Ciclofaixa de Lazer da Av. Paulista está prestes a ser inaugurada

Ciclofaixa de Lazer na Zona Sul da capital Paulista. Foto: Carlos Aranha

O vereador Police Neto, atual Presidente da Câmara e também ciclista, confirmou no twitter que a inauguração de uma Ciclofaixa de Lazer na Avenida Paulista, ponto emblemático da cidade de São Paulo, ocorreria no dia 19 de agosto, mas precisou ser adiada.

A inauguração se daria no domingo 26, data próxima do aniversário de três anos do projeto, dependendo principalmente de que a sinalização seja realizada a tempo. Mas o Vá de Bike teve acesso à informação de que a inauguração seria adiada pela segunda vez, sendo a nova data o domingo 2 de setembro.

A intenção da criação da Ciclofaixa de Lazer na Paulista já havia sido comunicada em abril pela Prefeitura, após a polêmica sobre o atropelamento de Juliana Dias e o surgimento de propostas da sociedade civil para uma estrutura permanente na avenida.

A região tem grande fluxo de ciclistas, inclusive durante a semana. Uma contagem fotográfica realizada pela Ciclocidade, em setembro de 2010, registrou 733 bicicletas em apenas 14 horas de monitoramento.

A avenida já começou a ser sinalizada, leia aqui.

O que você acha de uma Ciclofaixa de Lazer na Avenida Paulista? Comente!


41 comentários para Ciclofaixa de Lazer da Av. Paulista está prestes a ser inaugurada

  • Felipe Faria

    Pessoal, sou pedestre e ciclista.E é com grande pesar que pude constatar que vários ciclistas não respeitam a calçada na Av. Paulista, e insistem em pedalar no lugar que é exclusivo dos pedestres. Ressalto que nessa via não é permitido a circulação de bicicletas, de forma que não se enquadrada na exceção prevista no art. 59 do CTB. Então, senhores ciclistas, NÃO PEDALEM NA CALÇADA, respeitem a lei para ser respeitados.

    Thumb up 0 Thumb down 1

    • Felipe, também sou contrário ao uso da bicicleta nas calçadas, mas perceba que isso é um sintoma de um problema maior. A calçada é desagradável para o ciclista pois, além do cuidado necessário com as pessoas, há irregularidades, degraus, obstáculos e a cada esquina é necessário parar para ver se vem algum carro, o que na via não acontece. Mas ainda assim muitos ciclistas usam a calçada porque não se sentem seguras para pedalar na rua. Quando a rua for segura para todos os ciclistas – mulheres, crianças, idosos e pessoas em deslocamento lento – poderemos obrigar todos a pedalarem nas ruas.

      Leia mais sobre o assunto aqui: http://vadebike.org/2012/05/fiscalizacao-e-multas-a-motoristas-mas-e-os-ciclistas/

      Grande abraço!

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Eduardo Rodrigues

    Galera,
    Alguém aí sabe se a inauguração da ciclofaixa na Paulista já está confirmada?

    Valeu!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Marlus Ricardo Cornel

    Cidade Grande pensa grande!! Parabéns a Cidade de São Paulo pela iniciativa de ciclo faixa, sou paranaense trabalho na construção civil e sou ciclista há mais de 30 anos, moro há 4 anos em Joinville SC, aqui a cidade já foi considerada a cidade das Bikes, temos muitas ciclo faixa no fluxo nas ruas da cidade, o problema e o desrespeito dos motoristas e motoqueiros que invandem a faixa continua e vão para ciclofaixa, tornando um desafio meu e de muitos no dia a dia para nosso deslocamento habitual, a maior cidade do Estado de Santa Catarina ainda pensa pequeno quando o assunto é Bike na rua, mas ainda sonho com o respeito nas ciclofaixas das ruas Brasileiras!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Eduardo Rodrigues

    Olá pessoal,
    Deem uma olhada na matéria publicada ontem no portal G1. Fala sobre a inauguração de um circuito entre parques que está previsto para as próximas semanas.
    Acessem: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/08/prefeitura-vai-inaugurar-ciclofaixa-da-paulista-nas-proximas-semanas.html
    Abraços,

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • anderson

    Ciclofaixa pra cá, ciclofaixa pra lá, e a Ciclovia da Eliseu de Almeida que vai beneficiar vários ciclistas por dia? nada né. Existem boas opções de ciclovias e ciclofaixas como essa que poderiam levar as pessoas em segurança da periferia até o centro, de onde poderia se fazer varias ciclorotas identificadas em ruas secundarias que permitiriam a qualquer ciclista trafegar por SP com relativa segurança, mas fazer um serviço bem feito não é característica dos nossos governantes.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Wilson

    Ciclofaixa de lazer aos domingos na Paulista não ajuda em nada a questão da ciclomobilidade, cria animosidade dos motoristas de fim de semana com os ciclistas e acabará ainda por deixar o recado aos motoristas que nos outros dias da semana a Paulista não é lugar de ciclista.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Fabricio do Prado Semmler

    A solução é simples e só depende da gente.

