Ciclovias no entorno da Av. Paulista serão entregues já nos próximos meses

Imagem: CET/Reprodução

Imagem: CET/Reprodução

ATENÇÃO: As informações fornecidas pela CET foram modificadas, portanto esta matéria está obsoleta. Consulte aqui as informações atualizadas.

Ilustração mostra como serão as conexões da ciclovia da Av. Paulista com as demais. Image: CET/Reprodução

Ilustração mostra como serão as conexões da ciclovia da Av. Paulista com as demais. Image: CET/Reprodução

Na terça-feira 9 de setembro, o secretário Transportes da cidade de São Paulo, Jilmar Tatto, divulgou detalhes do projeto da ciclovia na Avenida Paulista (veja em detalhes). A previsão é de que as obras, que iniciam em janeiro, estejam concluídas até junho. Mas além da ciclovia principal na avenida, várias outras serão construídas no entorno já nos próximos meses, de acordo com o secretário.

As novas vias para ciclistas ligarão a Paulista a regiões como Pacaembu, Itaim Bibi e Parque do Ibirapuera, além de conectar a ciclovia da avenida principal com a rede que está sendo construída na cidade. Com base no mapa fornecido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no documento do projeto, o Vá de Bike estimou o traçado dessas novas ciclovias. O resultado você pode ver no mapa abaixo.

Pela nossa estimativa, as vias que deverão receber ciclovia são: Haddock Lobo, Bela Cintra, Frei Caneca, Pamplona, Maestro Chiafarelli, Honduras, Sgt. Mário Kozel Filho, Abílio Soares, Sampaio Viana, Itápolis e Pacaembu. Tudo indica que a ciclovia da Av. Pacaembu se ligará com as ciclovias da região da Santa Cecília. Em Higienópolis, as novas ciclovias que têm surgido, como na Praça Vilaboim, também se unirão à rede que leva à Paulista, Ibirapuera, bem como à Santa Cecília e ao Centro.

Essas ciclovias serão implantadas na direita ou esquerda das vias, no mesmo nível da rua, separadas das faixas dos carros por tachões e balizadores, seguindo o padrão que vem sendo adotado na cidade. O objetivo da implantação desses trechos é já deixar as conexões preparadas para quando a estrutura da Paulista estiver pronta.

Veja 18 razões para apoiar a implantação de ciclovias


32 comentários para Ciclovias no entorno da Av. Paulista serão entregues já nos próximos meses

  • UBALDO

    No mapa figura inicio da implantação da ciclofaixa na Rua 13 de maio até o inicio da Rua Rui Barbosa, será que não haverá interligação com a ciclofaixa da Rua Caio Prado e Frei Caneca?….. Pois muitos Bikers utilizam a Rui Barbosa da Paulista para o Centro.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Francisco

      Tem uma surginda na Rua Santo Antônio (desde o Terminal Bandeira, no Anhagabaú), seguindo pela Rua Abolição. Não sei para onde ela irá depois disso, mas deve se conectar com essa da 13 de Maio, né?
      O que eu queria saber também é se a ciclovia que está vindo da Amaral Gurgel vai se conectar ao Centro, ou apenas subir a Frei Caneca sentido Paulista.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Gerson J Bonifacio

    boa tarde, moro na região Ipiranga, na av. dr. ricardo jafét.
    Sugestão: sugiro um estudo para se fazer uma ciclofaixa na av. dr. ricardo jafét (ligando a av. fagundes filho até o museu do ipiranga (no canteiro passando ao lado do rio). Uma extensão de aproxim. 6 km.
    Acredito que iria atender muitos usuários.
    deixo a sugestão aí. abs Gerson Jose Bonifácio

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Alexandre i

    Beleza willian? Tem atualizações das ciclovias que integrarão à paulista?
    Abraços

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • eneas rodrigues soares

    Por favor, alguém pode me informar para quando está prevista a construção da ciclovia da Rua Apucarana, próximo à estação metrô Carrão? Estou esperando ansiosamente.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Amo o que está sendo feito.

