Eixão do Lazer, em Brasilia - aberto para as pessoas aos domingos. Foto: Elza Fiuza/ABr

Ciclofaixas de lazer e espaços recreativos para bicicletas em todo o país

A ViaCiclo mantém uma página com todas as ciclofaixas de lazer, ciclovias de domingo e outros espaços abertos semanalmente ao lazer em bicicletas.

Eixão do Lazer, em Brasilia: aberto para as pessoas aos domingos. Foto: Elza Fiuza/ABr
Leia também
Mapa das Ciclofaixas de Lazer
da cidade de São Paulo
 

Acessos e horários da Ciclovia
Rio Pinheiros, em São Paulo

A ViaCiclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis) mantém uma página com a relação de todas as “Ciclovias Recreativas” do país. A lista compreende as chamadas “ciclofaixas de lazer”, “ciclovias de domingo” e outros espaços que sejam abertos semanalmente aos cidadãos que desejem passear de bicicleta em suas cidades.

A relação traz informações sobre quinze cidades brasileiras, com dias e horários de funcionamento, extensão e outras informações. Entre os espaços listados, estão a Ciclovia de Lazer de Goiânia, a Ciclofaixa de Lazer de São Paulo, a Recreiovia de Bauru e espaços compartilhados como o Eixão do Lazer em Brasília e as diversas áreas que ficam abertas aos cidadãos aos domingos no Rio de Janeiro.

No rodapé, links para informações a respeito de iniciativas similares no continente americano e para um manual de implementação de ciclovias dominicais. Correções, informações complementares e – por que não? – elogios podem ser enviados à ViaCiclo por esta página.

Parabéns pelo trabalho!

Ciclofaixa no bairro de Moema, em São Paulo: reservada aos ciclistas apenas através de sinalização.

Ciclofaixa ou ciclovia?

Apesar do nome, a Ciclofaixa de Lazer de São Paulo é na verdade uma ciclovia operacional. “Ciclofaixa” é a denominação de uma área da via reservada às bicicletas apenas através de sinalização, sem barreiras físicas.

Na versão dominical paulistana, há a segregação por cones e cavaletes, o que a torna, tecnicamente, uma ciclovia. O termo “operacional” se aplica pois a estrutura só é válida dentro do período de operação, sendo desativada no restante da semana.

Entenda melhor a diferença entre ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota e espaço compartilhado nesta página.

1 comentário em “Ciclofaixas de lazer e espaços recreativos para bicicletas em todo o país

  1. O abaixo assinado visa dar alguma utilidade ao parque
    do Trote na Vila Guilherme no que se refere as BICICLETAS.

    PARQUE VILA GUILHERME – TROTE
    São Paulo, SP, Brazil
    Av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n, em frente a Pça. dos Trotadores – Vila Guilherme. Fone/Fax: (11)2905-0165. Área: 187.000m². Administração: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA); Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE 5).

    Assinem e compartilhem com os amigos.

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N35823

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *