Desmontando as bicicletas para embarcar na estação Faria Lima, da linha amarela do Metrô de São Paulo. Imagem: Renata Falzoni

Três dobráveis no Metrô e as obras do Itaquerão

Renata Falzoni, João Lacerda e Willian Cruz foram conferir as obras do “Itaquerão”, conjugando bicicleta dobrável e Metrô em um dia de semana em São Paulo. Saiba como foi chegar lá de bicicleta e veja o que autoridades têm a dizer sobre a ausência de bicicletário no estádio.

Desmontando as bicicletas para embarcar na estação Faria Lima, da linha amarela do Metrô de São Paulo. Imagem: Renata Falzoni

Renata Falzoni, João Lacerda e eu fomos conferir as obras do “Itaquerão”, o estádio da capital paulista que abrirá os jogos da Copa do Mundo de futebol de 2014. Como a Arena de São Paulo fica próxima à estação Corinthians-Itaquera, resolvemos praticar a intermodalidade, dividindo a viagem entre bicicleta e Metrô.

Intermodalidade

O termo significa usar diferentes meios de locomoção para chegar ao seu destino, diferentes “modais”. Você pode conjugar a bicicleta com trem, carro, ônibus de viagem ou de linha, embarcando ou não com a bicicleta nesses veículos. Ou seja, parar num bicicletário para seguir de ônibus também é intermodalidade.

Uma bicicleta dobrável ajuda bastante a fazer essa conjugação com outros meios de transporte, pois permite ser levada com mais praticidade. Você pode, por exemplo, colocar a bicicleta no porta-malas de um táxi, ou até levá-la dentro de um ônibus. Para isso, uma bolsa para carregá-la facilita muito.

Embarcamos com três bicicletas dobráveis, cada qual em sua bolsa, em um dia de semana. Passamos por duas linhas de Metrô, fazendo baldeação na estação República, sem nenhum contratempo.

Sem bicicletário

O projeto do estádio, a princípio, não prevê bicicletário. “É algo que pode ser pensado – se já não foi”, diz o gerente operacional Frederico Barbosa. Vale lembrar que a Lei Municipal 14.266 obriga, na cidade de São Paulo, “locais de grande afluxo de pessoas” a possuírem estacionamento para bicicletas.

Renata Falzoni conversou com o Deputado Federal e ex-Secretário Municipal de Esportes, Walter Feldman, com o Presidente do Metrô, Sergio Avelleda e com o Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para saber o que tinham a dizer a esse respeito.

O que eles disseram sobre essa questão e a nossa viagem com as dobráveis até o estádio você confere nesse vídeo da Renata Falzoni.

15 comentários em “Três dobráveis no Metrô e as obras do Itaquerão

  1. 1 BILHÃO dos cofres públicos, fora o terreno doado.
    uma VERGONHA que apenas a alienação clubistica consegue dissimular!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Sim, Danilo, está funcionando. É uma opção, mas é pouco e fecha às 21h (incompatível com jogos que virão depois da Copa). E a existência do bicicletário do Metrô próximo ao estádio não exime este de cumprir a lei.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  2. Show de bola, mas uma coisa que acho que poderia ser liberado é entrar com a bicicleta nos trens durante semana em horários que não sejam de pico, p.e. das 11h as 16h… Vejo que a linha azul da cptm não tem muita demanda nestes horários e dá para ser compartilhado o uso! É algo a ser pensado!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  3. Maravilha de reportagem acabei de assistir na ESPN,e foi muito provocante pois mostra que a bicicleta também é um meio de transporte de propulsão humana conforme o CTB(codigo de trânsito brasileiro).Então veja que bicicleta não é só para atleta e pobre,e sim para todos que não acreditam que o meio ambiente pede socorro com alto indice de poluição.Em Campo Grande MS as novas Avenidas já estão sendo construidas com ciclovia é um avanço para saúde corporal e diminuição de engarrafamento.Tenho 22 anos de PM de trânsito só uso a bike para trabalhar e passer é gostoso demais.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  4. Digamos que o bicicletário seja instalado… Sinceramente, alguém acha possível ir a um jogo de futebol de grande torcida de bicicleta??? Além disso, se alguém conseguir ir, terá que deixar o capacete em casa ou escondido atrás de alguma moita. Há algumas semanas fui a um jogo do mundial de handebol no Ginásio do Ibirapuera. Relativamente próximo a minha casa, noite agradável, amplo espaço para se guardar a magrela…Pois bem…Comprei o ingresso de 40 reais e ao tentar entrar no ginásio fui barrado por causa do capacete. Como não encontrei lugar para deixar o capacete, tive que vender o ingresso por 30 reais, já que o jogo já havia começado, (negócio da China eu fiz, hein…) e voltar frustrado para casa. Tente ir a algum jogo ou espetáculo em que a segurança fica a cargo da PM. Você não conseguirá entrar com o capacete, já que é considerado um item potencialmente nocivo…

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    1. Complicada essa do capacete hein? Não são todos os modelos, claro, mas é possivel amarrar o capacete passando o cabo do cadeado por dentro dele (no meu caso, um Bell Solar) por uma das aberturas.

      Aqui no Mineirão, em BH, não tem e provavelmente não haverá bicicletário. A sorte é que o clube universitário da UFMG fica em frente, e tem bicicletário interno. Como serei (ex-)aluno em 2014, vai dar pra quebrar o galho.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  5. Adorei a materia, estão de parabens, ainda bem que há um movimento em criar um bicicletario nesta obra …
    Abraços

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  6. Bicicletada no estádio do Corinthians já!!!
    Já que vai ser um dos estádios mais modernos do mundo, como não incentivar o veículo do futuro?
    E seria realmente lindo estender a ciclovia do centro até o estádio e ir ver jogos de bicicleta.
    Parabéns Willian, Falzoni e Lacerda pelo acompanhamento!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  7. Legal, ainda bem que temos um cara de bom-senso presidindo o metrô de S.Paulo. E quanto ao estádio, espero que pessoas possam deixar seus carros em casa para bem se servirem de transporte público e BICICLETAS para frequentarem o local. Senão, a Radial Leste será definitivamente entupida pelos carros em dias de eventos no local.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Eduardo,

    Sim, é permitido!
    Ela entra como qualquer objeto dentro das especificações do metro.

    Após as 20:30, podes utiliza-lá sem a bolsa, ela desdobrada e utilizar a escada rolante para subidas.

    Abs
    Thiago

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  9. Pessoal, muito bacana a iniciativa. Gostaria de confirmar se eu posso carregar minha Bike dobrável dentro do metro utilizando sacola em qualquer dia do metro e qualquer horário.

    Obrigado e boas pedaladas a todos
    Edu

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *