Imagem: CET/Reprodução

Ciclovias no entorno da Av. Paulista serão entregues já nos próximos meses

Ciclovia da Av. Paulista, em São Paulo, terá ligação com Pacaembu, Jardins, Itaim, com a rede já implantada e até com o Parque do Ibirapuera.

Imagem: CET/Reprodução
Imagem: CET/Reprodução

ATENÇÃO: As informações fornecidas pela CET foram modificadas, portanto esta matéria está obsoleta. Consulte aqui as informações atualizadas.

Ilustração mostra como serão as conexões da ciclovia da Av. Paulista com as demais. Image: CET/Reprodução
Ilustração mostra como serão as conexões da ciclovia da Av. Paulista com as demais. Image: CET/Reprodução

Na terça-feira 9 de setembro, o secretário Transportes da cidade de São Paulo, Jilmar Tatto, divulgou detalhes do projeto da ciclovia na Avenida Paulista (veja em detalhes). A previsão é de que as obras, que iniciam em janeiro, estejam concluídas até junho. Mas além da ciclovia principal na avenida, várias outras serão construídas no entorno já nos próximos meses, de acordo com o secretário.

As novas vias para ciclistas ligarão a Paulista a regiões como Pacaembu, Itaim Bibi e Parque do Ibirapuera, além de conectar a ciclovia da avenida principal com a rede que está sendo construída na cidade. Com base no mapa fornecido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no documento do projeto, o Vá de Bike estimou o traçado dessas novas ciclovias. O resultado você pode ver no mapa abaixo.

Pela nossa estimativa, as vias que deverão receber ciclovia são: Haddock Lobo, Bela Cintra, Frei Caneca, Pamplona, Maestro Chiafarelli, Honduras, Sgt. Mário Kozel Filho, Abílio Soares, Sampaio Viana, Itápolis e Pacaembu. Tudo indica que a ciclovia da Av. Pacaembu se ligará com as ciclovias da região da Santa Cecília. Em Higienópolis, as novas ciclovias que têm surgido, como na Praça Vilaboim, também se unirão à rede que leva à Paulista, Ibirapuera, bem como à Santa Cecília e ao Centro.

Essas ciclovias serão implantadas na direita ou esquerda das vias, no mesmo nível da rua, separadas das faixas dos carros por tachões e balizadores, seguindo o padrão que vem sendo adotado na cidade. O objetivo da implantação desses trechos é já deixar as conexões preparadas para quando a estrutura da Paulista estiver pronta.

Veja 18 razões para apoiar a implantação de ciclovias

32 comentários em “Ciclovias no entorno da Av. Paulista serão entregues já nos próximos meses

  1. Moro na Penha, há 8 anos pedalo todos os dias até o trabalho no Brás, pela Celso Garcia, e só agora vi o site de vocês , muito bom !

    Mas tenho uma reclamação: quanto as ciclovias e ciclofaixas, a Zona Leste foi esquecida. FIzeram um pedacinho ali na Abel Ferreira, até o CERET, que não dá pra muita coisa e tem uma travessia perigosíssima , sem farol, próximo ao Shopping Anália Franco. Aos finais de semana quero pedalar mais, mas as vias da região da Penha , do Tatuapé e da Mooca não são seguras.

    A ciclovia da Radial não chega no Centro. Precisamos de uma ciclovia que nos ligue com o Centro ,e mais bicicletários nas estações da Linha vermelha do Metrô. Uma ciclofaixa no corredor da Celso Garcia – Rangel PEstana seria ideal.

    E precisamos de um bicicletário maior na estação Corinthians Itaquera. O que tem lá é ótimo , mas já está ficando pequeno… fui assistir ao jogo do Corinthians de bike, e quase não consegui lugar pra parar ali.

    Mais investimentos na ZL!!

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

  2. Olá, William. Valeu pela notícia.

    Você sabe se há algum plano para interligar a ciclovia da Eliseu com a Faria Lima, a Paulista e Bela Cintra? Aí interlegaria ainda mais as ciclovias por este lado.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Os projetos são ótimos, mas faltam dois pontos:

    a)estacionamento para bikes.
    b)possibilidade de uso dos elevadores no metro pelas bikes, e um horário mais bem definido.
    c) possiblidade de onibus e taxis transportarem bikes.

    Se alguem quiser conversar sobre isto será um prazer. Meu mail é ernestoadvogado arroba magica yahoo ponto com ponto br

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Não discordo da primeira alternativa. Há poucos pontos pra deixar as bicicletas e é horrível prendê-las em poste além de ser um incômodo para pedestres em alguns locais.

      A alternativa B eu sou contra. Os elevadores devem ser usados apenas para pessoas especiais. Vejo inclusive pedestres muito saudáveis usufruindo de algo que não deveriam já que existem as escadas rolantes. Porém, os horários para levar as bicicletas no metrô deveriam ser definidos mesmo.

      Em relação à alternativa C já houve um estudo sobre isso. A Viação Sambaíba tentou incluir na parte frontal de seus ônibus uma espécie de bagageiro que carregaria até três bikes. Na época comandada por Kassab, a Prefeitura proibiu alegando falta de segurança.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. e uma continuaçao da ciclovia da Sumaré ate o parque ibirapuera, coisa mais facil de fazer!!!! uma reta só!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  5. Fico feliz em ver um trecho da Tutóia recebendo ciclovia, e espero que futuramente continue por esta via, incluindo a José Maria Lisboa e Amâncio de Carvalho . É uma rota razoavelmente plana em toda extensão, com estacionamento integral em ambos os lados, e o necessário viaduto sobre a 23 de maio. Nas extremidades há ciclorotas da Vila Mariana e Jardins. Seria muito benéfico ter uma ciclovia bidirecional, especialmente nos 900 metros entre a Campinas e Rafael de Barros (hoje, pela via, o ciclista que segue no sentido Vila Marina só pode utilizar a Santos ou a Honduras para este deslocamento).

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Muito bom o projeto. Uma boa sequência para a Frei Caneca seria continuar pela Caio Prado, atravessar a Consolação e seguir pela Dr. Cesário Mota Jr até encontrar com a ciclovia da Frederico Abranches-Alameda Barros. Possibilidade de ir da Paulista a Perdizes (Água Branca)somente em ciclovias.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 1

  7. Alguém saberia dizer se tem previsão de implantar ciclovias na região oeste, nas avenidas Marques de São Vicente, Rua Clélia, e redondezas. Obrigado!

    Thumb up 2 Thumb down 1

  8. Oi Willian, ouço muito o discurso da falta de planejamento na implantação das ciclovias, mas lembro de ter rolado umas audiências públicas a respeito. Você que está mais envolvido, o quanto de discussão e participação popular está tendo nas ciclovias?
    Eu sou da opinião de quanto mais melhor, mas queria essa informação para ajudar nas discussões com carrólatras.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  9. Olá,

    Algúem sabe me dizer se é possível consultar o mapa da prefeitura que promete os 400 km no maps do google?
    Outra coisa, gostaria de saber até onde vai o trecho da ciclovia que ligará a avenida jabaquara à vila mariana.

    Obrigado!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. A Dr Arnaldo seria essencial mesmo. Utilizo ela, a Heitor Penteado e depois a rua Aurélia (ou a Cerro Corá) para ter a acesso à Lapa e Pirituba. É uma linha reta, a Dr Arnaldo e a Heitor Penteado seriam essenciais para se ter ciclovia.
      Alguém sabe se estão existindo audiências públicas para a implantação das ciclovias?

      Thumb up 1 Thumb down 0

      1. Cara… seria mesmo essencial, mas acho que é complicado implantar ciclovias aí.

        1) A Dr. Arnaldo acho que precisaria ser completamente redesenhada, uma ciclovia nela, como ela está, só “picada”, dificilmente se faria um traçado contínuo nela, há conversões com muito movimento.

        2) A Heitor Penteado, em vários trechos, é muito estreita, principalmente na subida sentido Lapa. Sim, eu sei que a frequência de ciclistas é alta na Heitor, mas acho que há vários trechos de calçadas largas que poderiam ser aproveitados para o compartilhamento (oficial) ciclista-pedestre. Ou seja, outra necessidade de redesenho, mas um pouco menos ortodoxo, com “escapes” para ciclista.

        3) Agora, da Aurélia até a Lapa… Meu, um recapeamento bacana resolveria o problema. Que é uma trepidação pra lá de perigosa nela, né? rs.

        Thumb up 2 Thumb down 0

  10. Se for fazer ciclovia na Pamplona é bom que no mínimo refaçam o asfalto. Acho que seria bem melhor colocar na Joaquim Eugênio de Lima, o asfalto está bem melhor e não tem um volume tão grande de carros saindo, entrando e fazendo fila dupla.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  11. É tipo um sonho se realizando!

    Eu ia de bike pela ciclovia do pinheiros, me mudei para perto da Paulista e agora vou poder ir por essa ciclovia.

    Trabalho no Itaim. Só um trecho vai ser sem ciclovia, na JK, mas dá pra andar pela calçada!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  12. Oi Willian! Parabéns pela matéria. Gostaria de saber se, pela apresentação do secretário, haverá ligação com a ciclovia da faria lima? Abraços!

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *