A catedral da Sé é um dos pontos por onde passarão as bicicletas. Na foto, a pedalada realizada pelo WWF-Brasil e coordenada pelo Vá de Bike, durante a Hora do Planeta, na noite de 23 de março. Foto: Julio Vilela/WWF-Brasil

Pedalada no centro histórico de São Paulo, na Virada Sustentável

São Paulo terá uma grande pedalada no dia 9/6: um passeio pelo centro histórico, promovido pelo WWF-Brasil, e coordenado pelo Vá de Bike. Faça sua inscrição aqui – é grátis!

A catedral da Sé é um dos pontos por onde passarão as bicicletas. Na foto, a pedalada realizada pelo WWF-Brasil e coordenada pelo Vá de Bike, durante a Hora do Planeta, na noite de 23 de março. Foto: Julio Vilela/WWF-Brasil
Pedalada passará por vários pontos no centro da cidade. Na foto, a pedalada realizada durante a Hora do Planeta, em 23 de março. O passeio foi promovido pelo WWF-Brasil e Prefeitura de São Paulo, com a coordenação do Vá de Bike e o apoio de Bike Anjos. Foto: Julio Vilela/WWF-Brasil

WWF-BrasilA Virada Sustentável 2013 é um evento anual de educação para a sustentabilidade. Começa na quarta-feira, 5 de junho, e vai até o domingo, dia 9, oferecendo mais de 500 atividades gratuitas, em 150 pontos da região metropolitana de São Paulo. E a bicicleta não poderia deixar de estar presente!

No domingo de manhã haverá uma grande pedalada no Centro, passando por pontos históricos da capital paulista. O passeio é promovido pelo WWF-Brasil, em parceria com a SEME (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação), com coordenação do Vá de Bike e o apoio de Bike Anjos.

“O Brasil tem hoje mais de 70 milhões de bicicletas e cada vez mais ciclistas ocupando seu merecido espaço nas cidades. É um meio de transporte e de lazer que não pode mais ser ignorado pelo poder público, inclusive por seu papel no combate às mudanças climáticas e melhoria da qualidade de vida no meio urbano”, ressaltou a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito.
selo vá de bike

O passeio

Além de estimular o paulistano a descobrir as belezas arquitetônicas de sua cidade, a atividade promoverá a bicicleta como meio de transporte limpo, somando-se aos esforços de outros grupos, entidades e governo nessa direção.

Podem participar ciclistas de todas as idades e níveis de experiência. Passando por pontos históricos, o trajeto é praticamente plano e exigirá pouco esforço.

Veja o mapa do trajeto no final desta página.

Logo Bike Anjo

Quando e onde

A pedalada acontece no domingo, 9 de junho de 2013. A saída é no Vale do Anhangabaú, onde os ciclistas se encontrarão a partir das 8h, com saída impreterivelmente às 9h.

Aos domingos sua bicicleta é aceita nos trens do Metrô e da CPTM. Desça em uma das seguintes estações: São Bento (linha azul), que tem uma saída de cara para o passeio; Sé (linha azul); Anhangabaú (linha vermelha); ou República (linhas vermelha e amarela).

Você também pode usar a Ciclofaixa de Lazer e chegar já pedalando. E a Ciclofaixa passa em várias estações de metrô – veja no nosso mapa!

Chegue cedo! Haverá apoio do SOS Bike, para dar um trato na sua bicicleta antes da saída do passeio. A partir das 8h também serão distribuídas as camisetas e caramanholas (squeezes) para os primeiros 500 inscritos (veja abaixo).

Vem com a gente! 😀

Inscreva-se!

As inscrições (gratuitas) para a pedalada devem ser feitas através do formulário abaixo. As primeiras 500 pessoas que se inscreverem retirarão na largada um brinde especial com camiseta e caramanhola (squeeze) exclusivas!

(Não conseguiu ver o formulário? Clique aqui para abrir em outra janela)

Quer realizar um passeio ciclístico?
Conte com a experiência do Vá de Bike!
Fale conosco

Cyclophonica

A pedalada também contará com a presença da animada turma da Cyclophonica, uma inusitada banda sobre rodas que virá do Rio de Janeiro com apoio do Greenpeace.

Ainda não conhece a Cyclophonica? Então espia aqui nesse vídeo! 😀

Mapa

14 comentários em “Pedalada no centro histórico de São Paulo, na Virada Sustentável

  1. Vai o comentário depois de participar:

    Gostei de ter ido com a minha bicicleta velha de guerra, que, na volta, deu um susto ao escapar e prender a corrente entre os raios e a coroa na roda traseira. O pessoal do SOS bike deu uma ajuda. Acabei não indo com a minha nova por faltar algumas coisas, como bagageiro para poder levar nos alforges, que nessa antiga tem.

    Confesso que fiquei um pouco desapontado. Imaginaria que haveria algum pronunciamento público do William e instruções gerais. Acho que faltou um mapinha para o pessoal, teve um que me perguntou sobre o trajeto, que não tinha pois estava na internet, e estava meio em cima da hora. E, como nem todo pessoal foi pelo VáDeBike, acho que houve um pequeno problema de comunicação.

    Apesar da presença de policiais para garantir a segurança, seja em bicicleta ou motocicleta, em determinado momento, fiquei chocado pelo fato de algumas partes tiveram (?) que passar pela calçada quase a mil. Isto me fez pensar sobre a organização, que nesse ponto de vista não foi tão legal. Faltou, pois ocasionou o recurso que o pessoal da policia de moto a andar pela calçada. Acho que faltou aquele pronunciamento e orientação inicial. É nesses momentos que nós devemos ser mais organizados e aprender maneiras e mostrar educação.
    Apesar deste desapontamento, da atitude dos policiais de moto e do susto acima, não vi nenhum incidente grave ou preocupante. Achei positivo.

    No meio do passeio, houve ciclista desavisado, nos alertando sobre o sinal. Novamente, um problema de comunicação. Acho que faltou um pessoal mostrando o que era aquele amontoado de ciclistas. Acho que faltou banner dizendo o que era aquela movimentação toda.

    Esse pedalada me trouxe alguns ensinamentos, e que nos próximos, sejamos melhores, como ciclistas e como grupo.

    Ah, outra coisa, esse passeio para mim deu a impressão inicial que iria ter parada pelos pontos históricos do centro e algumas palavras.

    Poderia ter mais patrocínio, como de uma antiga bicicletaria que tem na Av. Vitória: Casa de Bicicletas Alberto. Uma oportunidade de marketing perdida. Como é uma loja local poderia estimular os locais a usarem mais bicicletas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Participei e gostei bastante da pedalada ! Parabéns pela organização e iniciativa !! Vale aqui um elogio à parte aos integrantes da PM que pedalaram conosco e aos que cuidaram da segurança do passeio !! Ações desse porte integram o ciclista ao ambiente urbano e reforçam nossos direitos e deveres nas vias urbanas. Parabéns Willian !

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Se estiver depois dos 500 inscritos, eu estarei muito satisfeito ! Significa que há muitos interessados e pessoas mais conscientes nesta cidade !

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. confesso que também fiquei curioso pra saber se fiquei entre os 500 primeiros inscritos. hehehe….mas estando ou não entre os primeiros 500 incritos, o importante é participar e eu vou está nessa. \o/

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *