Foto: Rachel Schein

Neste final de semana, São Paulo é das bicicletas!

Muita coisa rolando em São Paulo nos dias 21 e 22 de setembro. Veja as opções, escolha suas atividades e Vá de Bike! \o/

Foto: Rachel Schein
Foto: Rachel Schein
Foto: Rachel Schein
Foto: Rachel Schein

A programação da Semana da Mobilidade de São Paulo, que começou no dia 18 e vai até 25 de setembro, será intensa!

A prefeitura de São Paulo fará uma série de ações e  intervenções na cidade. A intenção é chamar a atenção do paulistano para as consequências do uso excessivo do carro e as alternativas possíveis – entre as quais, a bicicleta. Durante a programação haverá discussões sobre diversos temas relacionados a segurança no trânsito, energias alternativas e repercussão dos acidentes de trânsito na saúde. Nos terminais Sacomã, Bandeira, João Dias, Pirituba e Campo Limpo , o grupo teatral do Centro de Treinamento e Educação de Transito da CET (CETET) apresentará a peça “Entre Pedestres e Lobos”.

A maior intervenção, no entanto, será no domingo, dia 22 de setembro, o Dia Mundial sem carro: a prefeitura aumentará a frota de ônibus na cidade e fará restrições à circulação de veículos particulares no Parque Ibirapuera e na “rótula central”, que fica dentro do perímetro formado pelas avenidas Ipiranga e São Luis, Rua Maria Paula, Praça João Mendes, Avenida Mercúrio, Rua Senador Queiroz e Avenida São João.

“É uma experiência que nós estamos fazendo no Dia Mundial Sem Carro. Quem sabe um dia aquela região central possa ser prioritariamente, senão em definitivo, para o pedestre, para o ciclista e para o transporte público?”, disse Jilmar Tatto, Secretário de Transportes da cidade, no evento da Rede Nossa São Paulo que lançou os dados da sétima edição da pesquisa de mobilidade urbana de São Paulo.

No dia 25, quarta-feira, a Secretária de Transportes de Nova York, Janette Sadik-Khan, fará um seminário sobre políticas públicas da bicicleta na Câmara Municipal. Saiba mais e inscreva-se!

Muitas atividades no Parque do Ibirapuera

Foto: Rachel Schein
Foto: Rachel Schein

No Parque do Ibirapuera, haverá uma programação intensa organizada pelo Instituto Ciclo-BR:  oficinas de mecânica, bicicleta geradora de energia, palestras sobre direitos e deveres do ciclista no trânsito , a bicicleta ideal para cada tipo de pedalada.

O coletivo cru apresenta o Cine Bike, hoje as 18hs.

Felipe Aragonez falará sobre o trabalho de um bikerrepórter e o Bike Anjo estará lá ensinando a quem quiser aprender a  pedalar, fazendo gincanas e atividades diversas durante todo o final de semana. As atividades vão de 10h as 17h, nos dias 21 e 22 de setembro (sábado e domingo).

As atividades acontecem dentro do Parque, ao lado da “Praça do Porquinho” (próximo à entrada da Av. IV Centenário). Veja a programação completa.

O parque também recebe o campeonato sulamericano de Bike Polo, o “São Polo”. Veja aqui.

sao polo 2013 sulamericano de bike polo

Passeio ciclístico e outras atividades

O passeio ciclístico da Virada sairá as 21h do Parque das Bicicletas e passará pelo Memorial da America Latina e Vale do Anhangabaú.

Ainda dentro da programação da Virada Esportiva, haverá o Programa Vaga Viva, com a ocupação de espaços das vias destinados a estacionamento para iniciativas que estimulem a convivência comunitária. Entenda o que são as Vagas Vivas.

Para quem gosta de plantar, o Festival Cultivar estará no Parque Villa-Lobos.

E o Ônibus Hacker estará na Praça dos Arcos no sábado 21 (Paulista com Angélica) e às 16h promove um bate-papo sobre graffiti.

O Vale do Anhangabaú, as unidades do SESC  e os parques da cidade  também terão inúmeras atividades. Veja a programação.

E uma galerinha do bem juntou todas as atividades com bicicleta da Virada Esportiva neste evento do Facebook. Espia lá!

A Avenida Paulista esse ano não terá praia, mas será palco de diversas atividades no domingo. Veja a programação completa no evento do Facebook e, no vídeo abaixo, como foi a Praia na Paulista em 2012:

É, dá até pra ficar tonto com tantas opções! Mas deixe sua bike te levar e curta a cidade que, pelo menos nesse final de semana, é toda nossa! 😉

Vá de bike! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *