Saiba o que é o Dia Mundial de Bike ao Trabalho 2014 e como participar

“Dia Mundial de Bike ao Trabalho” tem segunda edição no Brasil. Evento dissemina ideias práticas de como usar a bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia.

O pessoal da Agência TUTU, em São Paulo, aderiu em peso! Dez pessoas foram de bicicleta, muitas delas pela primeira vez. Bike Anjos e o experiente Enzo Bertolini ajudaram na ação. Foto enviada por Gabriel Pelosi.
Na primeira edição do evento, em 2013, o pessoal da Agência TUTU, em São Paulo, aderiu em peso. Dez pessoas foram de bicicleta, muitas delas pela primeira vez. Foto enviada por Gabriel Pelosi.

de bike ao trabalho 2014Em 9 de maio será realizada a segunda edição brasileira do “Dia de Bike ao Trabalho“, ação que pretende conscientizar as pessoas sobre as vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte. Organizada pelo coletivo Bike Anjo, o evento apresenta uma novidade este ano.

A cada semana será lançado um desafio novo. O primeiro foi a missão Recicletas. Em parceria com os projetos Imagina na Copa, Aromeiazero e Cidades para Pessoas a proposta é consertar as bicicletas que estão encostadas, enferrujando em algum lugar, e doá-las para alguém que precise. Mutirões serão realizados em diferentes cidades brasileiras para recuperar as magrelas. Para participar, basta se inscrever aqui. Acompanhe semanalmente os novos desafios no site do “De Bike ao Trabalho”.

Nascido em 1956 nos Estados Unidos como iniciativa da League of American Bicyclists, o evento é realizado em diferentes partes do mundo. No Brasil, 2013 foi o primeiro ano da ação em âmbito nacional e foi de grande impacto, com 44 atividades realizadas. O Vá de Bike recebeu relatos de vários cantos do país com histórias de quem utilizou a bicicleta como transporte pela primeira vez.

Inspire-se com nossa galeria de fotos enviadas por leitores que foram de bicicleta ao trabalho em 2013!

Banner da missão recicletas: desafio é colocar em circulação bikes que estavam encostadas. Imagem: Reprodução
Banner da missão recicletas: desafio é colocar em circulação bikes que estavam encostadas. Imagem: Reprodução

Como se envolver

No site do “De Bike ao Trabalho” estão disponíveis informações sobre como aderir. No espaço há materiais educativos e orientações básicas para ajudar os interessados. Também é possível ver modelos de cartas destinadas aos empresários e poder público para sensibilizá-los da importância de apoiar o usuário de bicicleta. Até o momento, há iniciativas programadas nas cidades de Cuiabá, Belém, Brasília, Belo Horizonte, Niterói, Guarulhos, Pinhais e Porto Alegre.

Quem quiser se aventurar e não tem o hábito de pedalar pode contar com o apoio de um Bike Anjo. Um ciclista experiente vai orientar o novo usuário de bicicleta com relação às melhores práticas para um pedal seguro e agradável nas ruas.


De Bike Ao Trabalho 2014

Data: 9 de maio de 2014

Realização: Bike Anjo

Parcerias: mais de 60 parceiros por todo o Brasil

Saiba mais: debikeaotrabalho.org

Está planejando alguma ação especial na sua cidade? Conte para nós 🙂

Vá de Bike para o trabalho!
Dicas do Vá de Bike para pedalar nas ruas de forma segura

Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?

Depoimentos de quem já usa a bicicleta para ir ao trabalho

Vídeo com dicas para ir ao trabalho de bicicleta

6 comentários em “Saiba o que é o Dia Mundial de Bike ao Trabalho 2014 e como participar

  1. Aqui no DF váriso bondes sairam de diferentes partes de Brasília e cidades satélites.
    Servidores do Senado fizeram a segunda “bicicletada” para reivindicar vestiário e chuveiro (o Senado é enorme, e tem um orçamento enorme também, basta um pouquinho de boa vontade).
    Um dos tribunais aqui lançou nesse dia um projeto de incentivo ao uso da bicicleta pelos servidores, que sofrem com o excesso de carros e a falta de vagas para estacionar. Lá já tem vestiários e chuveiros, para meninos e meninas, e estão programando adquirir um ferro a vapor para quando as camisas sairem das mochilas (kkk). O projeto conta também com vídeos, reproduzidos em tv instalada em espaço de circulação das pessoas, e cartilhas. Teve garrafinha e camiseta doadas pela Transitlândia – Escola Vivencial de Trânsito – DER (a cartilha é muito boa).
    O governo do Distrito Federal fez cara de paisagem…

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  2. Bem interessante.. pena que estou sem bike neste momento.

    Pessoal, tem um link interessante na revista do Sesc, sei que não tem a ver com o tópico, mas continua sendo uma prova de que o modal vem conquistando cada vez mais pessoas interessadas nos benefícios que a bicicleta oferece:

    http://www.sescsp.org.br/online/artigo/7449_MAQUINAS+DA+PAZ+E+DE+MOBILIDADE#/tagcloud=lista

    A parte que mais me chamou a atenção foi a citação referente à forma como Vinicius de Moraes carinhosamente a apelidou.. “máquinas da paz”. Até hoje, não encontrei definição que melhor as descrevesse.

    Abç!

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *