Foto: Willian Cruz

Ciclistas e entidades assinam manifesto a favor da implantação de ciclovias em São Paulo

Em contrapartida a iniciativas que se opõem às estruturas criadas na cidade, ciclistas e organizações criaram abaixo-assinado a favor de mais ciclovias. Assine!

Foto: Willian Cruz
Foto: Willian Cruz

Você também é favorável a mais ciclovias em São Paulo? Assine aqui!

A cidade de São Paulo tem visto crescer um movimento contrário à implantação de ciclovias nas ruas da cidade. Ao mesmo tempo em que nega o direito de utilização segura das ruas em bicicletas, essa oposição à instalação de infraestrutura para bicicletas defende a continuidade do uso do espaço público para fins particulares, priorizando o estacionamento de automóveis em detrimento da circulação do veículo bicicleta.

É importante ressaltar que estacionar o carro na rua não é direito garantido por lei, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Além disso, necessidades individuais não podem sobrepujar a coletividade e o direito do cidadão que utiliza a bicicleta de circular com mais segurança, sem se sentir ameaçado por pessoas que pensam de forma diferente e se utilizam de outros veículos.

A iniciativa representa um enorme passo em direção a uma cidade mais justa, mais inclusiva e mais democrática.  Mesmo que ainda existam pontos de melhora, que as ciclovias ainda não estejam totalmente conectadas e que ainda não atinjam toda a cidade, elas representam melhor aproveitamento do viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, menos estresse, menos congestionamento e menos mortes no trânsito. Uma cidade que nossos filhos merecem receber de nossas mãos.

A maior cidade do Brasil ainda está estacionada no século passado em relação à mobilidade. Negar o desenvolvimento sustentável e o uso da bicicleta como alternativa de transporte aos cidadãos é manter um conceito ultrapassado e já abandonado nas cidades mais desenvolvidas do mundo, além de negar a quem utiliza esse meio de transporte seu direito inalienável de escolha.

Na decisão de apoiar ou se opor à construção de ciclovias, deve-se pesar os pontos listados neste texto: Por que apoiar a implantação de ciclovias

Você também é favorável a mais ciclovias em São Paulo? Assine aqui!

15 comentários em “Ciclistas e entidades assinam manifesto a favor da implantação de ciclovias em São Paulo

  1. Infelizmente estas pessoas que que são contra normalmente são pessoas que utilizam o carro até para ir do banheiro para a sala. Nunca estão dispostos a nenhum sacrificio em bem da coletividade. Acredito que as ciclovias precisão de alguns ajustes mais dai a parar é pura ignorância.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. A ciclovias, vai ajuda a dispolui a cidade e benefício para o físico, respiratório e varios aspecto ,tambem diminuição a poluição,sonora e traz a família na sociedade nos finais de semanas,independencia para muitos brasileiro do transporte superlotado.E muito mais.qualidade de vida.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. A ASCIBIKERS-Associação de Ciclismo da Grande S.Paulo, é uma entidade que promove a bicicleta como esporte , lazer e meio de transporte na zona sul desde 1985.
    Coloquem tambem a ASCIBIKERS como participante deste movimento a favor das ciclovias, ciclofaixas e ciclo rotas. e contra tambem desta ação do MP contra elas.
    João Carlos Lamim

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Assinado e apoiado! Espero que São Paulo seja invadida por ciclovias de todos os lados !
    Só não entendo porque estão dando tanta prioridade ao centro da cidade e na periferia não se ve o mesmo empenho, na Zona Leste por exemplo tirando as Ciclovias da Radial Leste e a do Parque Ecologico do Tiete que é mais para lazer não conheço outras, espero que a Zona Leste não seja esquecida nestes tais 400 km de ciclovias. A distribuição tem de ser feita de forma igual, outra coisa não adianta só pintar o chão de vermelho, tem de ter proteção ao ciclista, planejamento, fiscalização, multa etc. Tudo tem de ser bem pensado e bem feito, e também ter manutenção para o que já foi feito a muito tempo e para o que esta sendo feito agora.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Valdemir, foi inaugurado recentemente um trecho de ciclovia na R. Dr. Assis Ribeiro, aos lados do canteiro central, no trecho entre a Avenida Paranaguá e a Rua Rio Soturno. O traçado proporciona a conexão com a estação CPTM Ermelino Matarazzo e acesso à Vila Jacuí, estimulando a intermodalidade.
      http://vadebike.org/2014/08/ciclovia-assis-ribeiro-guilherme-cotching/

      Também recebemos hoje o relato de uma ciclovia sendo sinalizada em frente ao crematório de V. Alpina. E ali do lado, na V. Prudente, tem uma ciclovia praticamente pronta, acompanhando a linha do monotrilho.

      E a da Radial Leste não deveria ser para lazer. O grande problema é que ela não chega ao centro, forçando o ciclista a dar uma volta que o faz adotar outros caminhos fora dela. Ainda assim, bastante gente a utiliza.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Sou super a favor da construção de mais Ciclovias.

    Isso ajuda a Saúde diretamente, pois faz com que as pessoas pratiquem exercicios e ainda cheguem mais dispostas ao trabalho.
    já que o Governo não reverte nossos impostos para o destino final, que seria exatamente isso, investir em Educação, Saude, Transportes, Segurança…ao menos isso, deixe o povo pedalar com maior tranquilidade.

    Parabens à campanha!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. não esta de acordo não ha um projeto de urbanização não ha planejamento de urbanização as cliclofaixas estão feitas sem projetos de hurbannização vindo a ser um risco a nos ciclistas ou trabalhadores que poderão utilizar a ciclo faixa como meio de transporte n]ao esta sinalizada adequadamente esta havendo em tdos os sentido prejiozos que beneficio desta maneira

    Thumb up 1 Thumb down 3

  7. Não acho legal usar apenas as bikes como mote para acabar com essa farra das vagas, o transporte coletivo, maior e mais importante que as bikes, algo fundamental, sofre demais com esse absurdo!!! Por si só isso já justifica acabar com estacionamento nas vias!!! Tem carro quem quer, ninguém enfia uma arma na cabeça do sujeito forçando ele a comprar um carro… portanto o sujeito tem que arcar com seu uso, estacionando dentro de casa e os comércios tem que ter local específico para seus clientes!

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *