Aplicativo Ciclovida DF tem compartilhamento de dicas e locais de interesse para ciclistas

Aplicativo lançado pelo governo do Distrito Federal tem versões para iPhone e Android. Imagem: reprodução.

Aplicativo lançado pelo governo do Distrito Federal tem versões para iPhone e Android. Imagem: Reprodução

O governo do Distrito Federal lançou no final de maio o aplicativo Ciclovida DF, recurso disponível para usuários de iPhone e Android. Desenvolvido pela empresa OitoDigital, o app possibilita o acesso ao mapa das ciclovias da região, além de dicas sobre trajetos e circuitos específicos, e o compartilhamento de informações com outros usuários com um mapeamento GPS de pontos importantes: caminhos mal sinalizados, características do terreno e pontos pouco seguros para pedalar. Há também indicações de serviços e locais de interesse para quem pedala em Brasília e arredores, como bicicletarias ou locais de estacionamento. A versão disponível para dispositivos da Apple tem 15,8MB e requer iOS 7.0 ou posterior. Já para dispositivos Android, foi concebido para rodar a partir da versão 4.0.

ciclovidaDF2

Aplicativo permite que o próprio usuário aponte problemas, como buracos ou áreas perigosas, além de indicar pontos de interesse, utilizando o rastreio GPS do smartphone. Imagem:Reprodução

A ONG Rodas da Paz, que está entre as entidades de ciclistas que participaram da elaboração do projeto, destacou as principais vantagens do aplicativo, como a possibilidade de baixar os mapas de trilhas e percursos em formato GPX, permitindo a visualização em dispositivos de GPS e outros aplicativos. A função de rastreamento GPS também registra, em tempo real, as pedaladas dos usuários, contendo informações como tempo gasto, distância percorrida e outros dados adicionais – estimativas de calorias queimadas e emissões de poluentes evitadas.

A entidade também apontou possíveis pontos que precisam ser revistos, como trechos de ciclovia que não existem e a necessidade de estar no local para inserir comentários sobre a infraestrutura ou os arredores, sem poder fazê-lo mais tarde, o que pode desencorajar o ciclista caso esteja em local de pouco movimento ou à noite.

Da parte dos usuários, as avaliações presentes na página do app no Google Play se dividem entre elogios à iniciativa e críticas mais específicas, relatando principalmente ciclovias inexistentes e travamentos em alguns modelos de smartphone, como o Samsung Grand Duos.

Ações em ciclomobilidade

O novo app faz parte de um conjunto de ações governamentais de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte no Distrito Federal. O programa CiclovidaDF conta com uma página no Facebook, aberta à participação da população, com dicas e orientações sobre pedal seguro. Além disso, a página do Governo do DF na internet traz uma relação de obras de infraestrutura em andamento em áreas de Brasília, como o eixo monumental, e em cidades-satélite, como Gama e Guará, totalizando 171,3 km de novas estruturas.

Segundo o Detran, as mortes de ciclistas no DF caiu 62,6% em dez anos. Entre 2012 e 2013 houve uma queda de 15,6% no número de vítimas fatais em ocorrências com bicicleta.

No fim de maio foi também lançado o programa de empréstimo de bicicletas Bike Brasília, que até setembro deverá oferecer 400 bicicletas, distribuídas em 40 estações. As dez primeiras estações estão concentradas na região central da cidade e em partes das asas Sul e Norte da capital.


3 comentários para Aplicativo Ciclovida DF tem compartilhamento de dicas e locais de interesse para ciclistas

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>