CET oferece treinamento para ciclistas em São Paulo

Trecho do circuito que será usado para treinamento de ciclistas no CETET: foco no uso de vias exclusivas.

Trecho do circuito que será usado para treinamento de ciclistas no CETET: foco no uso de vias exclusivas.

Veja também
O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas

Nossas recomendações para pedalar nas ruas de forma segura

Prefeitura protegerá ciclistas com ciclovias e redução de velocidade

Um curso para ciclistas sobre segurança no trânsito começará a ser ministrado pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), a partir de junho de 2013. Com o nome Pedalar com Segurança, as aulas pretendem ensinar aos cidadãos que desejam pedalar nas ruas detalhes sobre o Código de Trânsito Brasileiro, além de noções sobre como lidar com situações de risco no trânsito e como cuidar da própria bicicleta.

Para as aulas práticas, a CET construiu uma pequena ciclovia interna, que tem um percurso de 700 metros. Cada turma do curso será formada por 12 participantes. Os interessados devem ter pelo menos 18 anos e saber andar de bicicleta para participar. Informações adicionais serão transmitidas no ato do agendamento. A carga horária do curso será de 8 horas, sendo metade de conteúdo teórico e a outra metade de atividade prática.

Segundo a página do curso no site da CET, os assuntos abordados são:

  • Equipamentos de segurança;
  • Manutenção da bicicleta;
  • Código de Trânsito Brasileiro e seus artigos relacionados ao ciclista;
  • Técnicas e exercícios de frenagem, equilíbrio, mudanças de marchas;
  • Aspectos importantes relacionados à saúde do ciclista tais como: postura corporal, alimentação, necessidade de aquecimento e de alongamento.

O curso tem sido avaliado em reuniões cicloativistas de diversas associações, que têm dado sua opinião sobre o conteúdo e o formato proposto. Mas a decisão final sobre temas e abordagem cabe à equipe do CETET (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET), onde serão ministradas as aulas.

Inscrições

Para se inscrever, entre em contato pelo telefone 11 3871-8625, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h, ou pelo e-mail dco2@cetsp.com.br.

As aulas serão ministradas no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito fica na Av. Marques de São Vicente, 2154 (veja mapa).

O curso é gratuito. Mais informações nesta página.

Estrutura

O Vá de Bike esteve no CETET no início de março, em uma das primeiras reuniões com cicloativistas, e pudemos verificar a estrutura que será utilizada para as aulas aos ciclistas. O circuito simula apenas situações do viário em que o ciclista está isolado dos carros por sinalização, em forma de ciclofaixas e calçadas compartilhadas (veja nas fotos abaixo).

Esperamos que, ainda assim, sejam reforçadas as situações de convívio com os motoristas em locais não sinalizados, que consideramos essenciais para a segurança do ciclista. Afinal, as ciclovias e ciclofaixas (permanentes, como devem ser) ainda são poucas e estão desconectadas na cidade de São Paulo, impossibilitando que a quase totalidade dos deslocamentos seja feito apenas por espaços exclusivos.

Saber se comunicar com os motoristas e antever situações em que o ciclista pode ser colocado em risco, seja pela característica do viário ou pelo comportamento dos automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas, é parte importantíssima de qualquer treinamento ou curso que tenha o real objetivo de proteger o cidadão que se desloca em bicicleta nas ruas das grandes cidades.

Saber conviver é preciso. E sempre será.

Para simular uma ciclovia, um trecho de calçada foi sinalizado. Todo o circuito é unidirecional.

Para simular uma ciclovia, um trecho de calçada foi sinalizado. Todo o circuito é unidirecional.

Perceba no lado direito a placa indicando compartilhamento de bicicletas com pedestres, solução que pode ser adotada para o uso da calçada em alguns casos.

Perceba no lado direito a placa indicando compartilhamento de bicicletas com pedestres, solução que pode ser adotada para o uso da calçada em alguns casos.

Ciclofaixa em sentido oposto ao fluxo de carros pode solucionar conflitos com ciclistas na contramão - em situações e locais muito específicos.

Ciclofaixa em sentido oposto ao fluxo de carros pode solucionar conflitos com ciclistas na contramão, em situações e locais específicos.


31 comentários para CET oferece treinamento para ciclistas em São Paulo

  • [...] início em junho a um programa que oferecerá um curso sobre segurança no trânsito. O projeto Pedalar com Segurança contará com aulas teóricas sobre legislação e segurança no trânsito e aulas práticas em um [...]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • maria da silva

    Amados organizadores, estou feliz por saber desses cursos. Só que eu tenho 63anos e até o momento eu nunca aprendi a pedalar. Será que eu não mereço uma oportunidade?

    Eu também sou filha de Deus!!!!!!!!!!!!!!

    Muita paz
    maria

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • inclusive, ontem havia um caminhão de material de construção fazendo entrega estacionado na ciclofaixa. Quando euu deisse a ele que a CET estava próxima e iria multa-lo o amável motorista me chamou de cuzão e me mandou tomar no toba.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Aqui em Moema, onde trabalho, e existem algumas ciclofaixas, eu vejo alguns “marronzinhos” de bike, mas estão sempre falando no celular e enquanto os motoristas, principalmente taxis, continuam passando muito perto da faixa, virando a esquerda na nossa frente sem esperar e também deixando muitos carros parados na faixa… mas com o alerta ligado, claro

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Afinal, pisca-alerta anula as leis de trânsito, né? :)

      Thumb up 3 Thumb down 0

    • Cícero Soares

      Waaaaal, não sabia dessa, Fernando, que já existe essa tropa montada…rs. Mas pena que restrita aí. Como disse o Willian, tem que circular, tem que circular… avante e além! (Pô, mas será que nem na ciclorrota eles transitam?) E já que é pra perder o medo, que seja em duplas, trios. E em falando em tropa montada, não é assim que a cavalaria da PM faz ronda? rs.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  • Rafael Stocco

    Cara, muito legal. Já é uma boa iniciativa e tudo mais, mas eu acho que os caras tinham que colocar uma campanha em horário nobre na televisão explicando, em mini-capitulos repetidos por diversas vezes, abordando tudo quando é regra de transito do ponto de vista do ciclista… coisa de 1 ano isso aí martelando na cabeça de todo mundo.

    Tem ciclista pra caramba de tudo quanto é classe social e dificilmente vão sair de casa pra ir atrás de um curso desse. Só quem realmente é consciente, mas… quem aí é consciente? Já que é a minoria, é preciso fazer isso entrar na cabeça de todo mundo por osmose.

    Abs!

    Thumb up 2 Thumb down 0

    • Cícero Soares

      Nossa, Rafael… Lendo teu comentário bateu uma epifania aqui…rs. Que geraram duas idéias:

      - Vídeo-aulas tiradas desse treinamento da CET. Se vai pra horário nobre ou não, acho que ainda são outros quinhentos (que bato o pé que campanha grandona, em horário nobre e específica pra bike, tem que partir da União, acho que, federalizando, os governos estaduais e municipais se sentirão forçados a correr atrás). Mas mesmo que essas vídeo-aulas comecem sendo divulgadas apenas… sei lá, no canal da CET do Youtube, já dá um caráter institucional pra coisa, e isso eu acho super importante.

      - Formação de um agrupamento de marronzinhos-bikers! Meu, não ia ser fantástico agentes da CET fiscalizando o trânsito montados em suas magrelas, hein, hein? rs. O que não só aumentaria o “poder de fogo” contra os motorizados infratores (leia-se, advertências, multas), mas também a prevenção às tais infrações (leia-se, respeito, medo). Além, claro, de sensibilizar ainda mais a própria CET quanto aos nossos problemas.

      Thumb up 2 Thumb down 0

      • Rafael Stocco

        pois é cicero. acho que o fato de estar na TV, horario nobre, apesar de parecer utopia, é o que a gente mais precisa. isso ia levar esse conhecimento/treinamento pro país inteiro, não ia ficar preso em iniciativas locais, de grandes cidades. a gente tá cansado de ver cidades de interior onde a população de bike é gigantesca e a bagunça é proporcional. esses dias foi até notícia em algum jornal da vida aí: “o que era pra ser solução vira problema na cidadezinha x”… essa cidade, cheia de bikes pra lá e pra cá com ciclistas sem a menor noção de transito e civilidade fazem o caos, e a gente fica com cara de bunda quando isso passa na TV pq a população alienada da capital compra essa idéia e depois vai soltar aos ventos que se aumentar o numero de bikes vai piorar e ficar igual àquela cidade X.

        é basicamente por isso, que sou a favor de conscientização e orientação de massa, de longo alcance…

        Thumb up 1 Thumb down 0

      • Hoje os agentes da CET que usam a bicicleta só o fazem na ciclofaixa de Moema. A diretoria da CET tem medo de colocar seus agentes para pedalar nas ruas, mas é uma das coisas que mais precisamos. Ainda existe aquela velha ideia de que usar a bicicleta na rua é perigoso – e tudo bem, porque “o trânsito é assim mesmo”.

        Thumb up 2 Thumb down 0

        • alexandre

          Willian não sei se reduziram esse tipo de fiscalização, antes eu via mais deles mesmo … porem, não sei se a forma é realmente correta, a fiscalização sendo feita apenas dentro da ciclovia não os insere nos problemas reais e algumas situações que vivenciamos como finas educativas e fechadas … não desejo isto à ninguem, mas deve saber como funciona para aplicar algumas notificações …
          Acho sim super valido utilizarem a bicicleta para este fim, mas com estas ressalvas …

          Thumb up 1 Thumb down 0

  • Gui

    Ja tentei contato por email 3 vezes, até agora, sem sucesso.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Rafael

    A cet, no site, exige como fundamental comparecer com “traje adequado”. O que seria isso? Para pedalar em sp, precisa de roupa especifica? Smoking? Social completo?

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Mandei e-mail pra CET e não obtive resposta de quando é esse curso. Alguem sabe?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Isso está me parecendo um curso para o ciclista pedalar na ciclofaixa de cones, mesmo que na cidade cenográfica da CET não os tenha… #fake

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Julia

    Minha filha de 13 anos e vai pra escola de bicicleta, a condução onde moramos ´´e muito lotada e demorada, gostaria que ela pudesse fazer este curso, ela e seus amiguinhos que vão de bike

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

    • Cícero Soares

      Seria super bacana, não? Ontem mesmo sugeri a uma mãe bicicreteira (bicicreteira no bom sentido, tá?) que escolas e grupos de pais e filhos, pedalantes ou ainda não, poderiam dispor de um agendamento privilegiado neste curso. Inserir definitivamente a bicicleta na educação de trânsito formal para os miúdos lado a lado com os marmanjos motorizados, ainda mais cursando a prática, ia dar tango! rs.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ana

    As respostas serão publicadas?

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • A iniciativa é boa, mas quando será que a CET fará curso pra motoristas ? acho que isso é o mais importante, uma vez que a maioria deles nem sequer conhece as leis relacionadas, além de que muitos ainda pensam que bicicleta não pode trafegar nas ruas. Estamos na idade da pedra ainda…

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

    • Ricardo Martinelli de Oliveira

      Talvez se a prefeitura aumentar a oferta de outros modais como a bicicleta e mesmo transporte público de qualidade teremos cada vez menos carros. Menos carros, menos stress, e menos stress teremos mais respeito no trânsito. #EuAcredito =D

      Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 1

  • Ana

    Porque as crianças, que utilizam a bicicleta para ir pra escola, clube não poderão fazer o curso?

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 2

  • Mara Marchetti

    William, me diga uma coisa. Em SP vocês tem Detran e CET. Quem faz os desenhos das ruas é o Detran ou a CET (estudos e implantação)? Será que sou eu (com a minha enorme ignorância) ou existe alguma rua no Brasil sinalizada como essa que eles colocam pra fazer de conta, na cidadezinha imaginária da CET??? Como podem eles oferecer esse curso aos ciclistas se seus próprios engenheiros nunca fizeram ruas como essas (com ciclofaixas dessa qualidade e sinalização)???? Absurdo total – valeria uma carta da UCB e entidades parceiras pedindo capacitação primeiro dos profissionais dos órgãos de trânsito para depois, sim, haver educação no trânsito…. Santa ignorância, batman!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  • Tatiane

    Pena que o curso é somente em dia de semana, queria tanto ter me matriculado =(

    Thumb up 3 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>