Ciclovia no Parque do Povo. Além do grande fluxo nos finais de semana, acesso também ajudaria a aumentar utilização da Ciclovia Rio Pinheiros nos dias úteis.

Acesso à Ciclovia Rio Pinheiros pelo Parque do Povo não sai em 2012

Apesar de prometer contrapartidas viárias para outubro de 2012, WTorre não entregou o acesso. Veja o que diz a CET e qual a previsão.

Ciclovia no Parque do Povo. Além do grande fluxo nos finais de semana, acesso também ajudaria a aumentar utilização da Ciclovia Rio Pinheiros nos dias úteis.

Uma das contrapartidas viárias do complexo comercial que inclui o Shopping JK Iguatemi, na Vila Olímpia, em São Paulo, é um novo acesso à Ciclovia Rio Pinheiros, a partir do Parque do Povo. Quando da abertura do Shopping, em junho de 2012, Walter Torre garantiu que todas as contrapartidas viárias da obra estariam prontas até outubro deste ano – o que, certamente, deveria incluir esse acesso.

>> Saiba onde estão os acessos atuais e futuros da Ciclovia Rio Pinheiros <<

Sabemos que o acesso ainda não começou a ser construído (novembro/2012) e tivemos uma informação não confirmada de que a empreiteira estaria questionando a construção da passarela, por discordar de detalhes técnicos (elevação exigida, inclinação das rampas de acesso, etc). Questionamos a assessoria da WTorre, para saber quando (e se) o acesso seria entregue, mas fomos ignorados, não recebendo confirmação nem negativa.

O Vá de Bike buscou então um posicionamento da CET, para saber se a empresa havia sido desobrigada de cumprir essa contrapartida ou se haveria data limite acordada para esse cumprimento.

Acesso deve ser construído, mas só em 2013

O empreendimento que tem como uma das contrapartidas viárias o acesso ao Parque do Povo, visto da Ciclovia Rio Pinheiros.

A Companhia de Engenharia de Tráfego nos informou que a construção da passarela está relacionada à “conclusão dos Blocos C, D, E, bem como reforma do Bloco B”, não estando incluída no Termo de Recebimento e Aceitação Parcial (TRAP) relativo ao Shopping JK Iguatemi.

Em outras palavras, a WTorre está obrigada a construir o acesso à ciclovia para que o restante do complexo possa ser inaugurado, sem haver uma data limite para sua entrega. Mas como a conclusão dos demais blocos está prevista pela empreiteira para 2013, devemos ver o acesso construído nesse mesmo ano, até o início de funcionamento do restante do complexo comercial.

Uma curiosidade é que outro desses condicionantes seria um trecho da Ciclovia rio Pinheiros, entre a Estação Hebraica/Rebouças e a Estação Villa-Lobos/Jaguaré (apenas a ciclovia, não os acessos do trajeto), que já foi entregue em março de 2012. Outras obrigações da WTorre com o município incluem um viaduto, uma quarta faixa na pista local da Marginal Pinheiros e algumas intervenções menores no entorno.

A CET informou ainda que “os projetos referentes às obras condicionadas à 2ª etapa já foram aprovados e estão sendo executados pelo empreendedor”. Com os projetos já aprovados, não haveria margem para que a WTorre pudesse abrir mão da passarela no Parque do Povo.

Esperamos que os boatos sejam infundados e a empreiteira honre o compromisso com a cidade de entregar todas as chamadas medidas mitigadoras de trânsito, de acordo com a Certidão de Diretrizes emitida para o empreendimento (CD 038/11) – ainda que em 2013.

15 comentários em “Acesso à Ciclovia Rio Pinheiros pelo Parque do Povo não sai em 2012

  1. Tomara que construam logo o acesso pelo Parque do Povo, não aquento mais carregar minha bike escada acima, eu acho perigoso, principalmente nos fins de semana, quando crianças também circulam pelo acesso da Vila Olimpia.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  2. A CET e a CPTM prometeram 3 acessos no segundo semestre de 2012. O da da ponte Morumbi era um deles. Mandei um e-mail para a CPTM e eles me informaram que o prazo agora é 2013, não informaram nem o mês, ou seja pode ser janeiro ou dezembro, e tb pode ser que não seja cumprido novamente, assim ficamos de mãos atadas. Alguém tem alguma informação mais precisa sobre o acesso da marginal pela ponte do morumbi?
    Abraços

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. E a saída da ciclovia para o Villa Lobos? É um absurdo a ciclovia chegar até a porta do parque e não ter saída para ele. Aliás, bem que podiam ver a viabilidade de fazer uma ciclovia margeando todo o rio Pinheiros e o Tietê, praticamente ligando a represa Billings com o Parque Ecológico do Tietê.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

    1. Jorge, tem toda razão, as várzeas e margens de rios costumam ser bastante adequadas par ao uso da bicicleta. E, expandindo a ciclovia atual para toda a extensão da marginal Tietê, seria possível acessar com facilidade boa parte da cidade!

      Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *