Lei de 1990 que previa criação da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo citava também os sábados. Outra Lei, de 1995, fazia referência a todos os feriados. Foto: Carlos Aranha

Ciclofaixa de Lazer da Av. Paulista está prestes a ser inaugurada

Uma Ciclofaixa de Lazer está prestes a ser inaugurada na Avenida Paulista, local com grande fluxo de ciclistas. A data mais provável é 26 de agosto.

Ciclofaixa de Lazer na Zona Sul da capital Paulista. Foto: Carlos Aranha

O vereador Police Neto, atual Presidente da Câmara e também ciclista, confirmou no twitter que a inauguração de uma Ciclofaixa de Lazer na Avenida Paulista, ponto emblemático da cidade de São Paulo, ocorreria no dia 19 de agosto, mas precisou ser adiada.

A inauguração se daria no domingo 26, data próxima do aniversário de três anos do projeto, dependendo principalmente de que a sinalização seja realizada a tempo. Mas o Vá de Bike teve acesso à informação de que a inauguração seria adiada pela segunda vez, sendo a nova data o domingo 2 de setembro.

A intenção da criação da Ciclofaixa de Lazer na Paulista já havia sido comunicada em abril pela Prefeitura, após a polêmica sobre o atropelamento de Juliana Dias e o surgimento de propostas da sociedade civil para uma estrutura permanente na avenida.

A região tem grande fluxo de ciclistas, inclusive durante a semana. Uma contagem fotográfica realizada pela Ciclocidade, em setembro de 2010, registrou 733 bicicletas em apenas 14 horas de monitoramento.

A avenida já começou a ser sinalizada, leia aqui.

O que você acha de uma Ciclofaixa de Lazer na Avenida Paulista? Comente!

41 comentários em “Ciclofaixa de Lazer da Av. Paulista está prestes a ser inaugurada

  1. Pessoal, sou pedestre e ciclista.E é com grande pesar que pude constatar que vários ciclistas não respeitam a calçada na Av. Paulista, e insistem em pedalar no lugar que é exclusivo dos pedestres. Ressalto que nessa via não é permitido a circulação de bicicletas, de forma que não se enquadrada na exceção prevista no art. 59 do CTB. Então, senhores ciclistas, NÃO PEDALEM NA CALÇADA, respeitem a lei para ser respeitados.

    Thumb up 0 Thumb down 1

    1. Felipe, também sou contrário ao uso da bicicleta nas calçadas, mas perceba que isso é um sintoma de um problema maior. A calçada é desagradável para o ciclista pois, além do cuidado necessário com as pessoas, há irregularidades, degraus, obstáculos e a cada esquina é necessário parar para ver se vem algum carro, o que na via não acontece. Mas ainda assim muitos ciclistas usam a calçada porque não se sentem seguras para pedalar na rua. Quando a rua for segura para todos os ciclistas – mulheres, crianças, idosos e pessoas em deslocamento lento – poderemos obrigar todos a pedalarem nas ruas.

      Leia mais sobre o assunto aqui: http://vadebike.org/2012/05/fiscalizacao-e-multas-a-motoristas-mas-e-os-ciclistas/

      Grande abraço!

      Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Cidade Grande pensa grande!! Parabéns a Cidade de São Paulo pela iniciativa de ciclo faixa, sou paranaense trabalho na construção civil e sou ciclista há mais de 30 anos, moro há 4 anos em Joinville SC, aqui a cidade já foi considerada a cidade das Bikes, temos muitas ciclo faixa no fluxo nas ruas da cidade, o problema e o desrespeito dos motoristas e motoqueiros que invandem a faixa continua e vão para ciclofaixa, tornando um desafio meu e de muitos no dia a dia para nosso deslocamento habitual, a maior cidade do Estado de Santa Catarina ainda pensa pequeno quando o assunto é Bike na rua, mas ainda sonho com o respeito nas ciclofaixas das ruas Brasileiras!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Ciclofaixa pra cá, ciclofaixa pra lá, e a Ciclovia da Eliseu de Almeida que vai beneficiar vários ciclistas por dia? nada né. Existem boas opções de ciclovias e ciclofaixas como essa que poderiam levar as pessoas em segurança da periferia até o centro, de onde poderia se fazer varias ciclorotas identificadas em ruas secundarias que permitiriam a qualquer ciclista trafegar por SP com relativa segurança, mas fazer um serviço bem feito não é característica dos nossos governantes.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Ciclofaixa de lazer aos domingos na Paulista não ajuda em nada a questão da ciclomobilidade, cria animosidade dos motoristas de fim de semana com os ciclistas e acabará ainda por deixar o recado aos motoristas que nos outros dias da semana a Paulista não é lugar de ciclista.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. A solução é simples e só depende da gente.

