Foto: Rachel Schein

Como uma simples pintura no chão pode aumentar a segurança dos ciclistas

Feita pela população, pintura no asfalto de um cruzamento de São Paulo teve efeito imediato: motoristas paravam para dar passagem aos ciclistas.

Grupo de ciclistas sinaliza trechos críticos de ciclovia. Pintura deveria ter sido feita pelo poder público há tempos. Foto: Rachel Schein
Cidadãos sinalizaram trechos críticos da ciclovia na avenida Pedroso de Morais. Pintura deveria ter sido feita pelo poder público há tempos. Foto: Rachel Schein
Antes e depois: intervenção teve efeito positivo. Neste local, porém, ainda é necessária a instalação de semáforo para garantir a segurança de pedestres e ciclistas. Foto: Rachel Schein
Antes e depois no cruzamento da rua Mário Guastini: intervenção teve efeito imediato. Foto: Rachel Schein

Em 2014, antes do início do plano de ciclovias implantado em São Paulo, cidadãos insatisfeitos com a omissão histórica do poder público resolveram agir. Um grupo de dez pessoas sinalizou dois cruzamentos de risco da ciclovia Faria Lima, na avenida Pedroso de Morais, zona oeste da capital. Para executar o trabalho, os voluntários usaram tinta vermelha, barbante, rolos de pintura, cones e cavaletes.

Veja a galeria de fotos, mostrando como a ação foi realizada e o respeito dos motoristas logo no dia seguinte.

Um dos cruzamentos sinalizados naquela noite de 8 de abril ficava na Pedroso de Morais com a rua Mário Guastini, onde havia um semáforo para retorno dos veículos mas nenhuma sinalização para a travessia de ciclistas. O próximo cruzamento (seguindo sentido bairro), na Praça Ernani Braga, sem semáforo, foi pintado pela metade, deixando claro o recado para os órgãos competentes para que continuem o trabalho.

“A gente passa aqui todo dia, e todo dia a gente vê pessoas em risco porque, dependendo do lado que o ciclista vem, o motorista olha para o outro lado e não vê se tem alguma bicicleta passando [no caso do cruzamento sem semáforo]”, disse um ciclista que participou da ação.”É perigoso pra ciclistas, pedestres e até para os próprios motoristas”, afirmou outro participante do trabalho.

Reações

Algumas pessoas que passavam pelo local, a pé ou de bicicleta, pararam para conversar com os ciclistas. Transeuntes que pensaram se tratar de funcionários da prefeitura informaram outras áreas de risco. “Perigosa mesmo é a Praça Panamericana, que não tem guia rebaixada no local adequado”, opinou um passante. Ele foi instruído a entrar no site da Prefeitura de São Paulo para formalizar a reclamação. “É bom que as pessoas entrem no site e reclamem porque isso mostra a demanda e a urgência de sinalização”, disse uma das voluntárias que ajudava na intervenção.

Ao ver a movimentação na rua, um motociclista parou e parabenizou a equipe. “Eu passo sempre aqui e paro antes pra dar espaço para os ciclistas, mas aí vem um carro e para lá na frente. Isso já deveria ter sido feito há muito tempo.”

Veja também
Outras ações cidadãs para consertar as cidades
Ciclistas sinalizam pontes com placas em São Paulo
Cidadãos pintam 3 km de ciclofaixa em Fortaleza
Ciclovia removida ressurge repintada pela população

Resultado positivo

Um dos integrantes conta que o grupo gastou cerca de R$ 200,00 para fazer a sinalização. “A gente sabe que a tinta não é adequada, mas pelo menos funciona”.

O Vá de Bike esteve lá durante a ação e também na manhã seguinte (9/4) conferindo o resultado e constatou que a iniciativa teve efeito imediato. Mesmo com a frase “feito pelo povo” pintada no chão, motoristas aguardavam atrás da faixa, garantindo o espaço para a travessia segura dos ciclistas.

Sinalização oficial

A intervenção durou pouco tempo, consequência direta da qualidade da tinta. Em poucas semanas, a situação voltou ao que era antes. Mas em 2016, quando esse trecho da ciclovia foi entregue, todos os cruzamentos passaram a ter o recuo na faixa de retenção e a sinalização de solo vermelha.

Nas conversões não sinalizadas, a prioridade continua sendo do automóvel, o que coloca em risco a vida do ciclista.

Pontos de risco de uma ciclovia

Por Willian Cruz

Os maiores pontos de risco de uma ciclovia são as conversões, pois os motoristas, com sua atenção voltada apenas para a parte asfaltada do viário, podem não se ater aos ciclistas que se deslocam pela ciclovia, fechando seu caminho inadvertidamente ou mesmo os atropelando, com consequências trágicas.

Ciclovias de canteiro central em que o ciclista precisa desviar de carros parados nos cruzamentos, ou torcer para que alguém na faixa esquerda não faça uma conversão, colocam em risco sua vida. Isso acontece especialmente em ciclovias de canteiro central ou em calçadas, porque podem haver obstáculos visuais que tirem a atenção ou impeçam a visão dos motoristas que pretendem convergir. Em ciclovias junto à via ou ciclofaixas, o motorista não tem nenhuma desculpa para não perceber o ciclista que trafega justo ao seu lado.

Além de estar em local que já seja um caminho natural dos ciclistas (ou uma alternativa compensadora em termos de aclives e distância), para que seja utilizada por todos, a ciclovia deve estar sinalizada corretamente, com intervenções nos cruzamentos e retornos.

Ciclovias devem proteger vidas

Para acabar com esses pontos de risco, a solução seria eliminar as conversões, fazendo com que os automóveis contornem uma quadra para cruzar a avenida – como, por sinal, é feito na Ciclofaixa de Lazer, aos domingos, justamente por uma questão de segurança.

Quando não se aceita abrir mão dessa comodidade (tornando-a mais importante que proteger a vida das pessoas), a solução mínima é utilizar um semáforo, para indicar a ciclistas e motoristas o momento certo de cruzar em segurança, evitando conflitos que podem ter consequências graves para a parte mais frágil.

O asfalto das áreas comuns, em toda a extensão da ciclovia, deve ser pintado de vermelho como nos trechos segregados, com faixa de contenção branca, demonstrando claramente a prioridade de circulação das bicicletas nessas intersecções (prioridade que, por sinal, é prevista em Lei).

Uma terceira solução seria fazer a travessia ser elevada em relação ao asfalto, constituindo em uma espécie de lombada larga e com o topo plano (como nas “lombofaixas” para travessia de pedestres). Dessa forma, em vez do ciclista descer à via dos carros, estes devem subir para passar pela via das bicicletas. Além de obrigar o motorista a reduzir a velocidade, esse tipo de intervenção tem o bônus de tornar bastante claro que a prioridade no cruzamento deve ser sempre do ciclista. Infelizmente, o que temos nessa ciclovia são placas de “pare” para os ciclistas, subvertendo a prioridade de deslocamento e imputando a estes a responsabilidade por evitar seu próprio atropelamento.

Esperaria-se que, por ser uma estrutura segregada, uma ciclovia como a da Faria Lima seja segura o suficiente para que nossas crianças e idosos também pedalem por ela. Ainda temos o que melhorar na ciclovia mais utilizada da cidade.

9 comentários em “Como uma simples pintura no chão pode aumentar a segurança dos ciclistas

  1. Willian, como será feita a ciclovia entre a av. Cidade Jardim até a Hélio Pellegrino? Neste trecho já existem várias intervenções privilegiando os carros que tiraram a ciclovia que já estava feita, obrigando os ciclistas a andarem na rua.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Tom, ainda não foi divulgada informação oficial que permita saber isso, mas o mais provável é que o canteiro central tenha que ser alargado novamente. Esse estreitamento foi uma decisão bastante questionável e foi feito como contrapartida viária do Shopping JK Iguatemi (pelo que entendo, por determinação da CET).

      Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Concordo com o Paulo!
    Não só o cruzamento do shopping Butanta mas também alguns outros por onde passa a ciclovia, pois não há sinalização em nenhum deles.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  3. Na Avenida Eliseu de Almeida também existe um retorno, que dá no Shopping Butantã, com o mesmo tipo de problema. Não existe um recuo para os carros e a ciclovia fica bloqueada. Passo por lá todos os dias de bicicleta e já passei alguns apuros, pois como disseram, os motoristas se preocupam apenas com o que está asfaltado.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Paulo, te incentivo a juntar alguns amigos e ir lá pintar uma faixa também. Quanto mais gente fazendo isso mais pressão a CET vai sentir. A única coisa que não pode é só comentar em um blog e esperar que os outro façam. Se quiser ajuda é só falar que tenho certeza que rapidamente juntamos uma turma para fazer.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *