Rio de Janeiro recebe mais uma Tweed Ride neste sábado, 25 de outubro

Arte: Bruno Galliez

Arte: Bruno Galliez

A Tweed Ride faz uma divertida volta no tempo, trazendo de volta o charme do início do século XX. Imagem da edição 2011 de São Paulo. Foto: Laura Sobenes

A Tweed Ride faz uma divertida volta no tempo, trazendo de volta o charme do início do século XX. Imagem da edição 2011 de São Paulo. Foto: Laura Sobenes

A capital fluminense terá mais um passeio ciclístico com roupas de época no próximo sábado, 25 de outubro, dessa vez com destino à Ilha de Paquetá. Com saída nas barcas da Praça XV, a edição de primavera do Tweed Ride Rio promove uma volta ao passado, uma época em que a bicicleta “era usada com mais tranquilidade e glamour”.

Haverá um passeio pela Ilha, coroado com um piquenique com vinho, música do Digga Digga Duo e performance da companhia de dança Rio Hoppers. A divulgação do passeio pede para levar cangas, toalhas e instrumentos musicais, além de comidas e bebidas para serem compartilhadas por todos durante o piquenique.

Concursos e prêmios

A novidade dessa edição é o concurso de barba e bigode. Serão três os ganhadores, que levarão um trato muito especial da Barbearia Clube do Bolinha. Capriche no “moustache”!

Outra competição será a de melhores trajes, nas categorias feminino e masculino, com premiação da Von Richers, marca de customização de bicicletas. Também serão vendidas braçadeiras do evento, com direito a participar de um sorteio também da Von Richers.

Além desses dois apoios, a edição de primavera conta com o patrocínio da clínica Rádio Serra Radioterapia.

Clique para ampliar. Arte: Bruno Galliez

Clique para ampliar. Arte: Bruno Galliez

Quando e onde

Dia 25 de outubro (sábado)

11h30 concentração na Praça XV
13h saída das Barcas rumo à Ilha de Paquetá

Ciclistas de todo lugar podem participar. A organização pede apenas que se vistam à caráter, para seguir a tradição do passeio que acontece em todo o mundo.

Qualquer bicicleta, de todos os modelos, são bem vindas!

Na Ilha de Paquetá é possível alugar bikes a preços populares.

Confirme sua presença na página do evento e saiba mais na fan page do Tweed Ride Rio.

Uma "Penny Farthing", bicicleta antiga com uma roda enorme na frente, é sucesso garantido numa Tweed Ride. Foto: Laura Sobenes

Uma “Penny Farthing”, bicicleta antiga com uma roda enorme na frente, é sucesso garantido numa Tweed Ride. Foto: Laura Sobenes

Tweed Ride

Também chamada de Tweed Run, a pedalada faz uma divertida volta no tempo, com roupas e bikes antigas e adereços vintage. O nome do passeio tem origem num tipo de tecido surgido na Grã-Bretanha, o tweed, feito com fios de lã em diferentes padronagens e muito utilizado em casacos, ternos e blaisers. Junto com as roupas de tweed, é normal os ciclistas usarem gravatas, luvas, chapéus, calçados elegantes e adereços como colares, penas e cachecóis.

Nas bicicletas, faróis antigos, paralamas, bancos de couro, cestinhas, protetor de saia e outros acessórios mais comuns em modelos antigos marcam o estilo do evento. Qualquer bicicleta é aceitável, mas é importante que o ciclista esteja vestido com roupas de estilo clássico/antigo, recriando o espírito de uma época passada em que aconteciam passeios elegantes sobre duas rodas, além de lembrar que as bicicletas já circularam em maior quantidade que qualquer veículo automotor e eram consideradas um símbolo de autonomia, modernidade e elegância. E mostrar que, aos poucos, estão voltando a ser.

O primeiro Tweed Ride (ou Tweed Run) foi realizado em Londres em janeiro de 2009. Inspiradas no exemplo inglês, muitas cidades do mundo já realizaram passeios semelhantes, como São FranciscoBostonChicagoFiladélfiaSacramentoTorontoVictoriaAnjouSidneyWashington e Nagoya, entre outros. Várias edições também já foram realizadas no Brasil, como por exemplo em São Paulo, Curitiba e até no Rio de Janeiro. Curitiba, por sinal, foi a cidade onde aconteceu o primeiro Tweed Ride brasileiro, em 2010.

Em tempos modernos, a Tweed Ride é bastante ligada ao movimento “cycle chic”, que prega o uso da bicicleta no meio urbano com roupas não especializadas e de uso diário. Nada mais atual do que a elegância da velha e boa bicicleta.

Capacete

Nos tempos idos, nem existia ainda capacete de ciclismo. Mas, para as meninas que não dispensam seu uso nos dias de hoje, o site Curitiba Cycle Chic tem uma dica bacana para poder usá-lo sem distoar do dress code da Tweed Ride. Veja lá!

Inspire-se!

Veja a galeria de fotos da edição paulistana e acompanhe abaixo como foi, no vídeo de Rachel Schein:

 

Foto: Rachel Schein

Foto: Rachel Schein

Foto: Rachel Schein

Foto: Rachel Schein

Uma volta no tempo em duas rodas, no centro histórico de São Paulo. Foto: Rachel Schein

Uma volta no tempo em duas rodas, no centro histórico de São Paulo. Foto: Rachel Schein

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>