Faixa na R. Inhambu, no bairro de Moema, em São Paulo. Foto: Sergio Leis, via Facebook

CET pede prioridade aos ciclistas nas ruas de São Paulo

CET começa a espalhar faixas pela cidade que pedem que motorista dê prioridade à bicicleta que estiver na via. Campanha antecede o início da aplicação de multas a motoristas que colocarem ciclistas em risco nas ruas.

Faixa na R. Inhambu, no bairro de Moema, em São Paulo. Foto: Sergio Leis, via Facebook

O leitor Sergio Leis nos mandou pelo Facebook a foto acima, que mostra uma faixa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na ciclorrota de Moema (R. Inhambu, transversal à ciclofaixa permanente). A faixa pede aos motoristas que dêem prioridade a quem está de bicicleta.

Pode parecer pouco, mas não é. Representa uma mudança de postura da CET, ao cobrar do motorista o respeito ao ciclista, legitima a bicicleta na via e esclarece que é dela a prioridade de circulação. Apesar de ser em uma ciclorrota, é um bom começo.

A ação parece alinhada com um dos três compromissos firmados por Marcelo Branco em reunião com a CicloLiga, em 29 de março, na sede da SMT/CET (confira aqui). Os outros são multas a motoristas que colocarem ciclistas em risco e uma consulta sobre como tornar o art. 201 (aquele, do metro e meio) passível de fiscalização.

Mensagens semelhantes precisam ser espalhadas por outros pontos da cidade, esclarecendo que a bicicleta é um veículo e também tem direito a circular nas vias, “com preferência sobre os veículos automotores” (art. 58 do Código de Trânsito). E, depois da informação, é necessário haver fiscalização e punição para quem colocar o ciclista em risco – algo que a CET já anunciou.

O leitor Fabricio Souza informa que há uma faixa dessas também na Av. Cruzeiro do Sul, próximo à estação de metrô Carandiru, entre outros locais. E você, já encontrou alguma pelo seu caminho?

Que outras mensagens você gostaria de ver nessas faixas? Comente.

8 comentários em “CET pede prioridade aos ciclistas nas ruas de São Paulo

  1. Meu neto de 14 anos foi buscar o violino e foi de bicicleta na volta quebrou o freio então ele caiu e sua bike bateram em um veículo parado quebrando a lanterna e arranhou o carro da mulher, a mulher ficou furiosa pediu o telefone da da mãe dele. Meu neto só explicou e ficou chorando, a mãe dele se propôs a pagar o prejuízo mas a mulher cada momento reclama de algo no carro quer a ela pague tudo e de a vez fica ligando atrapalhando minha nora no trabalho

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. E engracado no campo limpo os caros estacionam e fazem comercio em cima da ciclovia e a cet nao aparece p multar como e periferia nimguem se imprta os olhos estao voltados p regiao central de sp.ajuda agente va de bike sejao uma voz p nos do campo limpo pq arariba.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Hoje vi um Táxi com um adesivo colado na traseira que dizia:
    “Ciclista na Via.
    Dê a Preferência
    É lei”

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  4. Motorista: Mantenha distância segura do ciclista (1,5m no mínimo).

    Motorista: uma bicicleta a mais nas ruas pode significar um carro a menos. Pense nisso. Respeite o ciclista.

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *