistas, por culpa dessa bost@ de ciclo faixa, uma grande amizade chegou ao fim há um ano atrás!
    Vcs podem todos ir para o inferno, seu bando de vagabundo!!!

    Thumb up 0 Thumb down 3

  • Alexandre

    Utilizo a ciclofaixa e sou a favor, antes de começar a utilizar a bicicleta achava que não fazia sentido a ciclofaixa, porem depois de compartilhar o espaço com os carros e onibus, percebi que a ciclofaixa da muito mais segurança ao ciclista, acredito que sua implementação possa ser discutida sim, aparentemente é mais natural esperar que um carro esteja parado ao lado da calçada, que ao lado de uma ciclofaixa, em diversos momentos indo a pe avisei aos motoristas que o carro da frente estava parado. Em alguns pontos acho que a area de estacionamento poderia estar a direita ao inves da esquerda junto com a ciclofaixa …
    De qualquer forma assinei o abaixo assinado …
    Abraços

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Luís Carlos Bulek

    Votei e e deixei esse comentário lá: Não podemos andar na contramão de exigir uma cidade mais humana, uma cidade voltada para as pessoas e não para os carros. As pessoas não estão enxergando o verdadeiro genocídio anual provocado pelo trânsito não só em São Paulo, mas pelo Brasil todo. Optei pela bicicleta por razões que não vou descrever aqui, mas uma delas é que eu posso apreciar melhor as ruas, e ver o que está ao meu lado, inclusive a sua loja, que muita vezes passa despercebida quando estou num veículo automotor.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • André Mezabarba

    Galera: [TROLL ALERT]

    Quanto a ciclofaixa: Assinei o abaixo assinado, acho que assinatura 205 ou 206, e depois vi que mais de 3000 pessoas já assinaram ele (será que já chegou a 4000?) e ainda espalhei entre as pessoas que conheço.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Samory Pereira Santos

    Pena que não tem em minha rua, onde sempre tem ciclista passando.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Persio Nunes

    Plenamente a favor. Aliás, mais dessas deveriam se espalhar pela Capital.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Rafael

    Do not feed the trolls! Deve ser tudo criança brincando de hot wheels. Não respondam. Eu sequer os negativo….

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Guilherme

    Só achei que podiam proibir estacionamento de carros junto à faixa.
    Tirante isso, achei boa a iniciativa da ciclofaixa em Moema.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Romesi

    Existe uma grande migração de cariocas gente boa para moema,pessoas de alto poder aquisitivo, preferem moema pela facilidade de pegar a ponte aerea e pegar a imigrante para ir a praia.Pergunte aos que vcs conhecem o que eles acham da ciclofaixa, confesso que não sei quero crer que estejam a favor!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • romesi

    cimiterio pro gaucho folgado.

    Thumb up 0 Thumb down 2

  • rafael

    nem moro mais em moema, sou a favor de ciclofaixas porem do jeito que foi implementada discordo totalmente, nao houve planejamento….. me indignou nao a prposta saudavel mas a burrice do processo e aplicacao

    Thumb up 0 Thumb down 2

  • augusto

    não gostei ! achei muito perigoso o modo como os carros ficam estacionados no meio da rua ! e se for um só carro então ai tem até gente buzinando atras! Acho a iniciativa muito saudavel ,mas o modo de fazer pareçe errado . Então que se tirem os carros estacionados do lado da ciclofaixa ,Sou ciclista de carteirinha e pedalo quase todo dia e as vzs em moema ,mas tambem sou motorista e quero segurança!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Matilder C. Vitonis

    Sim é melhor ter ciclofaixa,e pedalar com segurança, sem poluição e com saúde, e amenizar o congestionamento contrubuindo menos poluentes.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ricardo

    Que lastimavel estas pessoas que só olham pro próprio rabo, acabei de voltar da Alemanha e Amsterdan e o uso das bicicletas nestes paises são muito incentivados, com kilometros de ciclovias em harmonia com pedestres e veiculos, vamos fazer acontecer isso aqui no brasil. Cade a tal de sustentabilidade?

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Por um mundo com mais pedal – Faça a sua parte

    […] Artigo do Willian Cruz no Vá de Bike […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Blog – Webbikers » Protesto em Moema

    […] movimentos foram criados. O primeiro tratra-se de um abaixo assinado organizado pela comunidade Vá de Bike  e pode ser assinado online. Clique aqui para assinar. Depois de recolhida as assinaturas digitais […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>