    Vamos entupir essa ciclofaixa. Que não haja espaço para tantos ciclistas circulando como hamsters num labirinto. Seria lindo, não acham?
    Em pouco tempo, se veriam obrigados a expandir, tanto em extensão como em horário.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  6. Dentro da proposta das Ciclo Faixas de Lazer, é válida. Porém, temos que continuar lutando pela implantação de ciclovias e ciclo rotas pela cidade. Afinal, bike não é só lazer, é veículo e transporte.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Eu realmente não quero fazer o papel de ser do contra. Queria muito mesmo ficar feliz com essa notícia, mas não consigo. Em uma avenida com duas mortes recentes de ciclistas e um tráfego aproximado de mais de 700 bikes por dia (como disse a matéria), o que faltava pra prefeitura ter feito um projeto de ciclofaixa permanente? Que política é essa que diz ter uma preocupação em incentivar o uso das bicicletas mas cuja ÚNICA ação concreta de intervenção viária foi a ciclofaixa de Moema (todas as outras foram adaptações ou gambiarras, pintando calçadas de vermelho ou aproveitando uma pista compartilhada com carros quase sem acessos e sem iluminação ao lado do rio Pinheiros. Sem contar que a própria iniciativa da ciclofaixa nem é da prefeitura, mas de um banco). As ciclorrotas são uma piada: nenhum carro respeita as plaquinhas ou a pintura no chão. Não tem fiscalização NENHUMA. E pra quem acha que essa ciclofaixa de lazer vai ser uma preparação pra uma futura fixa, lembrem-se que não precisaram fazer uma ciclofaixa de lazer em Moema antes de implantar a fixa. Pra que ter dois trabalhos, fazer uma de lazer primeiro pra depois ter de gastar e montar uma fixa? E mais uma coisa coisa: alguém já pedalou pelas ciclofaixas de lazer do Itaim minutos após o encerramento dela? Os carros simplesmente vem com tudo, numa clara mensagem de que “seu horário pra usar a rua já acabou, fora”. Acredito sim que ficará pra muitos motoristas a ideia de que o uso seguro de bikes na Paulista é só aos domingos das 7h ás 16h. Fica mesmo a impressão de que a política séria de inclusão das bikes no projeto de moblidade urbana de São Paulo só tá mesmo no discurso.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Mais uma solução para inglês ver!

    Assim, a prefeitura diz que apoia os ciclistas, não investe quase nada na construção de ciclovias, mas a turma toda fica feliz de pedalar domingão.

    Os motoristas de carros não perdem espaço na maior parte do tempo poara as bicicletas, podendo ficar parados no trânsito, ocupando todo o espaço, quase o tempo todo. Os simpatizantes acham que a solução é boa, e só quem pedala mesmo, uma minoria, percebe que São Paulo não tá nem ai para o ciclista do dia-a-dia.

    Danem-se os ciclistas nos dia de semana, danem-se os mortos diários, inclusive na Paulista. Importante mesmo é parecer apoiar a ciclocausa!!!

    Grande vitória! Quem sabe nos dêem até uns adesivos para a gente fingir que tem um monte de gente que liga.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. Aí durante a semana, quem vai trabalhar de bike vai ter de conviver com motoristas furiosos jogando o carro em cima falando “ciclista só no fim de semana!”

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  10. Moro na região da Paulista e quando reformaram a calçada por toda a avenida, o transtorno foi muito grande para todos. Nesta época eu nem andava de bike, mesmo assim lamentei que não tivessem aproveitado tamanho transtorno para fazer a ciclovia junto à calçada, numa maneira bem simples de raciocinar, claro. Sei bem que esse tipo de obra tem lá os seus trâmites, mas não pude deixar de lamentar mesmo assim. Agora vejo o início de um movimento pra se concretizar aquela minha ideia e já se fala num circuito unindo outras avenidas, fico feliz por isso. Se é muito pouco para alguns, que essa Ciclofaixa seja apenas para o Lazer aos domingos, não deixa de ser o 1o. passo para os outros que podem vir a seguir. As conquistas são assim mesmo, um passo de cada vez e vamos comemorar cada passo dado. Oxalá um dia teremos a ciclovia que São Paulo merece.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

    1. já li em algum lugar que havia a ciclovia no projeto original de reforma das calçadas da Paulista e simplesmente foi retirado sem justificativas…

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *