Workshop discute incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte

placa bicicletaQuais as melhores iniciativas de promoção ao uso da bicicleta no Brasil? Essa é a pergunta que a ONG Transporte Ativo (TA) quer ajudar a responder durante o II Workshop “A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil”, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 28 a 30 de abril.

Em março do ano passado, 15 organizações de diversas partes do país participaram da primeira edição do encontro, que teve como foco a qualificação das ações que ajudam a estimular o uso da bicicleta em diferentes regiões. “Dentre diversos resultados positivos, como as contagens de bicicletas que se espalharam pelo país, nas sugestões para uma próxima edição muito se falou da parte administrativa das organizações”, informa a ONG em seu site.

Com base nessa demanda, a Transporte Ativo – que completa 10 anos de atuação – abre as inscrições para o segundo workshop que tem como principais temas a administração das organizações, financiamento e empreendedorismo. “Organizações fortes e bem estruturadas são de grande importância para se enfrentar as agruras do caminho, e neste aspecto estamos ainda em uma fase inicial. Baseados nisso, buscamos nessa edição abordar este tema”.

Além de ampliar o conhecimento dos participantes, outros objetivos do workshop são o encorajamento das organizações para desenvolver uma administração eficiente, o intercâmbio de ideias e a qualificação das organizações para lidar, especialmente, com governos e empresas do mercado.

Prêmio

Durante esta uma década de atuação da Transporte Ativo, muitos prêmios e menções honrosas foram dedicadas à instituição pelo seu importante trabalho, reconhecimento merecido que motivou outras tantas ações que até hoje são tidas como referência.

Inspirada nisso, a TA – com patrocínio do Banco Itaú – vai, pela primeira vez, escolher e destacar as melhores iniciativas de promoção ao uso da bicicleta durante o workshop. “Recebemos, ao longo destes anos, diversos prêmios e honrarias, sendo o mais recente o Cycling Visionary Award, em 2013, no Velo City Viena. Conscientes da importância da motivação e reconhecimento para seguir adiante, resolvemos organizar o Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, para exaltar a importância de iniciativas no gênero, premiar e divulgar as melhores ideias e práticas na área”.

A premiação será dividida nas categorias:

- Ação Educativa e sensibilização

- Levantamento de dados e pesquisa

- Empreendimento

Cada categoria terá um vencedor e duas menções honrosas. Os 3 vencedores (um de cada categoria) ganharão uma Poupança Itaú no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) e terão todas as despesas de viagem cobertas pelo evento.

Inscrições

Workshop

Podem se inscrever no workshop organizações da sociedade civil e empresas – legalmente formalizadas ou não. Para isso, é necessário escrever um resumo com as seguintes informações: nome da organização, nome do responsável, cidade de origem, tempo de existência, principais objetivos, formato administrativo, aquisição de recursos e força de trabalho. O texto deve ser enviado para contato@ta.org.br com assunto “Workshop”, até 25 de março.

Um comitê da TA vai selecionar 3 organizações e arcar com as despesas de viagem de um representante. O resultado será divulgado em 3 de abril de 2014.

Prêmio

Organizações e empresas que quiserem se inscrever para o prêmio devem enviar um resumo do projeto a ser analisado para o mesmo endereço de e-mail (contato@ta.org.br) com o assunto “Prêmio”, também até 25 de março.

A programação completa do encontro ainda não foi divulgada.


1 comentário para Workshop discute incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>