Imagem: CET/Reprodução

Ciclovias no entorno da Av. Paulista serão entregues já nos próximos meses

Ciclovia da Av. Paulista, em São Paulo, terá ligação com Pacaembu, Jardins, Itaim, com a rede já implantada e até com o Parque do Ibirapuera.

Imagem: CET/Reprodução
Imagem: CET/Reprodução

ATENÇÃO: As informações fornecidas pela CET foram modificadas, portanto esta matéria está obsoleta. Consulte aqui as informações atualizadas.

Ilustração mostra como serão as conexões da ciclovia da Av. Paulista com as demais. Image: CET/Reprodução
Ilustração mostra como serão as conexões da ciclovia da Av. Paulista com as demais. Image: CET/Reprodução

Na terça-feira 9 de setembro, o secretário Transportes da cidade de São Paulo, Jilmar Tatto, divulgou detalhes do projeto da ciclovia na Avenida Paulista (veja em detalhes). A previsão é de que as obras, que iniciam em janeiro, estejam concluídas até junho. Mas além da ciclovia principal na avenida, várias outras serão construídas no entorno já nos próximos meses, de acordo com o secretário.

As novas vias para ciclistas ligarão a Paulista a regiões como Pacaembu, Itaim Bibi e Parque do Ibirapuera, além de conectar a ciclovia da avenida principal com a rede que está sendo construída na cidade. Com base no mapa fornecido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no documento do projeto, o Vá de Bike estimou o traçado dessas novas ciclovias. O resultado você pode ver no mapa abaixo.

Pela nossa estimativa, as vias que deverão receber ciclovia são: Haddock Lobo, Bela Cintra, Frei Caneca, Pamplona, Maestro Chiafarelli, Honduras, Sgt. Mário Kozel Filho, Abílio Soares, Sampaio Viana, Itápolis e Pacaembu. Tudo indica que a ciclovia da Av. Pacaembu se ligará com as ciclovias da região da Santa Cecília. Em Higienópolis, as novas ciclovias que têm surgido, como na Praça Vilaboim, também se unirão à rede que leva à Paulista, Ibirapuera, bem como à Santa Cecília e ao Centro.

Essas ciclovias serão implantadas na direita ou esquerda das vias, no mesmo nível da rua, separadas das faixas dos carros por tachões e balizadores, seguindo o padrão que vem sendo adotado na cidade. O objetivo da implantação desses trechos é já deixar as conexões preparadas para quando a estrutura da Paulista estiver pronta.

Veja 18 razões para apoiar a implantação de ciclovias

32 comentários em “Ciclovias no entorno da Av. Paulista serão entregues já nos próximos meses

  1. No mapa figura inicio da implantação da ciclofaixa na Rua 13 de maio até o inicio da Rua Rui Barbosa, será que não haverá interligação com a ciclofaixa da Rua Caio Prado e Frei Caneca?….. Pois muitos Bikers utilizam a Rui Barbosa da Paulista para o Centro.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Tem uma surginda na Rua Santo Antônio (desde o Terminal Bandeira, no Anhagabaú), seguindo pela Rua Abolição. Não sei para onde ela irá depois disso, mas deve se conectar com essa da 13 de Maio, né?
      O que eu queria saber também é se a ciclovia que está vindo da Amaral Gurgel vai se conectar ao Centro, ou apenas subir a Frei Caneca sentido Paulista.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  2. boa tarde, moro na região Ipiranga, na av. dr. ricardo jafét.
    Sugestão: sugiro um estudo para se fazer uma ciclofaixa na av. dr. ricardo jafét (ligando a av. fagundes filho até o museu do ipiranga (no canteiro passando ao lado do rio). Uma extensão de aproxim. 6 km.
    Acredito que iria atender muitos usuários.
    deixo a sugestão aí. abs Gerson Jose Bonifácio

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Por favor, alguém pode me informar para quando está prevista a construção da ciclovia da Rua Apucarana, próximo à estação metrô Carrão? Estou esperando ansiosamente.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Amo o que está sendo feito.

    Eu lembro quando eu iria me mudar em SP (não sou daqui) e sempre queria escolher um lugar com alguma ciclovia perto. Não achava, era ruim, hoje parece onde eu vou tem uma ciclovia perto. Estou me mudando para a 9 de Julho e com essas novas ciclovias da Pamplona e da Paulista eu poderei chegar ao trabalho com mais de 50% do trajeto em ciclovias! No futuro acredito que será 100% do trajeto coberto por ciclovias!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *