Curitiba sediará o 3º Fórum Mundial da Bicicleta

Veja como será o 3º FMB, em Curitiba, quais serão os palestrantes internacionais e como ajudar para que ele possa ser realizado.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Fórum Mundial da Bicicleta, que terá sua terceira edição em Curitiba entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2014, está a mil em seus preparativos. Com seis palestrantes internacionais já confirmados e uma programação aberta à inscrição de palestras e oficinas autogestionadas, o evento está em fase de captação de recursos para o custeio das passagens aéreas e outras despesas operacionais, por meio de financiamento coletivo.

O Fórum depende de cada um de nós para ser realizado. E você também pode colaborar, com qualquer valor a partir de R$ 20! Veja aqui.

Levando em conta as duas edições já realizadas em Porto Alegre, o FMB é o maior evento brasileiro voltado à promoção da cultura da bicicleta e congrega pessoas de diversas partes do país e do mundo interessadas em trocar conhecimentos a respeito da bicicleta como meio de transporte, transformação social e ocupação do espaço público. Por meio de votação entre os participantes do evento, Curitiba foi escolhida para realizar e receber o fórum em 2014, cujo tema é “A Cidade em Equilíbrio”.

Sete palestrantes internacionais já confirmaram sua participação no 3º FMB:

  • a cicloativista Elly Blue, de Portland (EUA), autora do livro Bikenomics: How Bicycling Can Save the Economy;
  • o arquiteto Lars Gemzøe, de Copenhagen (Dinamarca), referência em planejamento urbano;
  • Olga Sarmiento, de Bogotá (Colômbia);
  • Carlos Marroquín, de San Andrés Itzapa (Guatemala), que vem falar sobre o projeto Maya Pedal;
  • Carlos Cadena Gaitán, de Maastricht (Holanda), pós-doutorando da Universidade das Nações Unidas, centrado no estudo de políticas para o transporte sustentável;
  • e duas figuras já conhecidas do fórum: o cicloativista norte-americano Chris Carlsson, idealizador da Massa Crítica, e a artista-plástica e muralista suíça Mona Caron, ambos de São Francisco (EUA).

Além deles, o evento trará uma programação inteiramente gratuita, construída em conjunto com seu próprio público e focada em palestras, oficinas, workshops, pedaladas, festas, mostras de cinema e outros encontros que acontecerão no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, Memorial de Curitiba (no Largo da Ordem) e no Museu Oscar Niemeyer.

Histórico

O Fórum Mundial da Bicicleta, cuja primeira edição ocorreu em 2012 na capital gaúcha, foi realizado um ano depois de um fato trágico: o atropelamento intencional dos participantes da Massa Crítica em Porto Alegre, cometido por um funcionário do Banco Central. A violência do ato, registrado em vídeo, chocou pessoas no mundo todo e intensificou a discussão sobre a humanização do trânsito e políticas de inclusão da bicicleta como meio de transporte.

3º Fórum Mundial da Bicicleta - Curitiba 2014

O FMB foi uma forma de transformar a experiência traumática do incidente em uma pauta positiva, estimulando a troca de ideias e experiências em direção a um espaço urbano mais humano, e um transporte mais eficiente e sustentável. A segunda edição ocorreu na capital gaúcha em 2013, com cerca de sete mil participações.

Onde e quando

3º Fórum Mundial da Bicicleta – “A Cidade em Equilíbrio”

Teatro da Reitoria da UFPR, Memorial de Curitiba (Largo da Ordem) e Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba-PR
De 13 a 16 de fevereiro de 2014
Mais informações no site oficial e na lista de discussão.

O Fórum precisa de sua ajuda para ser realizado. Colabore você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *