Passarela será mais um acesso à Ciclovia Rio Pinheiros, servindo como alternativa à escadaria da estação Vila Olímpia (foto das obras, em maio de 2014). Foto: Willian Cruz

Ciclopassarela do Parque do Povo é inaugurada em São Paulo

Passarela para bicicletas ligando o Parque do Povo à Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, será entregue nesta quarta-feira, 20 de agosto.

Passarela será mais um acesso à Ciclovia Rio Pinheiros, servindo como alternativa à escadaria da estação Vila Olímpia (foto das obras, em maio de 2014). Foto: Willian Cruz
Passarela será mais um acesso à Ciclovia Rio Pinheiros, servindo como alternativa à escadaria da estação Vila Olímpia (foto das obras, em maio de 2014). Foto: Willian Cruz

Depois de atrasos na entrega da obra, a ciclopassarela de 180 metros, por cima da marginal Pinheiros, será entregue à cidade nessa quarta-feira, em uma cerimônia de inauguração às 10h30. Na altura da Ponte Cidade Jardim, a obra é uma compensação urbana pelo impacto provocado na região pela construção do complexo comercial WTorre JK, que envolve o shopping JK, prédios comerciais e um teatro.

Atualizado: Prefeito questionou proibição de pedalar na ciclopassarela durante inauguração – veja como foi

A obra foi feita pela WTorre e liga o Parque do Povo, no Itaim Bibi, à ciclovia da marginal, às margens do Rio Pinheiros. Com a nova entrada, a ciclovia passa a ter sete acessos: Parque do Povo, Avenida Miguel Yunes, Ponte do Socorro, estações Jurubatuba, Santo Amaro, Vila Olímpia e Cidade Universitária, da linha 9. Está prevista a construção de mais um acesso também pelo Parque Villa-Lobos, ainda sem data definida. Quanto mais acessos, mais a ciclovia se torna funcional e tende a ser utilizada para transporte.

Originalmente, a entrega foi prometida para cerca de 2 anos atrás. Em entrevista ao jornal SPTV, da Rede Globo, Walter Torre Junior, dono da construtora, garantiu que todas as contrapartidas do projeto estariam prontas em outubro de 2012.

Os horários de funcionamento do acesso devem acompanhar os da ciclovia, das 5h30 às 18h30.

Para não perder nossas matérias, cadastre seu e-mail para receber o resumo diário,
utilizando o box na coluna direita da página.

17 comentários em “Ciclopassarela do Parque do Povo é inaugurada em São Paulo

  1. Alguém tem uma explicação plausível do motivo/causa/razão de não haver uma saída de dentro do parque para a passarela?

    Hoje fui até lá pra ver como ficou. Entrei no Parque do Povo, imaginando o óbvio (que haveria saída do parque direto pra ela), e quando cheguei nela vi que não! Teria que sair do parque pra chegar lá. Tá certo que basta seguir a faixa pintada, mas ainda assim não vejo sentido.

    Thumb up 2 Thumb down 2

    1. Eu acho que faz mais sentido a passarela dar de fora do parque mesmo.

      Se ela saísse de dentro do parque, ficaria aquela velha impressão de que bicicleta é só lazer, e não mobilidade também. A passarela tem que ter acesso rápido e fácil para quem está se deslocando, sem ter que passar por dentro do parque se esse não for o melhor caminho para ela.

      E de qualquer forma, tem uma saída/entrada do parque bem próxima (apesar de não ser bem na boca da passarela, a entrada é só a uns 30 metros de distância) e interligada pela ciclovia/calçada compartilhada, então para quem está pedalando a lazer não faz absolutamente nenhuma diferença.
      Utilizei a passarela e na minha opinião está aprovada com louvor.

      Thumb up 4 Thumb down 1

    2. Jorge, o parque fecha às 22h. Embora hoje a Ciclovia Rio Pinheiros hoje tenha horário de funcionamento, creio que imaginaram que em algum momento futuro ela funcionará 24h e o acesso não pode ficar bloqueado com o fechamento do parque. Sei lá, estou supondo.

      Thumb up 3 Thumb down 1

      1. Não disse que a entrada da passarela devia ser exclusivamente pelo parque, mas sim que deveria haver outra entrada por ele, para que as pessoas não precisassem sair do parque e enfrentar a rua para chegar na ciclovia do Pinheiros. A rampa da passarela termina praticamente na grade do parque….não acho que custaria muito colocar um portão ali que seria fechado sempre que a passarela fosse fechada, e que já daria acesso direto à ciclovia do parque.

        Thumb up 1 Thumb down 1

          1. Há um portão realmente bem perto da passarela, alguns poucos metros, que estava fechado no dia que passei ali (um sábado, por volta das 13:00)! Eu tive que sair pelo portão que dá pra Av. Cidade Jardim, e ir pela calçada, onde foi pintada uma faixa demonstrando que ali é via compartilhada entre ciclistas e pedestres. Só que essa calçada não comporta um movimento maior de ciclistas….uma bicicleta “indo” e outra “vindo” já obriga um dos ciclistas a “invadir” a área dos pedestres (como aconteceu comigo mesmo).

            Thumb up 1 Thumb down 1

  2. Quando a ciclopassarela de Villa-Lobos, se olharem ao lado da estação irão ver algumas bases já feitas. Então possivelmente daqui a 6 meses teremos outra ciclopassarela.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  3. Além da entrega da ciclopassarela, uma nova ciclovia de interligação entre a ciclovia da Faria Lima até o Parque do Povo deve ser entregue nos próximos dias, segundo nota da CET em noticia no G1….

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Quanto ao acesso do Parque Villa-Lobos, ainda está de pé aquele projeto de ciclopassarela até a cidade universitária? Alguém sabe se as obras já começaram ou se pelo menos têm previsão de início?

    Thumb up 3 Thumb down 0

  5. Inauguração às 20h? As pessoas vão subir na passarela, pedalar até o portão fechado da ciclovia e voltar? Até essa ciclovia ter os acessos necessários e os horários possíveis para ser realmente útil para quem se desloca até o trabalho já vamos ter ciclovia do Villa-Lobos até a João Dias há tempos.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *