Brasília ganha sistema de bicicletas compartilhadas

Bike Brasilia inaugura com dez estações. Previsão é chegar a 40 até setembro. Foto: Divulgação

Bike Brasília: 400 bicicletas serão disponibilizadas até setembro de 2014. Foto: Divulgação

No dia 28 de maio foi inaugurado o sistema de compartilhamento de bicicletas da capital federal, o Bike Brasília. Inicialmente com dez estações e abrangendo a área central e partes das Asas Sul e Norte, o projeto pretende chegar a 40 estações e 400 bicicletas até setembro deste ano.

Estações são alimentadas com energia solar e a comunicação com a central é feita sem fios. Foto: Divulgação

Estações são alimentadas com energia solar e a comunicação com a central é feita sem fios. Foto:Divulgação

Para usar o sistema é preciso cadastrar-se pela internet e pagar uma taxa anual de R$ 10. A bicicleta pode ser usada gratuitamente por 60 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar. Após 1 hora de uso, são cobrados R$ 5 para cada período adicional de 60 minutos, mas o ciclista tem a opção de devolver a bicicleta antes do término do período gratuito e guardar um intervalo de 15 minutos para retirá-la novamente sem pagar nada.

Para destravar a bicicleta, o usuário pode usar o aplicativo para smartphones ou ligar do celular para o telefone (61) 4003-9846. As estações funcionam todos os dias, das 6h às 23h59 para retirada das bicicletas e 24 horas para devolução.

O programa é resultado de uma parceria entre o governo do Distrito Federal, Samba/Serttel e Itaú Unibanco. Assim como nos demais projetos Bike Itaú, as estações do Bike Brasília são alimentadas por energia solar e interligadas por sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G, permitindo que estejam conectadas com a Central de Controle 24 horas por dia. A central monitora em tempo real a operação do sistema, garantindo a melhor distribuição das bicicletas, e realiza atendimento aos usuários via celular e callcenter. O projeto também conta com oficina de manutenção para montagem e recuperação dos equipamentos e veículos especiais para distribuição das bicicletas.

“Acreditamos no potencial de Brasília e queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. Entendemos que uma maneira de fazer isso é incentivar o uso seguro das bicicletas no dia a dia da população, pois as bikes são uma alternativa viável para o deslocamento em pequenos trajetos”, afirma Cícero Araujo, diretor de Relações Institucionais e Governos do Itaú Unibanco.

Estações inauguradas em 28 de maio
Memorial JK/Tribunais/Praça Buriti
Centro Convenções/Estádio
Rodoviária Brasil
Torre TV
Setor Hoteleiro Norte
Setor Hoteleiro Sul
Congresso República
Catedral
N1
S1

3 comentários para Brasília ganha sistema de bicicletas compartilhadas

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>