Repercussão negativa se espalhou pelas redes sociais ao longo do dia. Imagens: Reprodução

Comentário de âncora da Globo causa polêmica entre ciclistas nas redes sociais

Em rede nacional, o jornalista Rodrigo Bocardi afirmou na manhã de 10 de janeiro que o capacete seria item obrigatório para o ciclista, mostrando desconhecimento do Código de Trânsito. O jornalista também fez duras críticas ao uso da bicicleta nas ruas.

Repercussão negativa se espalhou pelas redes sociais ao longo do dia. Imagens: Reprodução
Repercussão negativa se espalhou pelas redes sociais ao longo do dia, com sátiras, piadas, pedidos de retratação e até xingamentos. Imagens: Facebook/Reprodução

Em rede nacional no Bom Dia Brasil, o âncora do Bom Dia São Paulo, Rodrigo Bocardi, afirmou na manhã de 10 de janeiro que o capacete seria um item obrigatório para o ciclista, mostrando desconhecimento do Código de Trânsito. O jornalista também fez críticas ao uso da bicicleta nas ruas, gerando reações nas redes sociais como as das imagens ao lado.

Apesar de iniciar a matéria citando “muitos flagrantes de desrespeito” por parte dos motoristas, a conclusão foi lamentável. Após a reportagem encerrar em tom positivo, com o ciclista afirmando que ir de bicicleta é “muito mais rápido e saudável”, o âncora aparece com um sonoro “será??”. O âncora então passa a falar das obrigatoriedades da bicicleta (chamando, inclusive, refletivos de “sinalizadores”) e faz a afirmação equivocada de que o capacete seria item obrigatório. E não é.

Por mais que seu uso seja recomendado por muita gente (e há uma longa discussão sobre o assunto, que não cabe aqui neste momento), afirmar que o capacete é obrigatório é uma falácia que estimula preconceito contra ciclistas que não o utilizam. Isso acaba gerando animosidade por parte dos motoristas, muitas vezes traduzida em ameaças à integridade física que podem resultar em acidentes gravíssimos.

Aliás, os comentários do jornalista e seu posicionamento, expostos em um dos principais telejornais da emissora, tem consequências sentidas fortemente por quem pedala nas ruas, ao municiar os motoristas de má índole que já ameaçam os ciclistas que encontram pela frente.

Perigoso não é pedalar,
perigoso é esse discurso.

Bocardi afirma que São Paulo não está preparada para os ciclistas, pois “não há tantas ciclovias assim”, reforçando uma opinião bastante comum de que os ciclistas deveriam se restringir a elas. Um motorista que não goste de ver bicicletas pelas ruas, ao absorver esse conceito, passa a ameaçar com mais propriedade os ciclistas que encontrar em seu caminho. E, aí, o trânsito realmente se torna “violento”, como ele descreve ao fim de seu discurso.

A cidade pode até não estar preparada, Bocardi. Mas isso se deve principalmente a pessoas que, como você, não aceitam a presença desse veículo nas ruas – por sinal, garantida por lei e com prioridade sobre os automotores (art. 58). Perigoso não é pedalar, perigoso é esse discurso, que estimula uma guerra onde deveria haver convivência. A rua é de todos, Bocardi.

O curioso é que as afirmações do jornalista contrariam o posicionamento que a emissora vem adotando em relação ao uso da bicicleta nos últimos anos, incentivando, apoiando e divulgando informação relevante na maioria das vezes. Talvez os boatos de que o jornalista estaria insatisfeito com seu trabalho sejam verdadeiros, o que o faria trabalhar de mau humor.

Mas, mal humorado ou não, é preciso responsabilidade ao divulgar informações e opiniões em emissora de grande audiência, em programa que transmite confiabilidade e sobretudo em rede nacional. Comentários como os que ele fez só pioram o relacionamento entre ciclistas e motoristas nas ruas. E quem paga por isso é o lado mais fraco, muitas vezes com a própria vida.

Manifeste-se enviando mensagem ao Bom Dia Brasil no Facebook ou diretamente a Rodrigo Bocardi no Twitter.

Para saber o que a lei de trânsito realmente diz sobre bicicletas e ciclistas, clique aqui.

Leia também: Não recomende “mais cuidado” quando ocorrem tragédias com ciclistas

54 comentários em “Comentário de âncora da Globo causa polêmica entre ciclistas nas redes sociais

  1. Realmente não vou mais longe nesta questão !
    Já fui bem claro, não acredito em tudo que leio ou assisto na tv, pois eu filtro o que me interessa!
    Com relação ao que fazem ou não a nosso favor sobre a mobilidade urbana é como eu escrevi, vou da minha resposta no voto, na urna, quem fizer por nós tem meu apoio quem ficar só na promessa já era ! Isto tem mais eficacia do que esse BLA´, BLÁ todo que não vai levar a nada!

    É isso colega se quiser continuar o assunto com outra pessoa fique a vontade, para mim já rendeu mais que o suficiente!

    Asta la vista baby !

    Thumb up 0 Thumb down 3

  2. Sinceramente, a gente não deveria ir longe nesta discussão. Estamos aqui para dar opinião e compartilhar pensamentos. A questão de usar ou não capacete, já foi discutido em outro tópico. Não estou tomando como pessoal essa discussão. Tenho as minhas posições e estou expondo-as, para ter uma melhor ideia do que está acontecendo. E um bom voto depende desta discussões que vem de vários pontos de vista. E percebemos como reagem a uma discussão forte. Será que apenas escolher bem no voto funciona ? O mesmo posicionamento do âncora pode ser vendido para os eleitores. Veja o caso do emplacamento das bicicletas. Então não é tão simples de votar. É simples se irmos discutindo e tomando conhecimento de vários pontos de vista e como os políticos agiram e como estão se vendendo. Como por exmplo, o Jilmar Tatto ( OK, esse veio no pacote ), foram feitas promessas, embora o prefeito Haddad seja favorável a redução de carros circulando na cidade, adotando mais bicicletas na cidade. Sobre este contexto, vemos que as coisas não tão simples assim. O melhor meio é dando feedback, através da discussão com amigos, familiares e colegas, para que eles tenham uma opinião mais informada sobre o assunto, independente da sua opinião, criando um entendimento próprio do assunto, assim teremos uma sociedade mais atuante e um setor público e midiático mais balizada e melhor.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  3. Olha eu particularmente não tento convencer ninguém a usar capacete, como disse na resposta acima, uso porque gosto e porque para mim já me livrou de um machucado, caso eu não estivesse com o mesmo!
    Acho que cada um tem de fazer o que acha melhor para sua segurança, agora com relação a imprensa eu acho assim as vezes os caras acertam as vezes dão furo, ai cabe a cada um filtrar o que acha mais interessante, eu faço isto !
    Se a Rede Globo não exalta tanto a mobilidade urbana como a gente gostaria, pelo menos é uma das emissoras que mais fala sobre os eventos, quando se inaugura alguma nova ciclofaixa na cidade, já assisti algumas repostagens da emissora, bem legais sobre bicicleta, ciclismo etc, acho que passa até mais do que em outros canais, agora quando aparece um comentário como este se a pessoa não concorda larga prá lá, não dá bola, filtra!
    A tv e a imprensa em geral nunca vai defender A ou B com unhas e dentes, porque eles vendem as duas coisas, se eles falam mal do carro ninguém anuncia mais lá se eles falam mal da bicicleta nenhuma empresa que vende fabrica bicicleta anuncia lá, se eles falam mal do governo já viu né!
    Ou seja os caras dançam conforme a música, sabe aquela história de ficar em cima do muro e agradar todo mundo então é por ai!
    Agora se a agente quer ter e discutir sobre a mobilidade urbana é simples é só aprender a votar, dar voto aqueles que fizeram ou tentaram fazer algo pelo ciclismo no Brasil em geral seja urbano ou esportivo!
    Bom pra mim fim de papo sobre o assunto! Bom pedal a todos!

    Thumb up 0 Thumb down 1

  4. Tá bom amigo ! Fica ai com a sua opinião eu fico com a minha, como disse capacete não é algo obrifatório, e eu não uso porque o governo, vc ou o Batman fala que tem que usar, simplesmente eu uso porque gosto, porque acho util, já me acidentei uma vez e se não tivesse de capacete com certeza teria ficado com uma brecha na cabeça, então é isso ok!

    Se vc quer usar, não quer, acha que é uma coisa inutil, vc e todos os outros aqui que ficam dando murro em ponta de faca sobre o assunto, não me interessa mesmo, eu faço o que acho correto !

    Simples assim este é meu bom senso, tenho cabeça uso capacete!

    Bom pedal e espero que vc nunca tenha que mudar de idéia e usar um capacete! OK!

    Abraço!

    Thumb up 1 Thumb down 2

    1. O problema é convencer os 70% a usarem capacete. Não é a mim que tem que convencer. Eu uso capacete. E, por causa do problema de infraestrutura, para eles é bobagem usar capacete.
      E eles tem razão, porque o principal problema é a infraestrutura, a discussão da mobilidade na cidade. E a Rede Globo está evitando, desviando a discussão deste problema, impondo o uso obrigatório do capacete, ao invés de discutir sobre os problemas estruturais da cidade. Esse é o problema do comentário deste âncora, na verdade, é uma crítica para a linha de reportagem parcial desta emissora.

      Thumb up 3 Thumb down 1

  5. O fato de usar ou não capacete ou qualquer outro tipo de equipamento de segurança, não é para desviar a atenção de ações nescessárias na cidade para a mobilidade urbana, simplesmente porque os responsáveis por isto não estão nem ai para a bicicleta.
    Bicicleta paga IPVA? Bicicleta gera multa? Bicicleta passa no Controlar? Bicicleta gera dinheiro pro bolso deles? Não ! Então com ou sem capacete, o tratamento que temos será o mesmo por parte dos órgãos citados!
    A discussão do uso do capacete é mais para uma segurança da pessoa mesmo, pode-se dar as desculpas mais bestas para não usar o capacete, mas não adianta, que ele é um item de segurança e que ajuda a prevenir acidentes ajuda sim, acidentes pequenos que podem tornar-se bem grande sem seu uso!
    Agora usa quem quer e quem tem bom senso, como disse simples assim!

    Thumb up 0 Thumb down 1

    1. Ninguém comentou sobre a falta de infraestrutura, a organização das vias para todos, porque está mais é com medo da sua segurança ( física, monetária, trabalhista, … ), apeqgo a coisas materias, a ponto de torná-las fetiche. É o que são os carros, gastam mais com os carros, que para com sua própria saúde e educação. A bicicleta pode se tornar a mesma coisa. E lembre-se que 70% dos ciclistas de São Paulo, usam a bicicleta para o trabalho e para outras coisas. E torcem o nariz para o capacete ! Eles tem o bom senso.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  6. Capacete não serve pra nada ! Então pra que nas competições de mountain bike, Tour de France, Skate, todo mundo usa ?? Gente burra né, já que não serve pra nada ! Pra que na construção civil usa-se capacete já que não serve pra nada mais gente burra ? E nas ruas então pra que um motoqueiro vai usar capacete o mundo esta cheio de pessoas burras já que o capacete não serve pra nada ?
    Pois é se para um reles Ciclista na rua é burrice, besteira usar capacete uma coisa inutil que não serve pra nada, para os outros acima também é horas ! Ou será que cair da bicicleta e enfiar o chifre na quina da guia da calçada é menos perigoso do que um acidente nos citados acima ??

    O problema não é usar ou não capacete mas sim a hipocrisia dos que não usam e tentam justificar o seu não uso! Usa quem quer e tem bom senso simples assim!

    Polêmico. O que acha? Thumb up 4 Thumb down 4

    1. Falou e disse Valdemir!
      São pessoas que dão mais atenção ao penteado que á própria vida. Só porque não é lei não significa que não precisa.
      Se você anda sem capacete, falando ao celular ou sem luzes á noite, não vá culpar um outro veículo quando o pior acontecer. Seja maduro e assuma a culpa (se estiver vivo, claro.)

      Thumb up 2 Thumb down 5

        1. Capacete é paliativo que está virando definitivo. Uma leitura: a prefeitura e órgãos de trânsito obrigam o uso do capacete para lavar a mão de não fazer as ruas e avenidas mais seguras para todos. Em suma, também não estão fazendo o máximo para controlar o comportamento dos motoristas e motociclistas. Então a questão de usar ou não capacete é mero jogo de pagar o mico, ao invés de assumir o trabalho de tornar as vias mais seguras para todos.

          Thumb up 3 Thumb down 1

          1. Discordo amigo! Não me sinto pagando mico ao usar meu capacete, pois ele foi feito não para livrá-lo de um Onibus, moto ou carro, contra isto só rezando mesmo e muito! O capacete serve para livra-lo de uma possivel pancada na cabeça ao cair da bike evitando um galo, um corte e até mesmo um trauma!
            As pessoas estão usando cada vez mais capacetes, porque estão se concientizando cada ve mais de sua importancia, foi assim aqui em SP quando o cinto de segurança passou a ser obrigatório muita gente torceu o nariz e deu as desculpas mais idiotas para não usar, hoje ninguém liga o carro antes de colocar o cinto, virou habito! O capacete será um habito natural, é a evolução!

            Thumb up 1 Thumb down 3

          2. Se virem os filmes de Jorge Furtado, acho que entendem que estou dizendo: “O Homem que copiava”, “Saneamento Básico” mostram como facilmente se desviam do propósito inicial. No meu entender, esta polarização de usar ou não capacete, é para desviar a atenção de ações necessárias nas cidades para a mobilidade, mais segurança e racionalizado para todos no trânsito. Se entenderam que quem usa capacete é mico, entendeu errado, e é como naqueles filmes de Jorge Furtado: o principal problema nunca é resolvido.

            Thumb up 2 Thumb down 1

  7. O que falta nas ruas de todo país não são ciclofaixas, ciclovias ou uso de capacete. O que falta é uma coisinha que muita gente já se esqueceu a bastante tempo chamada RESPEITO AO PRÓXIMO. Existindo isso, qualquer lugar seja uma ruazinha de bairro até uma grande avenida, será um lugar seguro. Eu acredito nisso, mesmo parecendo uma mera utopia.

    O ancora tem a opinião dele, mas ele precisa ter cuidado ao dizer isso em rede nacional. Senão vai ter muito ciclista se achando mesmo estando errado e muito motorista burro sendo ainda mais intolerante com os ciclistas que seguem as leis.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    1. Ultimamente, respeito ao próximo está em falta, em todos os segmentos da sociedade, principalmente os valores que passamos para os jovens e crianças. E, esse trabalho é feito principalmente por pais, que devem ser mais informados. No entanto, estamos num círculo vicioso, pois estes também não demonstram respeito, por motivos mais escusos. Desta maneira, usar ou não capacete é “tapar o sol com peneira”, pois o mais importante não é discutido e resolvido que é justamente a mobilidade, onde a bicicleta está inserido, os pedestres, transporte coletivo, … espaço público voltado para as pessoas.

      Thumb up 0 Thumb down 0

    2. Outro aspecto desta falta de respeito, além das citadas é a falta de interação das pessoas. Reclamamos que os norte-americanos são frios, mas o brasileiro também está se tornando frios. Está faltando no aprendizado o contato humano, o contato com a coisa pública, comum. Este isolamento, segregação está gerando todo esse tipo de desconfiança e falta de respeito ao próximo. Se olhar aquele tópico da metamorfose de Nova Iorque verá que por as pessoas na rua, no espaço público, incluindo-as leva a maior respeito. Não há melhoria de respeito se não houver a inserção no meio ambiente, e sua interação. Por isto que enquanto tratar o problema como apenas no aspecto de ciclistas ( segregando-a ), o problema será resolvido com soluções paliativas e não efetivas.

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *