Bicicletas serão liberadas por um dia em parque de Belo Horizonte

Escola Bike Anjo no Parque Ecológico da Pampulha

Veja também
Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

Espaços recreativos para a bicicleta em todo o país

Por Guilherme Tampieri

Pedalar dentro de um parque deveria ser um privilégio ou um direito? Em Belo Horizonte, essa simples e gostosa ação acontecerá novamente, depois de anos, no dia 30 de maio de 2013.

O Bike Anjo BH foi convidado pela administração do Parque Ecológico da Pampulha (PEP) a fazer uma EBA – Escola Bike Anjo no feriado do dia 30, em ocasião da comemoração da Semana do Meio Ambiente. A EBA é um evento gratuito, onde voluntários do Bike Anjo ensinam pessoas de todas as idades a se equilibrarem numa bicicleta.

Dessa maneira, o Bike Anjo BH realizará a EBA dentro do Parque Ecológico, que, atualmente, conta com 20 bicicletas* para serem alugadas gratuitamente. No dia do evento, qualquer cidadão que quiser adentrar o parque e pedalar pela ciclovia que lá dentro existe poderá fazê-lo.

* Atualmente, só 12 funcionam.

Conhece alguém de BH que ainda não sabe andar de bicicleta e gostaria de aprender? Divulgue!

Saiba mais sobre a aula gratuita para adultos e tire suas dúvidas na página do evento, no Facebook.

Placa com as regras do parque informa sobre a proibição. Foto: Guilherme Tampieri

Placa com as regras do parque informa sobre a proibição. Foto: Guilherme Tampieri

Vencendo a restrição

Infelizmente, por ora, em TODOS os parques de Belo Horizonte não é permitida a entrada de pessoas com skates, patins e bicicletas. Com tal nível de restrição, a cidade caminha para um estado de sítio, onde tudo é vigiado, proibido, e o que não o é precisa de autorização.

Com a paixão do Bike Anjo BH pela cidade e pelo direito das pessoas usarem a bicicletas por todos os cantos da nossa Belo Horizonte, o movimento colocou uma única contrapartida para a realização da EBA dentro do Parque: liberá-lo nesse dia para todas as pessoas que quisessem pedalar lá dentro. A ideia foi bem aceita pela administração do Parque, representada por Carina Paiva e Jorge Espeschit, e dessa forma será feito.

Abrir um parque tão importante da cidade, no nosso cartão postal mais famoso, a Pampulha, é um primeiro, grande e importante passo para que essa regra de proibir as bicicletas nos parques seja substituída pelo direito das pessoas ocuparem esses espaços públicos com suas bicicletas, patins e skates.

Atenção: Lembre-se que no parque há pedestres, crianças, carrinhos de bebê e outros que merecem ser respeitados e que têm prioridade sobre os ciclistas. Se a experiência for bem sucedida, outros eventos podem acontecer e o nosso direito de ir e vir de bicicleta poderá ser restabelecido.

Dê exemplo. Pedale conscientemente.

Guilherme Tampieri é cidadão belo-horizontino,
membro do Bike Anjo e da BH em Ciclo
e encoraja a construção de uma cidade mais amiga do ciclista


9 comentários para Bicicletas serão liberadas por um dia em parque de Belo Horizonte

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>