Aos poucos, David retoma as atividades das quais sempre gostou - entre elas, andar de bicicleta. Imagem: TV Record/Reprodução

David dos Santos Souza pretende se tornar bombeiro

Depois de sobreviver ao atropelamento em que perdeu o braço direito, o rapaz de 21 anos prepara-se agora para salvar outras vidas.

David dos Santos Souza pretende se formar como bombeiro civil profissional em três meses. Imagem: Record/Reprodução
David dos Santos Souza pretende se formar como bombeiro civil profissional em três meses. Imagem: Record/Reprodução
Leia também
Testemunha afirma que Alex Siwek estava em alta velocidade e na Ciclofaixa

Delegado comenta atropelamento do ciclista David na Av. Paulista

Atropelamento na Av. Paulista choca pela frieza do crime

David agradece ciclistas e diz que perdoa atropelador

Veja tudo o que o Vá de Bike já publicou sobre o caso David

O ciclista David dos Santos Sousa teve uma mudança drástica em sua vida após ser atropelado por Alex Siwek, que dirigia em alta velocidade, em zigue-zague e invadindo a Ciclofaixa na avenida Paulista. Sem o braço, que foi levado no carro por Siwek e descartado em um córrego, o rapaz de 21 anos tem se adaptado à nova realidade sem perder o ânimo e a esperança. Agora, David prepara-se para se tornar bombeiro.

Segundo matéria do portal R7, David está fazendo um curso de brigadista de incêndio, onde também trabalha como instrutor, e dentro de três meses deve ser formar bombeiro civil profissional. O rapaz também ganhou uma prótese, que ainda sendo testada. Uma reportagem em vídeo nessa mesma página mostra um pouco da rotina de David hoje e como tem se recuperado do ocorrido.

Além de não desanimar nem desistir, David mostra à sociedade que pessoas com deficiência são cidadãos importantes na nossa sociedade e podem inclusive realizar atividades como a de bombeiro civil, alguém que tem como incumbência salvar a vida de outras pessoas em situações de emergência.

Aos poucos, David retoma as atividades das quais sempre gostou - entre elas, andar de bicicleta. Imagem: Record/Reprodução
Aos poucos, David retoma as atividades das quais sempre gostou – entre elas, andar de bicicleta. Imagem: Record/Reprodução

Voltando a pedalar

A matéria também mostra David pedalando uma bicicleta que ganhou recentemente. Nossa recomendação é de que troque os cabos do freio, para que no lado esquerdo seja utilizado o freio traseiro. Apesar do freio dianteiro ter uma maior ação durante as frenagens, seu uso isolado em uma situação de emergência, em que se freia rapidamente e por reação, pode fazer a bicicleta “capotar” para a frente, levando o ciclista de cabeça ao solo. Há mais dicas boas nos comentários aqui da página.

Atropelador permanece em liberdade

O atropelador Alex Kozloff Siwek permanecerá em liberdade durante as investigações. Em 5 de junho, o Tribunal de Justiça de São Paulo já obtida anteriormente, que substituiu sua prisão preventiva por medidas cautelares: o estudante está proibido de sair da cidade de São Paulo, deverá comparecer periodicamente à Justiça e está com a carteira de habilitação suspensa até o desfecho do julgamento na Justiça. O desembargador Breno Guimarães, relator do processo, considerou que Siwek não possui antecedentes criminais, se apresentou de forma espontânea à polícia e que sua liberdade não apresenta riscos à investigação ou à sociedade.

Não foi acidente

O texto do R7 chama o que aconteceu na Paulista de “acidente de trânsito”, mas acidente é o que não poderia ter sido evitado. O atropelamento foi o resultado da conduta irresponsável de Siwek ao volante, não um simples acidente. Portanto, não deve ser tratado assim.

13 comentários em “David dos Santos Souza pretende se tornar bombeiro

  1. BOM DIA!!!
    Devid você é pra mi uma inspiração em pessoa. pois sou portadora d deficiência física do membro superior esquerdo. e pretendo fazer curso de bombeiro civil.e procurei na internet e achei VOÇÊ!

    obrigada pelo seu depoimento.

    Valeu!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. parabéns pela coragem , gostaria de poder te ajudar nessa sua nova jornada de bombeiro, sou bombeiro militar de São Paulo e tenho um pouco de experiência na área, VLW UM ABRAÇO FORTE.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. David você para mim é um incentivo para enfrentar minhas dificuldades. Acompanhei sua história torci e continuo torcendo por vc. Sempre admirei a coragem o Altruísmo dos Bombeiros, vá nesta força. Brasileiro
    é assim mesmo Herói Nato.Tânia Butura.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. As pessoas surpreendem. Belo exemplo para nós. David está superando.
    Bom tópico,William.
    No sentido da inclusão dos deficientes na vida com a bicicleta. Se há acessórios e adaptações para deficientes para carros, como faz a Cavenaghi ( uma empresa do bairro Jaguaré, aliás acho que podem haver lojas de bicicletas que podem oferecer produtos e adapções para deficientes ), então por que não para bicicletas ? Às vezes, a gente se pega pensando excluindo os deficientes, que tem como principal problema o deslocamento. Oferecer e melhorar as opções para deficientes é um ato nobre.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. O que nos faz refletir de como as nossas atitudes influenciam as pessoas. Portanto, tomemos cuidado com as nossas atitudes, e vamos aprendendo a cada vez mais.
      Um comentário sobre a atitude do David, veja que ele tem fortes sentimentos comunitários, por isto que quis ser bombeiro. E por esta atitude terá uma bela vida.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Recentemente vi uma bicicleta que alguns comandos, como troca de marcha, eram colocados na barra central e acionados com as pernas (parte interna).

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. Boa David, Deus te ajude e ilumine, grande exemplo de perseverança!

    Quanto ao tal do monstro ALEX, motorista imprudente e irresponsável, estar solto na boa, só aqui no Brasil mesmo, esta nossa justiça é muito boazinha mesmo, e ainda acham que o sujeito pode reponder em liberdade, pois não oferece riscos a sociedade KKKKKKKKKK …..

    Imagina ele não oferece risco nenhum, só ofrece quando enche a cara e arranca o braço dos outros!

    A justiça nossa é uma piada mesmo, por isso as pessoas se sentem impunes!

    Força DAVID, FORÇA!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Olha o rapaz voltando a pedalar , a força desse rapaz é uma lição de vida , mesmo depois de tudo que ele passou , não deixa a “peteca cair” !!!!

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *