Abaixo-assinado a favor das ciclofaixas de Moema

Ciclofaixa, área de estacionamento e faixas de circulação. Moema tem a oportunidade de se tornar modelo de mobilidade sustentável e convivência nas ruas. Foto: Vá de Bike

Alguns comerciantes e moradores de Moema (note bem: alguns!) estão se mobilizando através de abaixo-assinado para pedir a RETIRADA das ciclofaixas do bairro da capital paulista. Também pretendem ir à justiça e ao Ministério Público.

Muitos moradores são favoráveis à ciclofaixa. Outros desejam que alguns aspectos sejam revisados em vez de retirá-las por completo. Os ciclistas que passam pela região comemoraram a novidade, mesmo os que reservam críticas à maneira como foi implementada. E mesmo muita gente que não tem interesse em usar a bicicleta, mas a vê como uma alternativa válida para diminuir os congestionamentos e uma opção de deslocamento que deve ser respeitada, também ficou consternado com algumas das declarações e atitudes dessa diminuta parcela da população.

Se você se enquadra nesse segundo grupo, perceberá a importância de oficializar nosso apoio à iniciativa e a manutenção das ciclofaixas, ainda que possam ser necessárias adaptações e melhorias. Pensando nisso, cidadãos se reuniram para redigir coletivamente um abaixo-assinado favorável às ciclofaixas no bairro, pedindo que não sejam retiradas.

Veja a seguir o texto do abaixo-assinado. Para assinar, clique aqui. Sua assinatura pode fazer a diferença.

Divulgue! É preciso mobilizar a sociedade para mostrar que uma cidade feita para as pessoas é urgente e necessária. As ruas são de todos e seu compartilhamento é possível.

Se você é A FAVOR da qualidade de vida em Moema

Se você ACREDITA que uma cidade melhor para todos passa por facilitar o uso de outros meios de transporte, para quem deseje usar menos o carro e contribuir para diminuir os congestionamentos

Se você é CONTRA atitudes de uma pequena parcela de comerciantes, que afetam negativamente a imagem do bairro ao ostentar ódio e preconceito em entrevistas à imprensa

Se você DESEJA que Moema sirva de vitrine para o país, como modelo de um bairro alinhado com a mobilidade urbana em favor de pessoas, que já está em curso em Londres, Paris, Nova Iorque e ao redor do mundo

Então assine e divulgue este abaixo-assinado!

——————————————————————————-

ABAIXO-ASSINADO A FAVOR DAS CICLOFAIXAS DE MOEMA

Considerando que:

– A prioridade de circulação nas vias é de pedestres em primeiro lugar, seguida dos veículos não motorizados, conforme legislação de trânsito.

– A cidade de São Paulo e o bairro de Moema precisam fazer melhor uso do espaço público das ruas, para facilitar a circulação de pessoas.

– O comércio e os moradores devem buscar agir de maneira a tornar segura e confortável a circulação de pessoas, principalmente de pedestres e ciclistas.

– Em toda a cidade, é preciso facilitar o acesso aos serviços e ao comércio por parte de pessoas com deficiência, crianças e os mais velhos.

– A ciclofaixa é um dos elementos para garantir a mobilidade de cidadãos de maneira eficiente, promovendo a fluidez de todos os outros meios de transporte e com baixo impacto para o meio ambiente.

– Ciclofaixas têm por objetivo garantir que seja posto em prática o que diz o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 21:
“Art. 21 – Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas.”

– Quanto mais moradores e visitantes do bairro estiverem em bicicleta, mais fácil para todos será circular pelo bairro.

– A ciclofaixa continua permitindo o uso do automóvel, continua a garantir seu espaço de circulação e contribui para um uso mais cidadão, democrático e seguro do espaço público.

– O uso do espaço público deve ser feito de maneira democrática e quanto mais pessoas puderem circular livremente e em segurança pelo bairro, seja a pé, de bicicleta, em transporte público ou em veículos particulares, melhor será para moradores e comerciantes da região.

Portanto:

Nós, abaixo assinados, moradores de Moema, ciclistas e demais cidadãos que compreendem que as ruas são espaços de todas as pessoas e que desejam uma mudança na mobilidade de São Paulo e do Brasil, pedimos a MANUTENÇÃO e EXPANSÃO das iniciativas de mobilidade por bicicletas da CET, que promovem um uso mais seguro, democrático e sustentável da cidade.

[clique aqui para assinar]


110 comentários para Abaixo-assinado a favor das ciclofaixas de Moema

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>