Árvore na calçada da Av. Politécnica já teve a área em volta de sua raiz reaberta. Imagem: Tacio Phillip

A polêmica da ciclovia da Av. Politécnica, em São Paulo (com vídeo)

Vídeo feito por ciclista mostra na prática como é pedalar na ciclovia da Av. Politécnica, na zona oeste de São Paulo, com seus trechos de calçada compartilhada.

Árvore na calçada da Av. Politécnica já teve a área em volta de sua raiz reaberta. Imagem: Tacio Phillip
Árvore na calçada da Av. Politécnica já teve a área em volta de sua raiz reaberta. Imagem: Tacio Phillip

O ciclista Tacio Phillip fez um vídeo, em tom exaltado de desabafo, sobre uma ciclovia que tem sido muito criticada em São Paulo: a da Av. Politécnica, na zona oeste da cidade. Entre as críticas, estão o uso da calçada, conflito com pontos de ônibus e risco aos ciclistas por passar em frente a postos de gasolina.

Assista e veja NA PRÁTICA como é pedalar por lá, inclusive nos trechos considerados “polêmicos”.


Considerações nossas:

  • Sério que tem gente reclamando que a ciclovia passa em frente a postos de gasolina? Se um posto de gasolina oferece tanto perigo assim, acho que era melhor tirar o perigo dali, hein? 🙂 Falando sério, se um motorista passa em velocidade sobre uma área de calçada, o problema não é com a ciclovia. Na verdade a sinalização vermelha de alerta no solo tende a aumentar a atenção do motorista. E se está perigoso porque agora há uma ciclovia passando em frente a um posto de gasolina, será que as pessoas já pararam para pensar qual o grau de risco, comparativamente falando, que havia ANTES da sinalização da ciclovia?
  • Na parte dos pontos de ônibus, o ciclista deve reduzir a velocidade e passar com cuidado, para não surpreender quem possa estar desembarcando. Se houver gente embarcando, deve esperar. Ali não havia alternativa: na esquerda, naquele trecho, há um canteirinho estreito, que por sumir adiante para se unir a uma saída da pista principal colocaria o ciclista em uma situação bem ruim, tendo que cruzar a frente de ônibus saindo do ponto para voltar à direita. Um próximo passo poderia ser transpor a ciclovia para trás dos pontos de ônibus, avançando a calçada para onde hoje está a ciclovia, mas é necessário avaliar in loco para se ter certeza da viabilidade.
  • Reparem que o espaço que havia sido cimentado ao redor da árvore, na calçada compartilhada, já foi reaberto para que ela possa respirar e a terra absorver água. Sim, foi um erro, mas foi corrigido.
  • A quase totalidade das reclamações realmente vem de quem não usa a bicicleta, ou não a utiliza naquele local.
  • Claro que se a ciclovia não usasse a calçada seria MUITO melhor, mas os motoristas que estão reclamando dela na calçada reclamariam MUITO mais se uma faixa do viário fosse retirada numa região que entope de carros todos os dias de uma forma absurda. Iam dizer que é delírio autoritário, que ninguém usa, que estão superfaturando tinta e por aí vai. Que comece como calçada compartilhada e, conforme saturar de ciclistas, seja transportada para o viário.
  • A calçada compartilhada precisa ter mudança em sua sinalização, para indicar claramente aos ciclistas que eles devem dar prioridade aos pedestres que ali estiverem e para que os pedestres saibam que aquele espaço também é seu.

Que bom vermos tantas pessoas preocupadas com a segurança de pedestres e ciclistas na cidade de São Paulo. Que essa preocupação seja sincera e se solidifique como uma nova característica do cidadão paulistano.

51 comentários em “A polêmica da ciclovia da Av. Politécnica, em São Paulo (com vídeo)

  1. Além da bem notada por você falta de sinalização na calçada compartilhada, também senti falta de uma faixa de pedestres nos pontos de ônibus. Fora isso, tudo perfeito!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Grande risco.Tenho usado a ciclovia da Politécnica diariamente para deslocamentos ao trabalho. Compartilho da opinião de vários que não ficou perfeita mas atende. No entanto tem um ponto que o RISCO DE ACIDENTE é muito alto. Indo da Raposo para o Jaguaré há um sinal onde a politécnica cruza a Estrada das Cachoeiras, um sinal antes da Corifeu. Neste ponto a ciclofaixa acaba e recomeça após o sinal, mas para retomar o ciclista tem que entrar na faixa de veículos por poucos metros não sendo possível ir pela calçada que é estreita e tem um poste de energia e um do semáforo. Nesta faixa circulam os caminhões e o ciclista desavisado ou desatento entrará na pista e um caminhão passará o seu lado. Isto ocorreu comigo hoje, tomei o maior susto. De tudo que foi falado, este é o único ponto que realmente merece uma intervenção urgente antes que alguém perca a vida.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Utilizo diariamente para ir e voltar ao trabalho na Berrini, e também acredito que de todos os pontos citados o único que merece realmente atenção e esse que Humberto detalhou. De resto nenhum ciclista vai atropelar arvores e nem matar um pedestre, e e tao verdade que na ciclovia da politecnica no meio da avenida onde apenas eh permitido biciletas esta cheio de pessoas fazendo cooper, pois sabem que o risco de ser atropelado e praticamente zero e o convívio eh pacifico e cordial.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Ok , sou totalmente a favor da ciclovia , porém que haja espaço para os pedestres e para os ciclistas , porque tanto eu como minha esposa já fomos quase atropelado na ciclovia no trecho da politécnica próximo a corifeu justamente onde se compartilha a ciclo faixa , porque da mesmo que os condutores de carros não educados exitem muito ciclista que encontra pedestres na ciclofaixa e joga a bicicleta em cima da pessoa e se reclamar com o mesmo ele fica bravo e as vezes ofende e fica violento , e percebo também que em alguns trechos as pessoas que moram nessas ruas não conseguem nem para seus veículos em frente aos seus imoveis .
    Gente ciclovia e excelente porém tem que existir planejamento para que todos sejam beneficiados e não haja atrito com nenhuma das partes ( ciclista / pedestre / motoristas ) , fazer uma obra de qualquer forma principalmente próximo as eleições virou uma artimanha de “todos” os políticos .

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Ola ciclista do video, achei a ciclovia boa, nota 8, a respeito dos pedestre na ciclovia normal se tiver placa de compartilhamento, senão vc não vai estar esperando, a 20km bater num pedestre machuca ambos. E ele cruzar a mesma não tem importância pois eu também cruzo uma rua, mas eu não ando no meio da rua. E quanto as árvores aonde não tem jeito fica lá mas com algumas podas pois elas crescem. No mas vamos pedalar que e saudável. Pedalllll

    Thumb up 3 Thumb down 1

  5. Não acredito que houve reclamação . . .
    Problema . . . Que tem motoristas . . . Que se acham . . . O cara . . .
    Quero ver . . . Ele bater de frente com um ciclista na porrada de rua na mão . . .

    Thumb up 1 Thumb down 2

  6. boa noite, pra começar as mudanças precisamos de segurança e essa ciclovia já ajuda com um pouco de problemas é claro mas, com o uso é que será possível ver os problemas e solucionar. Quero aqui pedir uma ajuda pra tds que pedalam pois pedalo do JD Angela até a Vila Olímpia e no trecho da Av. M’Boi Mirim ainda temos que lutar no meio dos carros se possível alguém com mais contatos puder ajudar agradeço!!!! euvodebike!!!!! Valeu

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Willians, você falou tudo. Não podemos querer que de uma hora para outra passamos a ser donos exclusivos de espaços públicos. Havendo a ciclofaixa e que em alguns lugares tenha de ser compartilhada já é o suficiente nesse primeiro momento. Escrevo de Porto alegre onde a coisa não anda, o Beto Albuquerque, esses que é candidato a vice presidente, vociferava contra a ciclovia da,avenida Ipiranga que levaria praticamente do centro até a PUC 8500 metros pois havia rede de alta tensão acima da ciclovia. A coisa parou fizeram 25% e não vai adiante. Parabéns a São paulo que tem um prefeito visionário, vai ficar na história.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Parabéns Willian e equipe do Vá de bike por sempre postarem matérias interessantíssimas e ricas em informações. Com o crescimento do uso da bicicleta, um site assim é de extrema importância para informar melhor a todos e dar aquele empurraozinho extra a quem decidiu começar a usar a bike. Parabéns!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  9. Moro numa travessa da Av. Politécnica. Sou ciclista eventual, mas fiz o percurso todo há 2 semanas, da Marginal Pinheiros à Raposo Tavares para testá-la. Gostei muito mesmo do resultado, não achei que os postos de gasolina atrapalham, nem o ponto de ônibus, nem os postes. Me senti bastante segura.

    Pontos negativos e positivos:
    – há um trecho onde as pessoas jogam entulho em cima da ciclovia, e a Prefeitura demora séculos para remover (não aparece no vídeo);

    – seria lindo se houvesse um bicicletário e mesmo um estacionamento subterrâneo no começo da ciclovia, na Raposo Tavares. Ali é ponto de embarque e desembarque de diversas pessoas que vêm de municípios vizinhos para trabalhar em SP (Cotia, Osasco, etc) e gera muito trânsito.

