Ciclovia da Av.Faria Lima (SP) deve ganhar mais 2km até a metade de 2012

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

A Operação Urbana Faria Lima é, grosso modo, a reforma da avenida e as intervenções na região, que vêm se arrastando desde os anos 90. Entre as mudanças previstas desde 1995 está uma ciclovia no canteiro central, sobre a qual já comentamos aqui.

A ciclovia foi construída apenas em um pequeno trecho, perdeu espaço para pontos de ônibus em 2005 e agora tem dois novos trechos de poucas dezenas de metros separados por um “barranco”, em frente à estação de Metrô Faria Lima, no Largo da Batata. Saiba pelo mapa elaborado pelo Vá de Bike qual o único trecho útil da ciclovia e veja sua situação atual nesta matérianeste vídeo.

Audiência Pública

A Audiência Pública que ocorreu no dia 23 de novembro discutiu principalmente a polêmica emissão de mais 500 mil CEPACs, prevista no Projeto de Lei (PL) que altera a Lei da Operação Urbana. Os CEPACs são certificados que poderiam ser utilizados pelo mercado imobiliário para expandir empreendimentos na região.

Mas houve também comentários breves sobre a ciclovia que será construída no canteiro central da avenida. O Vá de Bike esteve presente na Câmara Municipal, para assistir a audiência e participar através do direito de palavra na sessão.

Ciclovia

Quem prestava esclarecimentos sobre o PL e a Operação em si era Antônio Carlos Cintra do Amaral Filho, chefe de gabinete da São Paulo Urbanismo (parte da antiga EMURB). Falando sobre a ciclovia, o representante do executivo reforçou que a Licença Ambiental obriga a construção da ciclovia (como já antecipado pelo Vá de Bike em setembro) e afirmou que o projeto já foi aprovado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e está em fase de licitação.

Segundo Antônio Carlos, o primeiro trecho (entre o Largo da Batata e a R. Amauri) deve estar pronto em seis meses. Portanto, veremos em breve obras no canteiro central da avenida.

Vereador Paulo Frange. Foto: Henrique Boney

Já o vereador Paulo Frange não acredita que as pessoas utilizem bicicleta na cidade. Para justificar sua proposta de colocar um trem de superfície no canteiro central (o que não é de todo uma ideia ruim), disse que ninguém “se atreve” a andar de bicicleta na Av. Faria Lima, principalmente à noite, usando como justificativa para essa afirmação seu receio de parar nos sinais quando dirige. Frange, sem dúvida, precisa conhecer melhor a cidade onde vive e os cidadãos que o elegem.

No final da audiência, falei sobre a situação atual da ciclovia e contei ao vereador que existe sim quem utilize a bicicleta por lá, diariamente. Só não há mais ciclistas por ali porque a avenida não os recebe bem. Fiz ainda considerações sobre transporte público e sobre a segurança viária da ciclovia no canteiro central, que pode colocar em risco os ciclistas se não for bem projetada.

Espero sinceramente que o vereador Frange tenha se despido de seus preconceitos para escutar o que eu contei. De qualquer forma, os demais presentes ouviram e alguns certamente entenderam. Meus comentários também ficaram registrados, o que por si já tem sua importância. Sementes lançadas ao vento, para florescerem no momento oportuno.

O áudio completo está disponível neste endereço. Fiz uma compilação das partes que fazem referência à ciclovia no vídeo abaixo.

Participar de audiências públicas é um ato cidadão e um direito de todos. Participe você também.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

13 comentários para Ciclovia da Av.Faria Lima (SP) deve ganhar mais 2km até a metade de 2012

  • Marcelo

    Depois de 4 anos deste evento, gostaria de ver a cara de tal vereador ao percorrer as ruas de SP em 2016. É lamentável que qualquer cidadão despreparado possa se eleger p/ representar a população deste país. O resultado é que são precisas décadas p/ melhorias. Em ultima instância a culpa e da população que os elegem.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ricardo Monteiro

    Willian, parabéns por seu site e, principalmente, pela sua dedicação na luta por melhores condições de mobilidade para nós ciclistas.

    Vendo pessoas como você, outras, como eu, sentem também a necessidade de fazer algo em benefício da coletividade.

    Um grande abraço!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Ciclovia da Av.Faria Lima (SP) deve ganhar mais 2km até a metade de 2012

    […] …ler matéria completa […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Murilo

    Parabéns pela participação Wiliam.
    Sobre o outro sentido da avenida (largo da batata/Pedroso), onde ficam o barranco e os pontos de ônibus, há alguma previsão de liberação?
    Desculpe colocar outro assunto na pauta, mas você ou alguém desta discussão sabe quando será liberado uma tiragem grande do mapa das ciclorotas?
    Abs
    Murilo

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Missionario José

    Também é possível informar nossa condição ao Ilmo. Vereador Paulo Frange por aqui: vereador@paulofrange.com.br

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Laudari

    Willian,

    Parabéns! Se todos fizessem isso, tenho convicção de que o país rumaria um caminho bem melhor.

    Pelos ciclistas, muito obrigado.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Wadilson

    Repito as palavras do André.
    Muito legal o seu trabalho, Willian

    Espírito cidadão, engajado, um cara ponta firme mesmo, um grande exemplo.

    Obrigado

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • André Pasqualini

    Triste é perder tempo tentando convencer alguem que existem ciclistas andando na cidade e esse deveria ser um direito. De qualquer forma agradeço em meu nome, como cidadão, que você gastou seu precioso tempo para defender os ciclistas. É muito importante a participação em audiências públicas pois o que é registrado lá pode ser usado até judicialmente. Valeu brother.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  • Missionario José

    Avise pelo Twitter ao @paulofrange que você anda sim, de bicicleta na Av. Faria Lima

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • Esther Sá

    Má como assim não tem ciclista lá!? Eu trabalho lá, pedalo lá TODO DIA, e não vejo um, nem dois, mas sim DEZENAS de ciclistas, de todos os tipos e portes!

    Gente que vive em bolha é foda.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

    • Laudari

      Esther, você tem razão! Tenho visitado um cliente na Faria Lima e chega a me admirar a quantidade de ciclistas que pedalam por lá, seja de esporte ou social, na calçada ou se metendo no intrincado vai-e-vem de carros.

      Thumb up 3 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>