    Vamos entupir essa ciclofaixa. Que não haja espaço para tantos ciclistas circulando como hamsters num labirinto. Seria lindo, não acham?
    Em pouco tempo, se veriam obrigados a expandir, tanto em extensão como em horário.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Dentro da proposta das Ciclo Faixas de Lazer, é válida. Porém, temos que continuar lutando pela implantação de ciclovias e ciclo rotas pela cidade. Afinal, bike não é só lazer, é veículo e transporte.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Alex

    Trocando em miúdos: pra que a prefeitura se interessaria em uma ciclofaixa fixa se a de lazer tem patrocínio?

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Alex

    Eu realmente não quero fazer o papel de ser do contra. Queria muito mesmo ficar feliz com essa notícia, mas não consigo. Em uma avenida com duas mortes recentes de ciclistas e um tráfego aproximado de mais de 700 bikes por dia (como disse a matéria), o que faltava pra prefeitura ter feito um projeto de ciclofaixa permanente? Que política é essa que diz ter uma preocupação em incentivar o uso das bicicletas mas cuja ÚNICA ação concreta de intervenção viária foi a ciclofaixa de Moema (todas as outras foram adaptações ou gambiarras, pintando calçadas de vermelho ou aproveitando uma pista compartilhada com carros quase sem acessos e sem iluminação ao lado do rio Pinheiros. Sem contar que a própria iniciativa da ciclofaixa nem é da prefeitura, mas de um banco). As ciclorrotas são uma piada: nenhum carro respeita as plaquinhas ou a pintura no chão. Não tem fiscalização NENHUMA. E pra quem acha que essa ciclofaixa de lazer vai ser uma preparação pra uma futura fixa, lembrem-se que não precisaram fazer uma ciclofaixa de lazer em Moema antes de implantar a fixa. Pra que ter dois trabalhos, fazer uma de lazer primeiro pra depois ter de gastar e montar uma fixa? E mais uma coisa coisa: alguém já pedalou pelas ciclofaixas de lazer do Itaim minutos após o encerramento dela? Os carros simplesmente vem com tudo, numa clara mensagem de que “seu horário pra usar a rua já acabou, fora”. Acredito sim que ficará pra muitos motoristas a ideia de que o uso seguro de bikes na Paulista é só aos domingos das 7h ás 16h. Fica mesmo a impressão de que a política séria de inclusão das bikes no projeto de moblidade urbana de São Paulo só tá mesmo no discurso.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Torcendo. Mesmo insuficiente, seria uma conquista de grande valor simbólico.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Americo

    Mais uma solução para inglês ver!

    Assim, a prefeitura diz que apoia os ciclistas, não investe quase nada na construção de ciclovias, mas a turma toda fica feliz de pedalar domingão.

    Os motoristas de carros não perdem espaço na maior parte do tempo poara as bicicletas, podendo ficar parados no trânsito, ocupando todo o espaço, quase o tempo todo. Os simpatizantes acham que a solução é boa, e só quem pedala mesmo, uma minoria, percebe que São Paulo não tá nem ai para o ciclista do dia-a-dia.

    Danem-se os ciclistas nos dia de semana, danem-se os mortos diários, inclusive na Paulista. Importante mesmo é parecer apoiar a ciclocausa!!!

    Grande vitória! Quem sabe nos dêem até uns adesivos para a gente fingir que tem um monte de gente que liga.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Fabricio Zucca

    Aí durante a semana, quem vai trabalhar de bike vai ter de conviver com motoristas furiosos jogando o carro em cima falando “ciclista só no fim de semana!”

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  • Lourdes

    Moro na região da Paulista e quando reformaram a calçada por toda a avenida, o transtorno foi muito grande para todos. Nesta época eu nem andava de bike, mesmo assim lamentei que não tivessem aproveitado tamanho transtorno para fazer a ciclovia junto à calçada, numa maneira bem simples de raciocinar, claro. Sei bem que esse tipo de obra tem lá os seus trâmites, mas não pude deixar de lamentar mesmo assim. Agora vejo o início de um movimento pra se concretizar aquela minha ideia e já se fala num circuito unindo outras avenidas, fico feliz por isso. Se é muito pouco para alguns, que essa Ciclofaixa seja apenas para o Lazer aos domingos, não deixa de ser o 1o. passo para os outros que podem vir a seguir. As conquistas são assim mesmo, um passo de cada vez e vamos comemorar cada passo dado. Oxalá um dia teremos a ciclovia que São Paulo merece.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  • Assino a todos os que ñ curtem ciclofaixa de lazer, pois durante a semana, a certificação de matar CNH, vai valer e quem matar paga cestas basicas(qdo pagam) isso tem de ser permanente
    bike é veiculo!! e nos usamos O POVO!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • Robson

    Eu não me animo com essa noticia. ciclofaixa de lazer só aos fins de semana só serve para incutir na cabeça dos outros que bicicleta é lazer e não um meio de transporte para o dia a dia. o que nós precisamos é de uma ciclovia permanente na av.paulista. de qualquer forma, ter uma ciclofaixa dessa forma já é melhor que não ter nada, mas ainda acho pouco.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Ciclista Urbante

    Willian, O vereador José Police Neto, acaba de confirmar pelo twitter que neste Domingo, dia 19 de Agosto, começa oficialmente a Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista. Agora é confirmar com suas fontes. abs

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Eduardo Rodrigues

    Acho a ideia bacana e original! Apoio.
    Pelo que estou sabendo, existe um projeto de ciclofaixa, um circuito entre parques aqui na capital. A Av. Paulista seria contemplada por conta do Parque Trianon, e mais pra frente o Parque Zilda Natel. Parece que o circuito sai do Trianon Masp, passa pelo parque Zilda Natel, no metrô Sumaré, num trajeto pela Av. Domingos Moraes, Av. Vergueiro, Avenida Paulista, Dr. Arnaldo, fechando o circuito que já existe do Parque Villa Lobos ao Ibirapuera.

    Bom, se realmente for isso, acredito que essa ciclofaixa de lazer trará sua contribuição a todos.
    Abraços,

    Eduardo

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • José

    Há muitas pessoas se enganando!
    Trata-se de um circuito de lazer somente para domingos e feriados!
    Não leva nada a lugar nenhum!
    A solução seria uma ciclovia permanente!
    Estas ciclofaixas custam uma fortuna que seria suficiente para construir várias ciclovias mas o poder público está interessado em aparência e não em soluções de fato!

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  • Queremos uma estrutura fixa, bem feita e o maior possível. O governo quer dar migalhas para satisfazer a crescente massa de ciclista, ignorando todos os problemas de mobilidade da cidade. Quantos bilhões foram gastos em viadutos e aumento de marginais ? Não tem alguns milhões para fazer uma estrutura mínima para os ciclistas ? Aff

    Essa faixa vai ser um avanço simbólico na luta por uma cidade mais justa e limpa. Não esqueçamos que infelizmente “Julias e Marcias” ainda vão continuar morrendo no asfalto (quem sabe eu mesmo), enquanto o sistema de privilégios aos carros não mudar. Vamos continuar lutando, sempre exigindo uma cidade melhor para as PESSOAS !

    Obrigado pelo post, continue o maravilhoso trabalho 🙂

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  • fernando braga

    já é um bom comeco,que depois se estenda para outras regioes da cidade construindo assim uma ciclorede definitiva,se conseguirmos marcar presenca ira obrigar o poder público a efetivar acoes que garanta a seguranca e equidade no espaco urbano

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Paulo Sergio França

    Eu também estou na torcida,e espero também que arrumem as laterais da avenida que está péssimo,grande abraço à todos.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Odival

    Meus amigos isto é um marco na historia para todos nós.

    Concordo que ela se estenda até o Jabaquara seria lindo.

    Abs

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • Alex

    Não apoio. Acho que servirá como paliativo para a solução certa que seria a criação de uma ciclovia ou ciclofaixa fixa. É mais um gesto da política de migalhas para os ciclistas.

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 3

    • Concordo com o Alex e, mais acima, com o André. Uma ciclofaixa não-definitiva que não liga nada a lugar nenhum, pra mim, tem outro nome: oportunismo em ano eleitoral!

      Comentário bem votado! Thumb up 14 Thumb down 0

      • Ricardo João

        É claro que todo mundo aqui queria uma ciclofaixa fixa, definitiva, linda, que ligasse tudo a tudo lugar. Claro que há a grande chance de oportunismo de ano eleitoral, mas olhem o comentário do Odival:

        ISSO É HISTÓRICO.

        É a avenida da bicicletada, onde duas cicloativistas perderam suas vidas, onde tem 2 ghost bikes. Não é perfeito, mas não deixa de ser relevante! E se a população pressionar e adotar uma rota para chegar à paulista, acredito que ela ganhe sim interface com as outras ciclofaixas de lazer! 🙂

        Thumb up 2 Thumb down 0

    • Não confundam as coisas, a cidade precisa que a bicicleta seja contemplada como Lazer E como Transporte. Uma coisa não substitui a outra, tem que cobrar algo definitivo, mas não temos que abandonar o investimento na bicicleta como lazer pois é inegável que ela ajuda a trazer os ciclistas para o transporte.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • O problema é que ela só vai ficar na Paulista. Deveria seguir pela Domingos, Jabaquara, Indianópolis e juntar com a outra da zona sul, mas infelizmente vai ficar só um circuitinho mesmo…

    Comentário bem votado! Thumb up 17 Thumb down 0

  • Ricardo João

    Na torcida aqui também! E tomara que posicionem a ciclofaixa perto da calçada! Assim já fica mais próximo de uma solução de ciclovia definitiva, com o corredor de ônibus migrando para o centro da pista.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • silvia

    na torcida!!!! dia 19!! dia 19!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Maurien

    Tomare que arrumem o asfalto que tb esta pessimo nas laterais….. ><…..

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Espero que não fique confuso, pois durante todo o resto do tempo nós pedalamos nas duas primeiras faixas.

    Comentário bem votado! Thumb up 16 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>