Foto: Rachel Schein

Veja como foi a Tweed Ride São Paulo 2014 – passeio de bicicleta com roupas de época

Participantes percorreram ruas e avenidas com roupas de época e bicicletas antigas, incluindo uma penny farthing, com sua roda enorme na frente. Veja vídeo e fotos.

Uma volta no tempo em duas rodas, no centro histórico de São Paulo. Foto: Rachel Schein
Uma volta no tempo em duas rodas, no centro histórico de São Paulo. Foto: Rachel Schein
Foto: Rachel Schein
Foto: Rachel Schein

No dia 29 de junho, um passeio “retrô” tomou conta de São Paulo. Saindo do Theatro Municipal, no Centro, os participantes percorreram diversas ruas e avenidas da cidade com roupas de época e algumas bicicletas antigas, incluindo uma penny farthing – bicicleta com uma roda enorme na frente e outra pequena atrás. Era a Tweed Ride, em sua segunda edição na capital paulista.

Passando por pontos históricos como a Praça da Sé e o Viaduto do Chá, os ciclistas, em suas roupas e gestos, faziam alusão a uma época em que o automóvel ainda não tinha a prioridade que tem hoje e a pressa não guiava a vida das pessoas. A Tweed Ride é uma oportunidade de “vir ao mundo a passeio” e, possivelmente, estender essa postura a outras ocasiões.

Veja a galeria de fotos completa

Sinta um pouco do clima do passeio nesse vídeo da Rachel Schein:

Foto: Rachel Schein
Foto: Rachel Schein

Origens

Também chamada de Tweed Run, a pedalada faz uma divertida volta no tempo, com roupas e bikes antigas e adereços vintage. O nome do passeio tem origem num tipo de tecido surgido na Grã-Bretanha, o tweed, feito com fios de lã em diferentes padronagens e muito utilizado em casacos, ternos e blaisers. Junto com as roupas de tweed, é normal os ciclistas usarem gravatas, luvas, chapéus, calçados elegantes e adereços como colares, penas e cachecóis.

Nas bicicletas, faróis antigos, paralamas, bancos de couro, cestinhas, protetor de saia e outros acessórios mais comuns em modelos antigos marcam o estilo do evento, que foi realizado pela primeira vez em Londres, no ano de 2009. Desde então, a Tweed Ride passou também a acontecer em outras diversas cidades do mundo, como São Francisco, Boston, Chicago, Filadélfia, Toronto, Paris, Sidney, Tóquio e Washington.

Foto: Rachel Schein
Foto: Rachel Schein

Versão brasileira

Apesar da pegada de “inverno” e da cultura mais voltada à vestimenta do hemisfério norte, a Tweed Ride também tem adesão no Brasil, abarcando as características locais. Foi em Curitiba que essa pedalada “cycle chic” aconteceu pela primeira vez no país, em 2010. Já em São Paulo, a primeira Tweed Ride aconteceu em 2011.

Em tempos modernos, a Tweed Ride é bastante ligada ao movimento “cycle chic”, que prega o uso da bicicleta no meio urbano com roupas não especializadas e de uso diário, fazendo alusão a uma época em que as bicicletas eram maioria sobre os automóveis nas paisagens das grandes cidades, e era considerada um meio de transporte inovador e moderno. Nada mais atual do que a velha e boa bicicleta.

Foto: Rachel Schein
Foto: Rachel Schein

4 comentários em “Veja como foi a Tweed Ride São Paulo 2014 – passeio de bicicleta com roupas de época

  1. Muito legal!.pessoal sou do interior de SP,gostaria de dicas que roupa usar para ir ao trabalho de bike.ainda me falta coragem de minha casa ao trabalho são 14km e aqui o povo é mal educado no trânsito,tenho que adivinhar se acionará a seta.me sinto bem pedalando, mas no meu bairro quero ir de bike para o trampo.pensei em usar uma bermuda, tênis camiseta.espero receber dicas obrigado

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Parabéns a todos bikers que estavam curtindo o prazer de pedalar no Tweed Ride e ao vídeo que valorizou o evento, pq a abertura cobertura do sbt não deu essa amplitude de muitos ciclistas no dia…vamos de bike sempre.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *