Em uma praia enorme e deserta, durante a cicloviagem de Maragogi a Maceió, em Alagoas. Uma viagem que prometo ainda contar para vocês. A blocagem do selim quebrou lá no meio dessa praia e tive que improvisar, faltavam uns 70km.

Ester quer cicloviajar e precisa de boas dicas

Nossa juventude NÃO está perdida. Enquanto muitos jovens só pensam em fazer logo os 18 anos para poder dirigir, veja o e-mail que recebi da Ester, de 17 anos, de Belo Horizonte. Se você já fez longas viagens em bicicleta, passe um pouco de sua experiência a ela!

Nossa juventude NÃO está perdida. Enquanto muitos jovens só pensam em fazer logo os 18 anos para poder dirigir, veja o e-mail que recebi da Ester, de Belo Horizonte:

Oi, meu nome é Ester, tenho 17 anos e moro em Belo Horizonte. Desde criança adoro bicicleta, mas já faz anos que não ando em uma. Já faz alguns meses que nasceu em mim uma vontade enorme de viajar de bicicleta para a Argentina…

Não tenho muita experiencia nessas coisas, então gostaria de conselhos como onde encontrar mapas apropriados, o que levar exatamente em uma viagem de bicicleta e principalmente qual bicicleta seria melhor para esse tipo de viagem. Serão 3.154 km a serem percorridos, então tenho que adquirir um pouco de conhecimento de rotas, estradas, paradas e etc.

Estou providenciando isso como posso, mas gostaria da ajuda de quem entende disso melhor do que eu… Sei que será uma viagem longa e difícil, mas não vou desistir dela. Serei recompensada com o vento no rosto, o contato com a natureza e claro com a experiência de algo que aos olhos de muitos parece algo inútil e impossível.

Em uma praia enorme, linda e deserta, durante a cicloviagem de Maragogi a Maceió, em Alagoas, uma viagem que ainda vou contar para vocês aqui. A blocagem do selim quebrou lá no meio dessa praia e eu tive que que improvisar com folhas, uma sacola plástica e um parafuso!

Nada é impossível para quem tem vontade, Ester. E essa viagem não é nada inútil: você vai aprender muito pela estrada, principalmente sobre você mesma. Vai partir menina e voltar adulta. Vai conhecer pessoas, lugares, gostos, cheiros, sons. Vai voltar (se não resolver ficar) trazendo muita bagagem: emoções, histórias, lembranças, saudades, fotos na câmera e pessoas no coração. Vai viver intensamente, entender melhor o mundo, aceitar melhor as diferenças.

Ajuda

Se você tem experiência em viagens longas como essa, deixe aqui nos comentários suas dicas e recomendações para a Ester. Minhas viagens até hoje foram curtas (no máximo dois dias) e não tenho experiência pessoal com viagens longas. Dicas de mulheres que cicloviajam são especialmente importantes. Ser recebida por ciclistas nas cidades por onde passar, seria demais.

Indiquei a ela o Clube de Cicloturismo do Brasil, mas experiências, histórias e dicas sempre ajudam e encorajam. Conto com vocês.

22 comentários em “Ester quer cicloviajar e precisa de boas dicas

  1. Olá Ester!
    Cicloviajar é legal demais!
    Além das boas dicas e referências que postaram aqui, busque acessar blogs de cicloviajantes, pra captar experiências e dicas:
    http://www.mountainbikebh.com.br/cicloviagem
    http://www.homemlivre.org
    http://www.novaorigem.com.br
    http://www.olinto.com.br
    http://www.sunshinetrips.blogspot.com

    E como o Humberto disse ali em cima, no fórum do MTB-BH há uma seção de cicloturismo, onde vários ciclistas de Beozonte (como você) já compartilharam rotas, ideias, equipamentos… fique a vontade para acessar e participar: http://mountainbikebh.com.br/forum/viewforum.php?f=24

    Boas pedaladas!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  2. Como já foi citado aqui a comunidade de cicloturismo no orkut é muito boa. Uma outra dica, procure aprender a fazer pequenos reparos na sua bicicleta, em uma viagem longa como essa isso é necessário.
    Boa sorte e se der depois da viagem dê o retorno.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Ester pouts q legal!! parabéns pela sua iniciativa!!
    Eu em setembro agora fiz a Via Cláudia Augusta que vai da Alemanha até a Itália. Peguei o rascunho do mapa, um relato de uma pessoa que tinha feito e meus alforges e minha boca. Foram 5 dias cruzando os alpes, desde sol, chuva e até neve a 1500 mts de altitude. fui sozinho e conheci muita gente e muitos lugares indescritíveis!

    Dicas são: Uma bike confortável para longos trajetos (selim é muito apropriado é muito importante).

    quanto menos melhor – apenas mudas de roupas basicas, ferramentas básicas de pneu uma chave multi de bike e uma tesoura e enforca gato(tiras de plastico) e uma lanterna para eventuais.

    Garrafa dagua e frutas desidratadas e nozes, castanhas pois dao energia.

    O básico para higiene pessoal e uma pesquisada de onde pretende parar ou cidades que tem onde ficar a noite.

    Capa de chuva, corta vendo e pernito

    Estava com ao todo 10kg, mas levei roupa a mais q nem usei.

    Destas viagens nao se leva nada de material pois tudo que vc acrescenta pesa e vc sente a diferença é uma viagem para a mente e apara a alma!

    Minha amiga quer fazer a estrada real em MG até o RJ em janeiro. Já ouviu falar? parece ser muito linda!

    Se tiver dúvidas me manda email.

    Abraços!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Marcelo,
      A melhor época para fazer a Estrada Real é no Outono/Inverno. Cicloviajar com chuva é muito chato, pois demanda uma atenção ainda maior com a mecânica da bicicleta, além da manutenção das roupas secas. Fazer em dezembro/janeiro sem pegar muita chuva/lama depende de uma boa dose de sorte. (risos)

      Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Ester, parabens pela iniciativa, fiz a 2 anos atras uma viagem de bike de SC ate no Uruguai em 10 dias, entra em contato comigo que te passo dicas onde ficar, albergues, pontos de paradas, alforges, alimentação e etc.. e te ajudo a montar um roteiro pra sua viagem de bike, a_lu_cinado@hotmail.com,

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Ester, parabéns!

    Essa gana, essa vontade de viver e experimentar é fascinante. Confesso que cicloturismo é um dos meus sonhos que teimo em não iniciar e não sei bem o porquê.

    Aos mais experientes: como fica essa locomoção em viagens longas? Acredito que seja pela estrada. E isso não é perigoso? Quais os meios de poder curtir a viagem sem tanta preocupação?

    Laudari

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Acho que você devia tentar também,a um tempo essa viagem pra mim era só um sonho que pensei jamais poder realizar,mas com o tempo eu percebi que só depende de nós pra que nossos sonhos se tornem reais ou não.Eu ainda tenho um pouco de insegurança quanto as questões de estradas e pelo fato de eu ter conseguido uma amiga e duas irmãs para irem,só meninas,isso preocupa elas um pouco e a mim também mas sei que tudo dará certo,estamos começando a nos preparar fisicamente e psicologicamente também.Desafios,teremos e muitos mas vencê-los será a melhor parte.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Ester, voce vai precisar pesquisar muito sobre as condições das estradas. OUtro fator a ser considerado é quantos dias voce tem disponível para realizar a viagem. Talvez fosse melhor voce pegar onibus em alguns trechos. Assim descansa as pernas, evita auto estradas cansativas e perigosas e ganha tempo para poder desfrutar de trechos mais bonitos e conhecer melhor as cidades do caminho. Além de passar uns dias em Buenos Aires.
    Meu e-mail : maricislavec@yahoo.com.br
    Algumas dicas no meu blog: http://pedalnodanubio.blogspot.com

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Obrigada gente pelo encorajamento e pelas dicas,já acessei o site do Clube de Cicloturismo e adorei encontrei respostas de muitas dúvidas e até achei um manual publicado…só o planejamento já está sendo algo incrível…não vejo a hora de partir logo…só de pensar no que vou conhecer,nas experiencias novas que vou ter,nas pessoas que encontrarei no caminho nossa…a cada dia que passa algo que parecia apenas um sonho distante está se tornando algo concreto e incrível…toda a ajuda será útil valew pessoal
    beijos.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Ah, tem mais!

    Já que foi citado o Clube de Cicloturismo do Brasil, por sinal ALTAMENTE recomendável, tem a lista do Yahoo em que esse pessoal participa ativamente de discussões muito úteis, e será prontamente disposto a ajudar como puder:

    http://br.groups.yahoo.com/group/cicloturismo_brasil/

    Em 2007, fiz uma viagem de Porto Alegre até a Serra da Canastra, passando por Itaúna, Franca e Londrina (nesta última, onde conheci minha esposa), e nessa lista consegui contato em quatro ou cinco cidades no trajeto, gente que me ajudou muito (ter um conhecido para apoio no meio da viagem vale ouro!)

    E se precisar de lugar para ficar em Porto Alegre, heltonbiker arroba gmail ponto com

    Até mais!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  9. Bom, ainda não tenho experiencia com viagens longas, mas busco sempre informações, dicas e afins, então além do clube de cicloturismo, indico também estes:

    http://www.mochileiros.com – Forum de discussão sobre viagens, equipamentos de camping, trekking e cicloturismo.
    http://www.confinsaustrais.blogspot.com – Blog de um viajante com relatos e dicas.

    Grupo de cicloturismo no Facebook: http://www.facebook.com/groups/129741547104009/
    E comunidade no Orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=24521

    Sites de empresas que fabricam equipamentos voltados ao cicloturismo:
    http://www.ararauna.esp.br – Dos criadores do clube de cicloturismo – Alforges e bolsas para a bike.
    http://www.altoestilo.com – Fabrica mochilas e alforges.
    http://www.curtlo.com.br – Alforges, mochilas e roupas.
    http://www.northpak.com.br – Alforges, mochilas e roupas.
    http://www.manaslu.com.br – Fabrica barracas técnicas e também Alforge.
    Bem, você terá muito a ler.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  10. Sugestão: escolha algum parente ou conhecido que more relativamente perto (quatro dias de viagem) e vá até a casa dele, parando em pousadinhas ou hoteizinhos pelo caminho. Aí sim você poderá saber o que é ou não realmente útil para você, já que isso é extremamente pessoal. Menos que quatro dias de viagem é muito pouco.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  11. Incrivel ver isso, ainda mais aqui em Belô, sei que estou generalizando e muito, mas a sensação que tenho é que a razão da vida dos jovens é comprar um carro e por um som ultra-hiper-mega potente e sair pelas ruas andando sozinhos dentro do carro tocando alguma coisa* no volume máximo do som.

    *Não me levem a mal, mas não consigo chamar de música o que escuto vindo da grande maioria destes carros.

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *