Inauguração do novo trecho da Ciclovia Rio Pinheiros será no dia 10 de fevereiro

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Será inaugurado nessa sexta-feira, 10 de fevereiro, às 10h30, o novo trecho da Ciclovia Rio Pinheiros, ligando a estação Vila Olímpia à ponte da Cidade Universitária. A informação oficial foi fornecida pela CPTM na manhã dessa quinta-feira. Haverá um evento simples de inauguração, com a presença de algumas autoridades, seguido da liberação da pista para uso.

Além do trecho de cerca de 5km, será liberado um novo acesso à ciclovia na altura da estação Cidade Universitária, próximo à USP, o que deve ajudar bastante os alunos da instituição. Levando o ciclista à ponte e não à estação, essa passarela em forma de rampa poderia bem servir de exemplo para outros acessos no futuro. Integrar a ciclovia com o viário é essencial para torná-la útil também para deslocamentos durante a semana.

Futuros acessos

Há informações oficiais sobre mais três acessos: Villa Lobos/Jaguaré, Parque do Povo e Estação Morumbi. Todos estão previstos para o primeiro semestre de 2012.

Veja também

> Os próximos passos na expansão da ciclovia

> A ciclovia e os contrastes na paisagem (galeria de fotos)

> O que a ciclovia representa e o que ela poderia se tornar

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

23 comentários para Inauguração do novo trecho da Ciclovia Rio Pinheiros será no dia 10 de fevereiro

  • Flavio

    Essa RAmpa em ziquezague ficou uma porcaria!!!! Forma transito e não dá pra subir e descer pedando, Por que não desceram reto? Há espaço mais que suficiente para descer paralelo ao rio.

    LIXO de PROJETO de quem não entende NADA de ciclovia!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Paulo Rogerio

    Pessoal, ocorreu uma situação absurda comigo na 6ª feira na estação Santo Amaro. Como o dia estava chuvoso, véspera de feriado e etc. acabei chegando na estação as 19h20 para entrar na ciclovia. Vcs acreditam que não me deixaram acessar a Ciclovia pelo meu atraso de 5 minutos? Um funcionário chamado Eid, foi extremamente grosso e não deu a menor atenção para o meu problema. Eu tinha que ir até a cidade universitária e pedi encarecidamente que ele pensasse na minha situação e que o atraso era minimo.
    Registrei reclamação na Central de Atendimento que não valeu nada, pois responderam que o funcionário estava seguindo as “normas” e acabei de registrar reclamação na Ouvidoria da CPTM.
    Eles poderiam ser bons de horário com os trens também, pois os atrasos são constantes e recorrentes.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Paulo Rogerio

    Pessoal hoje estreei a ciclovia da cidade universitária até Santo Amaro e fiz o trajeto todo em 52 min. O trajeto todo, de casa até o trabalho, foi de 1h10, sendo que levava 1h00 indo de trem. Valeu muito a pena, pois foram apenas 10 min de diferença. A ciclovia está realmente muito boa, minha unica observação é que próximo a ponte cidade jardim havia muita areia e sujeira na ciclovia que poderia causar acidente. De resto tudo ok. Recomendo !!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Alexandre

    Pessoal fiz um video … esta meia boca, mas da para ter uma ideia do novo trecho da ciclovia…

    http://youtu.be/RY6llXnrvN4

    Abraços

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Alexandre

    Alias conheci a pista e gostei mesmo, só alguns detalhes incomodam, mas devem ser passageiros, como o entulho proximo ao Santander, e o acumulo de agua proximo a cidade universitaria … Fica um gostinho de quero mais pelo menos até o parque villa lobos mas como o trecho pode ser feito aos finais de semana via ciclofaixa esta bacana já …
    Abraços

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Alexandre

    Impressão minha ou houve um problema de entendimento em relação à distancia entre os pontos de acesso? no lado da ciclovia vila olimpia-interlagos, funciona da seguinte forma a distancia percorrida, com a distancia até o outro lado … ex 0,5 km e 15 km … mais adiante 1 km e 14,5 … aparentemente do lado vila olimpia – cidade universitaria está como 16 km e 16 km …

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ana

    Oi Willian,

    Estava super ansiosa com a inauguração do trecho cidade universitária – vila olímpia, pois gostaria de utiliza-lo para ir para o trabalho. No entanto, para meu espanto e decepção, quando passava pela ponte cidade universitária a pé 4a passada, vi uma placa na entrada da ciclovia dizendo que ela funcionaria somente de sábado, domingo e feriado. Você saberia quando eles vão abrir esse trecho para uso durante semana?

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Paulo Rogerio

      Ana, pode usar na semana sim, confirmei hoje na estacão cid. universitária e vi também o portão de acesso a ciclovia aberto. Eu também virei ao trabalho pela ciclovia a partir de amanha. Hoje, vindo de trem, vi algumas poças d´gua cobrindo boa parte da pista, teremos que ter cuidado.

      Thumb up 2 Thumb down 0

      • Willian Cruz

        Paulo, obrigado por responder à questão da Ana.

        Muito legal saber que vocês estão usando a ciclovia para ir ao trabalho. É essa a cidade que queremos. Abraços!

        Thumb up 0 Thumb down 0

  • Willian Cruz

    Oswaldo e Juliano, imagino que tenham marcado para a sexta e não para o sábado porque era uma cerimônia com autoridades e a data teve que se adequar às agendas, ainda mais depois de um adiamento. Realmente seria muito mais legal para todo mundo inaugurar num final de semana, fazendo um evento bonito como o da primeira inauguração, mas o importante é que a pista já está aberta e quem acordar cedinho no final de semana já pode ir pra lá conhecer! 🙂

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Paulo Rogerio

    O acesso na cidade universitária sera pela ponte. Como venho do lado do vila lobos sera que permitirão acesso pela estacão ou terei que atravessar a rua que da acesso a ponte? Ali e´ um perigo, pois os carros saem da marginal local em torno de 70Km/h.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Willian Cruz

      Paulo, não sei se dá para embarcar pela estação, mas me parece que não. Sugiro atravessar próximo à curva da alça de acesso (onde por sinal deveria haver uma faixa de pedestres), pois ali é um ponto onde os carros diminuem um pouco a velocidade.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Juliano Mendonça

    Ola pessoal,
    Tive a mesma sensação do Oswaldo. Muito esquisito essa inauguração em plena sexta-feira, e com aviso de véspera.
    Nesses dias de verão pensei sobre a sensação térmica na ciclovia. Willian, alguma previsão de plantio de árvores ao longo da ciclovia e às margens do Pinheiros, para dar uma amenizada no calor? Certamente ajudaria bastante e seria um bom pretexto para uma ampla mobilização em prol da renaturalização do Pinheiros.
    Obrigado,
    Juliano

    Thumb up 2 Thumb down 0

    • Willian Cruz

      Juliano, há um trabalho no sentido de expandir o paisagismo para a ponta sul. Quando visitei o trecho novo em 25/1, havia uma equipe cuidando disso ao lado da estação Pinheiros. Esse trabalho existe sim, é só perceber como é bem cuidado o trecho próximo à ponte estaiada, por exemplo.

      O paisagismo e plantio, nessa margem do rio, é realizado entre a ciclovia e o trilho do trem.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Naruna

    Pessoal alguma previsão de ter saida na estação pinheiros do trem???
    Nunca mais usaria o carro para ir trabalhar….
    Obrigada.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Willian Cruz

      Naruna, há uma proposta de usar a parte antiga da estação para isso, mas não houve nem avaliação técnica ainda, continua sendo apenas uma sugestão. Havendo algo concreto, aviso por aqui.

      Você pode sair na estação Cidade Universitária e voltar um pedaço por dentro de Pinheiros, há muitas ruas tranquilas por ali e todas bastante agradáveis por serem bem arborizadas. Recomendo.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Oswaldo Tobal

    Caro Sr. Willian Cruz,

    Anteriormente, a data prevista para inauguração era dia 04/02/2012 (sabado ). Não sabemos o porque a data foi adiada. Disseram, que por detalhes técnicos, não foi possível cumprir a data.

    Em resumo, a inauguração esta prevista para hoje dia 10/02? CICLISTA TAMBÉM TRABALHA. Quer dizer, que fomos tolhidos de participar daquilo que é interesse do ciclista. Alguma razão em especial para a inauguração não ser feita no sabado ou domingo?

    As entidades que lutam para que a bicicleta realmente venha a ocupar o seu espaço, não se manifestaram a respeito?

    A indignação é grande.

    Cordialmente.

    Oswaldo Tobal
    oswaldo.tobal@bol.com.br

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Paula

    Oi Willian, tudo bom?
    Queria saber até que horas a ciclovia fica aberta? Ontem perguntei em 2 estações de trem (sto. amaro e hebraica-rebouças) e cada funcionário me deu uma resposta – ambas sem muita segurança…uma falou que fecha às 18h e outra às 19h15. Qual é o horário oficial?
    Muito obrigada!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>