    – há ao menos 3 praças e mini-praças na beira da ciclovia, inclusive com aparelhos de ginástica. Isso pra mim é muito importante. Porém, a maior delas, que continha campo de futebol, está totalmente destruída;

    – há muito lixo no entorno (aparece no vídeo). Não atrapalha a ciclovia ou ciclistas, mas há um forte dano estético, e a Subprefeitura pouco atende as reclamações sobre limpeza urbana;

    – os moradores do bairro usam muito as bicicletas, mas ainda usam pouco esta avenida, preferindo a avenida paralela (Av. do Rio Pequeno), provavelmente por ser mais comercial;

    – TODOS os motoristas com quem cruzei no caminho foram extremamente gentis, me dando a preferência quando entravam ou saíam das ruas transversais;

    – me preocupa um pouco o comércio da avenida…tenho medo que ocorram perdas com a diminuição de vagas par carros…espero que possam se adaptar;

    – já estou reformando outra bike da família 😀

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    1. Concordo com o que você disse, se trechos antes de chegar ao transito houvessem bolsões de estacionamento seria uma excelente alternativa para quem mora na grande são paulo.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Sou ciclista e discordo parcialmente do que foi dito. A parte do ponto de ônibus ficou muito ruim. Seria melhor atravessar a rua e colocar a ciclofaixa do lado esquerdo da via nesse trecho.
    A parte da calçada compartilhada também ficou péssima, não sobrou nenhum espaço para o pedestre. O certo seria colocar uma faixa compartilhada na rua. Tem três faixas enormes para carros, por que ocupar o diminuto espaço do pedestre?
    Por outro lado, o problema pode ser corrigido. Tem gente mal intencionada utilizando os problemas pontuais para condenar as ciclovias como um todo.
    Quando fazem obras para carros frequentemente aparecem alguns erros de projeto, mas ninguém sai falando que deve-se parar de construir rua por causa disso.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Odilon, como explicamos no texto logo abaixo do vídeo, ali não havia alternativa: na esquerda, naquele trecho, há um canteirinho estreito, que por sumir adiante para se unir a uma saída da pista principal colocaria o ciclista em uma situação bem ruim, tendo que cruzar a frente de ônibus saindo do ponto para voltar à direita.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  11. Parabéns pelo vídeo, Tácio. Também acho que é preciso bom senso, mas penso que temos que colaborar para apontar problemas e pedir melhorias nas ciclovias. Vcs já testaram a ciclovia da Artur de Azevedo? Gostaria de saber se é considerada pronta, porque em um trecho da Rua dos Pinheiros, no ponto de ônibus, a faixa é interrompida, sem alternativa para ciclistas. Sabem se vai ficar assim mesmo ou ainda falta terminar? Naquele caso, considero um problema. E vcs?

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Oi Tatiana,
      eu passo nessa ciclovia quase todos os dias. Sei do trecho que você está falando, na rua dos pinheiros. Na verdade, a ciclofaixa não é interrompida, tem uma sinalização amarela indicando a continuidade da ciclofaixa. No ponto de ônibus tem uma placa para os motoristas de ônibus respeitarem e prestarem atenção nos ciclistas ao parar no ponto. A ideia é que ali o espaço é compartilhado. Passei ali muitas vezes desde então e só tive problemas com um caminhão de lixo que estava sobre a ciclovia (e nem era no ponto de onibus), mas fiz uma reclamação no 156 e disseram que o motorista seria educado para não subir na ciclofaixa.
      Enfim, acho que nesse ponto é só ter um pouco mais de atenção, até hoje não tive nenhum problema ali.

      Abraço.

      Thumb up 3 Thumb down 0

      1. Oi, Alexandre, obrigada pela resposta. Passei ali no sentido contrário e fiquei com receio de enfrentar o fluxo, acabei subindo na calçada. Não consegui entender a sinalização, mas vou ser mais corajosa na próxima vez 🙂

        Thumb up 2 Thumb down 1

        1. Eu também passo lá no sentido contrário ao fluxo dos carros, e realmente dá um pouco de medo principalmente nas primeiras vezes, principalmente se for à noite. A solução realmente não é ideal, talvez houvesse uma maneira melhor de fazer uma ciclovia naquele trecho, um pequeno pedaço de calçada compartilhada passando por trás do ponto talvez fosse melhor, mas não acho que seja um problema muito grande da maneira como está, contanto que os motoristas obedeçam a sinalização.
          🙂

          Thumb up 1 Thumb down 0

          1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

            Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 12

          2. Bruno, pode apostar que mais de 50% dos frequentadores desse site usam a bicicleta para ir ao trabalho. Então acho que você escolheu o lugar errado pra demonstrar sua ignorância.

            Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *