Parte do cenário que poderá ser explorado de bicicleta. Foto: Guilherme Tampieri

Bicicletas serão liberadas por um dia em parque de Belo Horizonte

Pedalar dentro de um parque deveria ser um privilégio ou um direito? Depois de anos, isso será permitido novamente em Belo Horizonte.

Escola Bike Anjo no Parque Ecológico da Pampulha

Veja também
Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

Espaços recreativos para a bicicleta em todo o país

Por Guilherme Tampieri

Pedalar dentro de um parque deveria ser um privilégio ou um direito? Em Belo Horizonte, essa simples e gostosa ação acontecerá novamente, depois de anos, no dia 30 de maio de 2013.

O Bike Anjo BH foi convidado pela administração do Parque Ecológico da Pampulha (PEP) a fazer uma EBA – Escola Bike Anjo no feriado do dia 30, em ocasião da comemoração da Semana do Meio Ambiente. A EBA é um evento gratuito, onde voluntários do Bike Anjo ensinam pessoas de todas as idades a se equilibrarem numa bicicleta.

Dessa maneira, o Bike Anjo BH realizará a EBA dentro do Parque Ecológico, que, atualmente, conta com 20 bicicletas* para serem alugadas gratuitamente. No dia do evento, qualquer cidadão que quiser adentrar o parque e pedalar pela ciclovia que lá dentro existe poderá fazê-lo.

* Atualmente, só 12 funcionam.

Conhece alguém de BH que ainda não sabe andar de bicicleta e gostaria de aprender? Divulgue!

Saiba mais sobre a aula gratuita para adultos e tire suas dúvidas na página do evento, no Facebook.

Placa com as regras do parque informa sobre a proibição. Foto: Guilherme Tampieri
Placa com as regras do parque informa sobre a proibição. Foto: Guilherme Tampieri

Vencendo a restrição

Infelizmente, por ora, em TODOS os parques de Belo Horizonte não é permitida a entrada de pessoas com skates, patins e bicicletas. Com tal nível de restrição, a cidade caminha para um estado de sítio, onde tudo é vigiado, proibido, e o que não o é precisa de autorização.

Com a paixão do Bike Anjo BH pela cidade e pelo direito das pessoas usarem a bicicletas por todos os cantos da nossa Belo Horizonte, o movimento colocou uma única contrapartida para a realização da EBA dentro do Parque: liberá-lo nesse dia para todas as pessoas que quisessem pedalar lá dentro. A ideia foi bem aceita pela administração do Parque, representada por Carina Paiva e Jorge Espeschit, e dessa forma será feito.

Abrir um parque tão importante da cidade, no nosso cartão postal mais famoso, a Pampulha, é um primeiro, grande e importante passo para que essa regra de proibir as bicicletas nos parques seja substituída pelo direito das pessoas ocuparem esses espaços públicos com suas bicicletas, patins e skates.

Atenção: Lembre-se que no parque há pedestres, crianças, carrinhos de bebê e outros que merecem ser respeitados e que têm prioridade sobre os ciclistas. Se a experiência for bem sucedida, outros eventos podem acontecer e o nosso direito de ir e vir de bicicleta poderá ser restabelecido.

Dê exemplo. Pedale conscientemente.

Guilherme Tampieri é cidadão belo-horizontino,
membro do Bike Anjo e da BH em Ciclo
e encoraja a construção de uma cidade mais amiga do ciclista

9 comentários em “Bicicletas serão liberadas por um dia em parque de Belo Horizonte

  1. Eu concordo com a proibição em ALGUNS parques que não possuem estrutura para bicicleta, mas não tem nenhum motivo que justifique fazer isso em todos os parques de uma cidade. Que bom que começaram a rever isso!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Proibição ridícula… como se bicicleta fosse uma ameaça a todos. Por que não proíbem pessoas de entrar no parque? Afinal pessoas fazem barulho, o que pode atrapalhar o ecossistema local né! PeloamordeDeus viu…

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *