Bicicletagem Jardinária no Rio, nesse sábado 14

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
“A Jardinária é bem simples. É só sair pedalando e plantando pela cidade.
Traga ferramentas, mudas (ornamentais, frutíferas, o que tiver – se possível nativa), água, sementes, etc. Se você não puder trazer nada disso, traga alegria e disposição para ajudar.
O ritmo do passeio é bem lento, pois temos que estar atentos a possíveis locais de plantio. O trajeto é decidido na concentração pelos participantes.
Mapa do local de encontro: http://g.co/maps/kxer6” 

Da página do evento no Facebook

Ciclistas se reunirão no Rio de Janeiro nesse sábado, 14 de janeiro, para sair fazendo plantio pela cidade. Segundo a página do evento, a ideia é simples: sair pedalando com ferramentas, sementes, mudas e tornar a cidade ainda mais bonita. Participe!

Em São Paulo

Em São Paulo já se tornou tradicional o Pedal Verde, que acontece todo último domingo do mês. Usando a bicicleta, ciclistas levam mudas a um lugar pré-determinado para realizar seu plantio, além de realizar atividades de limpeza e manutenção de árvores e canteiros.

Não é preciso ter experiência com jardinagem. Basta disposição para ajudar a cuidar do verde da cidade. Você vai poder trocar conhecimento e aprender como fazer, deixando a cidade mais mais agradável enquanto se diverte!

Jardinagem libertária em São Paulo. Foto: Pedal Verde/divulgação

Conceito

Essas ações seguem o conceito de guerrilla gardening, geralmente tratado em português como jardinagem libertária.

O movimento iniciou em Londres, em 2004, com o britânico Richard Reynolds, que começou a plantar flores secretamente durante a noite no jardim de seu prédio. Reynolds usava a internet para para registrar suas investidas e ensinar técnicas aos interessados. Seu site virou um ponto de encontro no mundo inteiro, onde os interessados encontram experiências, informações e dicas úteis sobre o assunto.

No Brasil, há um site sobre o assunto chamado Jardinagem Libertária. E há muita informação no Google a esse respeito. Há até quem produzabombas de sementes, que lançadas em terreno fértil crescem por si só! Aqui tem um texto esclarecedor sobre a jardinagem libertária no Brasil.

E aí, vamos deixar nossas cidades mais verdes? 🙂

 

 

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

4 comentários para Bicicletagem Jardinária no Rio, nesse sábado 14

  • luiz carlos

    Vocês tem que saber que alegria,quando se vê a construção de novas vias e com elas vem integrada a ciclovia,e isso esta ocorrendo na minha cidade Campo Grande MS.Na sexta dia 27/01 as 19:00,faremos um grande passeio na Av. Afonso Pena,pedindo que essa via tenha uma ciclovia,vejam que maravilha.Façamos isso em todas as cidades,mais saúde menos poluição.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Naldinho

    Oi Willian,
    obrigado pela ajuda na divulgação. No Rio rolará todo segundo sábado do mês. Alguns dos participantes tiraram fotos, eis o álbum de Ed Sartori:
    http://www.flickr.com/photos/edsartori/sets/72157628904901981/with/6711762179/

    Abraço e espero que esse tipo de evento aconteça em todas as cidades do Brasil.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • luiz carlos

    Parabéns pela iniciativa,é disso que precisamos em todo Pais,principalmente nos acostamentos em que o asfalto esta desmoronando por falta de arvores,e ainda que o uso da bike na cidade diminui poluição e faz bem a saúde.Sou policial de trânsito na cidade de campo grande há 22 anos e não piloto moto nem dirijo carro,sempre ando de bike e adoro.Um abraço a todos os ciclistas do Brasil.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Doralice Araújo

    Adorei a notícia, William; não conhecia nada parecido.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>