Dia “De Bike ao Trabalho”: atividades no Brasil no mundo

Já é amanhã! Dia 10 é o Dia de bike ao Trabalho no  Brasil. Imagem: Divulgação

Já é amanhã! Dia 10 é o Dia de bike ao Trabalho no Brasil!

Veja também
Saiba mais sobre o Dia De Bike Ao Trabalho

Dicas do Vá de Bike para pedalar nas ruas de forma segura

Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?

Depoimentos de quem já usa a bicicleta para ir ao trabalho

Vídeo com dicas para ir ao trabalho de bicicleta

Quando o site oficial da campanha brasileira De Bike ao Trabalho foi lançado, uma das novidades era a opção “Como Aderir” que disponibiliza, entre outras coisas, materiais educativos e orientações básicas para ajudar que todo mundo participe do movimento. Dá até pra escrever uma carta com o intuito de sensibilizar a sua empresa ou governo da necessidade de criar melhores condições para o ciclista urbano!

Com mais de 1000 pessoas já inscritas pelo Brasil, diversas atividades começaram a ser programadas. Vão desde a simples divulgação da data em suas redes até cafés da manhã, happy hour, bonde para o trabalho, instalação de paraciclos, apoio de empresas e prefeituras.

Envie sua foto!

Adesivos Va de Bike Lote 2Vai de bicicleta para o trabalho nesse 10 de maio, Dia De Bike Ao Trabalho? Mande uma foto sua com a bicicleta na frente da empresa! Montaremos uma galeria na nossa fan page com as fotos enviadas e os autores das melhores receberão em casa um conjunto completo de adesivos do Vá de Bike! \o/

Mande a imagem para contato@vadebike.org com o assunto “FOTO”, seu endereço com CEP e uma pequena descrição de como foi a pedalada. Peça para um colega segurar a câmera ou celular e capriche na cena! ;)

Curtiu a ideia? Curtiu o adesivo? Então compartilhe e ajude a divulgar! Com a ajuda de vocês, faremos uma galeria colaborativa bem bacana, compartilhando por aqui a experiência que cada um teve nesse dia.

 

Ações programadas no Brasil

Prefeito de Cachoeira do Sul assina Termo de Adesão da cidade ao Dia de Bike ao Trabalho. Foto: Cicloativado

Prefeito de Cachoeira do Sul assina Termo de Adesão da cidade ao Dia de Bike ao Trabalho. Foto: Cicloativado

Veja agora um apanhado das principais ações inscritas no site do De Bike ao Trabalho e disponibilizadas pelos Bike Anjos:

  • BELO HORIZONTE/MG
    O órgão de trânsito de Belo Horizonte, BHTrans, levará seus funcionários para pedalar no dia 10 de maio! Saiba mais: BHTrans indo de bike ao trabalho
    .
  • CURITIBA/PR
    O Grupo Transporte Humano realiza uma oficina com funcionários da empresa CELEPAR interessados em pedalar no trânsito, com foco em iniciantes e pessoas com pouca ou nenhuma experiência
    .
  • NATAL/RN
    Instalação de bicicletário na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    .
  • BRASÍLIA/DF
    Ciclo Brasilia vai promover um passeio ciclístico pela cidade. Além disso o Bike Anjo DF está organizando ”bondes”, para o trabalho na sexta-feira, dia 10 de maio
    .
  • PONTA GROSSA/PR:
    • Entrega de carta-compromisso a todos os 23 vereadores da cidade e ao prefeito. Nesta carta, busca-se o compromisso dos políticos junto aos ciclistas locais. Dentre as propostas sugeridas, a criação de bicicletários de integração nos terminais, ciclovias nas avenidas coletoras e espaços de lazer aos finais de semana.
    • Distribuição de brindes no evento Pedal Noturno, realizado semanalmente nas noites de quinta feira. Realização de ações explicativas sobre segurança do ciclista no trânsito, e incentivo do uso constante da bicicleta como meio de locomoção.
    • Panfletagem junto aos motoristas com a multiplicação do material da campanha. Panfletagem também junto aos ciclistas sobre práticas defensivas e uso seguro da bicicleta.
      .
  • CAMPO GRANDE/MS
    Gabinete do vereador Eduardo Romero incentiva o uso de bicicleta como meio de transporte. Uma vez por semana a equipe é incentivada a ir de bicicleta à Câmara Municipal. O vereador utiliza sua vaga de carro como bicicletário e vem de sua casa num trajeto de mais de 10 quilômetros.
    .
  • RECIFE/PE: A agência AMPLA Comunicação vai promover bondes de ida e volta ao trabalho com, pelo menos, 3 grupos de ciclistas. Recepção dos profissionais com café da manhã, bate papo com os Bike Anjos locais, distribuição de cartilhas, realização de uma EBA (Escola Bike Anjo) para ensinar aos funcionários que não sabem pedalar. A AMPLA é a primeira agência de Recife a implementar um bicicletário e está construindo a estrutura de vestiário.
    .
  • CACHOEIRA DO SUL/RS
    Prefeito assina termo de adesão da cidade ao Dia de Bike ao Trabalho!
    .
  • RONDÔNIA/RO
    Fotoclube Rondônia fez chamada para as pessoas compartilharem registros delas pedalando ao trabalho.
    .
  • SÃO PAULO/SP
    • Café da manhã gratuito para os ciclistas que passarem pela ciclovia da Faria Lima, esquina com a Rebouças. A partir das 8h da manhã!
    • Projeto piloto Mobilidade Corporativa CENU-WTC, encabeçado pelo Banco Mundial, que pretendo estimular os funcionários a utilizarem menos o carro, dar carona, utilizar transporte público e, claro, bicicletas.
    • ClearSale: Divulgaram cartazes da campanha pela empresa e estão organizando um café da manhã para os funcionários que aderirem ao Dia de Bike ao Trabalho.
    • Agência Tutu: Estão organizando bondes para os funcionários que quiserem participar. No dia 10, duas vagas de carro serão para o estacionamento das bicicletas e, a partir dessa iniciativa, querem conquistar um espaço permanente, com suportes (paraciclos) para as magrelas. A empresa também alugou um espaço no prédio e o transformou em vestiário aos colaboradores. No local há chuveiro, arara para roupas, armários e varal elétrico!
    • Loja especializada em alforges para ciclistas urbanos, a Alforjaria vai dar 10% de desconto para quem comprar produtos no Dia De Bike ao Trabalho, 10/05.
    • Happy Hour: O Bar e Bicicletaria Las Magrelas vai dar 10% de desconto em todos os produtos da loja, inclusive bicicletas, nas compras à vista, para quem chegar de bike. Além disso, no bar será oferecida uma porção extra de Caldinho de Feijão, das 18h às 19h30, para os clientes que consumirem a partir de 10 reais.

 

Bike To Work pelo mundo

Maio é considerado o mês da bicicleta em centenas de cidades ao redor do mundo, por isso em várias partes há programação festiva e passeios durante todo o mês e, em geral, com pedalada oficial no dia 17/05. Interessante notar que nos locais onde a bicicleta já é um veículo institucionalizado pelos seus governos locais e população, o Bike To Work Day não faz o menor sentido, como em Portland, Amsterdam e outros, pois o “dia de bicicleta ao trabalho” é simplesmente TODOS OS DIAS! :)

Saiba mais sobre o Bike To Work Day pelo mundo e veja algumas campanhas de destaque:

The League of American Bicyclists
Seattle
Washington
Austrália
Nova York
Austin
LouisVille
Toronto
Roma
São Francisco
Winnipeg

Sabe de mais alguma ação que não está aqui? Deixe nos comentários que adicionamos ;)


9 comentários para Dia “De Bike ao Trabalho”: atividades no Brasil no mundo

  • [...] Vá de Bike : Dia “De Bike ao Trabalho”: atividades no Brasil no mundo [...]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Fátima Santos Larangeira

    Gostei da iniciativa,eu já vou todos os dias trabalhar de bicicleta, mais hoje, eu tinha outra missão colaborar com o planeta e chamar as pessoas para aderirem ao movimento. O vento gelado em Sampa nesta manhã era só um detalhe…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Felipe

    Bela iniciativa, pena que o frio em São Paulo atrapalhou um pouco.

    Trajeto até o trabalho: 20km
    Ônibus/Metrô: aprox.2:15hrs
    Carro: aprox. 1:40hrs
    Bike: 50 min….com direito a banho na empresa antes de começar a trabalhar.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • JP

    Feito.

    05 km em 20 minutos, com uma paradinha pro café numa lanchonete.

    De carro eu levaria pelo menos 30 minutos por causa do trânsito e da volta que teria que dar, sendo que de bicicleta posso usar uma passagem de pedestres como atalho, acho que é isso que chamam de intermodalidade hehe.

    De transporte público, levaria entre 30 e 40 minutos.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Eu já venho todo os dias de bike pro trabalho, hj com certeza eu vim! kkkk
    Eu acho que vi mais ciclistas nas ruas hoje, o que vocês acham?
    =( infelizmente não tenho uma camera legal pra filmar o trajeto fica pra próxima.

    E você foi de bike? conte como foi! http://www.surveymonkey.com/s/Z9YJSF7

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Reinaldo

    Missão dada é missão cumprida! Pena que cheguei tão mais cedo ao trabalho que o refeitório onde servem o café da manhã estava fechado quando cheguei com minha bike :-(

    Meu trajeto casa/trabalho (em torno de 8km e tem 2 subidas):
    ( ) Carro 30 minutos mais 5 a 10 minutos procurando vaga na rua
    ( ) Ônibus não menos que 50 minutos
    (X) Bicicleta 25 minutos com ela junto as motos dentro do estacionamento da empresa

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Claudio Roberto Alves Ribeiro

    O prefeito de São Paulo ainda não tomou providências para proteger os ciclistas!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Sensacional!!

    Uma data marcante para muitos ciclistas e para várias cidades com toda a certeza.

    Já estou espalhando a notícia em diversos órgãos de imprensa, incluindo rádios, canais de televisão e jornais. Sugiro que outras pessoas também realizem esse ato, pois, mais que um fato a ser registrado pela imprensa, pode ser um feito histórico e o início de uma mudança de cultura na forma de se locomover nas cidades brasileiras.

    E vamos todos de bike ao trabalho. ;)

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • OLHA SÓ QUE IDEIA LEGAL EM PORTUGAL
    PODERÍAMOS FAZER AQUI NO BRASIL

    “A cada sexta-feira de 2013, eu participarei no Sexta de Bicicleta.
    O plano é simples: milhares de pessoas em Portugal levarão todas as sextas feiras as suas bicicletas para a rua.
    Todos juntos, por todo o país, pedalamos para o trabalho, para a universidade, para as compras, para o jardim ou para o café com amigos ao fim do dia. Desde os que normalmente deixam a bicicleta em casa aos que já pedalam regularmente – todos estão convidados.
    Surpreenderemos as nossas cidades, governantes, vizinhos e colegas. De uma forma divertida e natural, mostraremos como um futuro com mais bicicletas nas ruas poderá ser mais humano e confortável para todos.
    Pensa em juntar-te também a nós a cada sexta-feira!
    Consulta o site http://sextadebicicleta.mubi.pt/
    para mais informação e adota tu também esta ideia.”

    Compartilhe sem moderação

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>