    Eu lembro quando eu iria me mudar em SP (não sou daqui) e sempre queria escolher um lugar com alguma ciclovia perto. Não achava, era ruim, hoje parece onde eu vou tem uma ciclovia perto. Estou me mudando para a 9 de Julho e com essas novas ciclovias da Pamplona e da Paulista eu poderei chegar ao trabalho com mais de 50% do trajeto em ciclovias! No futuro acredito que será 100% do trajeto coberto por ciclovias!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • E as ciclovias da região do Tatuapé, Belém, Mooca, Brás, interligando com as do centro. Será que essa região não será contemplada?

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Zé Eduardo Torres

    Moro na Penha, há 8 anos pedalo todos os dias até o trabalho no Brás, pela Celso Garcia, e só agora vi o site de vocês , muito bom !

    Mas tenho uma reclamação: quanto as ciclovias e ciclofaixas, a Zona Leste foi esquecida. FIzeram um pedacinho ali na Abel Ferreira, até o CERET, que não dá pra muita coisa e tem uma travessia perigosíssima , sem farol, próximo ao Shopping Anália Franco. Aos finais de semana quero pedalar mais, mas as vias da região da Penha , do Tatuapé e da Mooca não são seguras.

    A ciclovia da Radial não chega no Centro. Precisamos de uma ciclovia que nos ligue com o Centro ,e mais bicicletários nas estações da Linha vermelha do Metrô. Uma ciclofaixa no corredor da Celso Garcia – Rangel PEstana seria ideal.

    E precisamos de um bicicletário maior na estação Corinthians Itaquera. O que tem lá é ótimo , mas já está ficando pequeno… fui assistir ao jogo do Corinthians de bike, e quase não consegui lugar pra parar ali.

    Mais investimentos na ZL!!

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

  • José

    Olá, William. Valeu pela notícia.

    Você sabe se há algum plano para interligar a ciclovia da Eliseu com a Faria Lima, a Paulista e Bela Cintra? Aí interlegaria ainda mais as ciclovias por este lado.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Alguém sabe me informar se a Av Jabaquara vai receber ciclovia ligando ela a domingos de moraes?

    Fico no aguardo

    Obrigado!
    =]

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ernesto Lippmann

    Os projetos são ótimos, mas faltam dois pontos:

    a)estacionamento para bikes.
    b)possibilidade de uso dos elevadores no metro pelas bikes, e um horário mais bem definido.
    c) possiblidade de onibus e taxis transportarem bikes.

    Se alguem quiser conversar sobre isto será um prazer. Meu mail é ernestoadvogado arroba magica yahoo ponto com ponto br

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Thiago

      Não discordo da primeira alternativa. Há poucos pontos pra deixar as bicicletas e é horrível prendê-las em poste além de ser um incômodo para pedestres em alguns locais.

      A alternativa B eu sou contra. Os elevadores devem ser usados apenas para pessoas especiais. Vejo inclusive pedestres muito saudáveis usufruindo de algo que não deveriam já que existem as escadas rolantes. Porém, os horários para levar as bicicletas no metrô deveriam ser definidos mesmo.

      Em relação à alternativa C já houve um estudo sobre isso. A Viação Sambaíba tentou incluir na parte frontal de seus ônibus uma espécie de bagageiro que carregaria até três bikes. Na época comandada por Kassab, a Prefeitura proibiu alegando falta de segurança.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Jessica Guimarães

    e uma continuaçao da ciclovia da Sumaré ate o parque ibirapuera, coisa mais facil de fazer!!!! uma reta só!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  • Fico feliz em ver um trecho da Tutóia recebendo ciclovia, e espero que futuramente continue por esta via, incluindo a José Maria Lisboa e Amâncio de Carvalho . É uma rota razoavelmente plana em toda extensão, com estacionamento integral em ambos os lados, e o necessário viaduto sobre a 23 de maio. Nas extremidades há ciclorotas da Vila Mariana e Jardins. Seria muito benéfico ter uma ciclovia bidirecional, especialmente nos 900 metros entre a Campinas e Rafael de Barros (hoje, pela via, o ciclista que segue no sentido Vila Marina só pode utilizar a Santos ou a Honduras para este deslocamento).

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Maurício

    Muito bom o projeto. Uma boa sequência para a Frei Caneca seria continuar pela Caio Prado, atravessar a Consolação e seguir pela Dr. Cesário Mota Jr até encontrar com a ciclovia da Frederico Abranches-Alameda Barros. Possibilidade de ir da Paulista a Perdizes (Água Branca)somente em ciclovias.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 1

  • Claudio Junior

    Alguém saberia dizer se tem previsão de implantar ciclovias na região oeste, nas avenidas Marques de São Vicente, Rua Clélia, e redondezas. Obrigado!

    Thumb up 2 Thumb down 1

  • Daniel Kerr

    Oi Willian, ouço muito o discurso da falta de planejamento na implantação das ciclovias, mas lembro de ter rolado umas audiências públicas a respeito. Você que está mais envolvido, o quanto de discussão e participação popular está tendo nas ciclovias?
    Eu sou da opinião de quanto mais melhor, mas queria essa informação para ajudar nas discussões com carrólatras.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Giovani Santos

    Alguem sabe me indicar se na Haddock Lobo a ciclovia ocupará o lado direito ou o lado esquerdo?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Leonardo

    Olá,

    Algúem sabe me dizer se é possível consultar o mapa da prefeitura que promete os 400 km no maps do google?
    Outra coisa, gostaria de saber até onde vai o trecho da ciclovia que ligará a avenida jabaquara à vila mariana.

    Obrigado!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • thays

    porque sera que a Dr. Arnaldo nao esta contemplada? Alguem sabe?
    abs

    Thumb up 2 Thumb down 0

    • Acho que optaram, ao menos nesse momento, por descer pela Pacaembu para interligar com as ciclovias da Barra Funda e Santa Cecília, fechando uma rede.

      Thumb up 0 Thumb down 0

    • Luiz

      A Dr Arnaldo seria essencial mesmo. Utilizo ela, a Heitor Penteado e depois a rua Aurélia (ou a Cerro Corá) para ter a acesso à Lapa e Pirituba. É uma linha reta, a Dr Arnaldo e a Heitor Penteado seriam essenciais para se ter ciclovia.
      Alguém sabe se estão existindo audiências públicas para a implantação das ciclovias?

      Thumb up 1 Thumb down 0

      • CiceroS

        Cara… seria mesmo essencial, mas acho que é complicado implantar ciclovias aí.

        1) A Dr. Arnaldo acho que precisaria ser completamente redesenhada, uma ciclovia nela, como ela está, só “picada”, dificilmente se faria um traçado contínuo nela, há conversões com muito movimento.

        2) A Heitor Penteado, em vários trechos, é muito estreita, principalmente na subida sentido Lapa. Sim, eu sei que a frequência de ciclistas é alta na Heitor, mas acho que há vários trechos de calçadas largas que poderiam ser aproveitados para o compartilhamento (oficial) ciclista-pedestre. Ou seja, outra necessidade de redesenho, mas um pouco menos ortodoxo, com “escapes” para ciclista.

        3) Agora, da Aurélia até a Lapa… Meu, um recapeamento bacana resolveria o problema. Que é uma trepidação pra lá de perigosa nela, né? rs.

        Thumb up 2 Thumb down 0

  • Luís Felipe

    Se for fazer ciclovia na Pamplona é bom que no mínimo refaçam o asfalto. Acho que seria bem melhor colocar na Joaquim Eugênio de Lima, o asfalto está bem melhor e não tem um volume tão grande de carros saindo, entrando e fazendo fila dupla.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • É tipo um sonho se realizando!

    Eu ia de bike pela ciclovia do pinheiros, me mudei para perto da Paulista e agora vou poder ir por essa ciclovia.

    Trabalho no Itaim. Só um trecho vai ser sem ciclovia, na JK, mas dá pra andar pela calçada!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Felipe Zveibil

    Oi Willian! Parabéns pela matéria. Gostaria de saber se, pela apresentação do secretário, haverá ligação com a ciclovia da faria lima? Abraços!

    Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>