O mecânico Charles, parceiro do Rodas da Paz, conserta as bicicletas que chegam para a campanha. Foto: Reprodução

Começou a campanha “Doe Bicicletas 2014” em Brasília – saiba como participar

Em 10 anos de atividade, campanha já recebeu mais de 5000 bicicletas. Arrecadação desse ano vai até a primeira semana de dezembro.

O mecânico Charles, parceiro do Rodas da Paz, conserta as bicicletas que chegam para a campanha. Foto: Reprodução
O mecânico Charles Póvoa, parceiro do Rodas da Paz, conserta as bicicletas que chegam para a campanha. Foto:Reprodução

Pelo décimo ano consecutivo, a ONG Rodas da Paz, de Brasília, promove a campanha Doe Bicicleta, com o objetivo de arrecadar bicicletas paradas ou abandonadas, reformá-las e distribuí-las para uma série de ações sociais do Distrito Federal.

mais de 10 anos
de atividade

mais de 5000 bicicletas
arrecadadas

A campanha é um sucesso e mobiliza milhares de pessoas todos os anos. Segundo dados da instituição, já foram arrecadadas mais de 5000 bicicletas em mais de 10 anos de atividade. “A cada ano têm sido arrecadadas, consertadas e distribuídas cerca de 500 bicicletas. Isso é resultado, em parte, de uma integração muito bem sucedida entre a campanha Doe Bicicleta e uma ação já realizada ao longo de todo o ano pela Rodas da Paz, o tradicional encontro no eixão do lazer aos domingos, chamado Rodas no Eixo”, explica o texto de divulgação da iniciativa.

O destino dessas bikes é variado. Segundo a Rodas da Paz, parte das doações vai para alunos em escolas de áreas rurais do DF, outra parte é encaminhada para atender as cartinhas ao Papai Noel que chegam nos Correios e outra parte serve no reaproveitamento de peças para aulas de oficinas de mecânica com jovens e para recriar novas bicicletas, entre elas, as adaptadas a portadores de necessidades especiais. As bicicletas serão recebidas pela instituição até a primeira semana de dezembro.

Arrecadação coletiva

Uma das novidades dessa edição da campanha é que além da doação das bicicletas, a proposta é também levantar fundos para reformar um espaço cedido por voluntários onde as bicicletas serão guardadas por mais tempo.

“Com o crescimento das doações nos últimos anos, surgiu a necessidade de construir um galpão para armazenar as bicicletas doadas ao longo do ano, protegendo-as do tempo e das chuvas até que sejam reparadas. Com o galpão, a ser construído na Vila do Pedal em Vicente Pires, espaço gentilmente cedido pelo mecânico Charles Póvoa, parceiro do projeto, poderemos abrigar bicicletas todo o ano e permitir que sejam consertadas de maneira constante”.

A meta é arrecadar pelo menos 5000 reais para a reforma e, caso ultrapasse, todo o valor será destinado para a produção de materiais educativos da ONG e na compra de peças que serão utilizadas nos consertos das bicicletas.

O uso de espaços inadequados para a guarda de bicicletas pode trazer transtornos ao condomínio. Foto: Willian Cruz
Bicicletas abandonadas na garagem do seu condomínio podem encontrar um novo dono! Foto: Willian Cruz

Como colaborar?

Para contribuir no crowdfunding e ajudar a levantar recursos para a construção do galpão, faça uma doação a partir de 20,00 reais, pelo PagSeguro, através do site da Rodas da Paz. O objetivo é atingir a meta até 16 de dezembro. Colabore!

Se você tem uma bicicleta parada, nova ou usada, e quer doar para a campanha basta preencher o cadastro de doação e aguardar o agendamento para a coleta. A arrecadação vai até a primeira semana de dezembro.

E se você mora em um condomínio que possui no estacionamento um cemitério de bicicletas abandonadas por antigos moradores, converse com o síndico do seu prédio e ajude a arrecadar ainda mais bicicletas, que irão fazer a alegria da criançada! A Rodas da Paz preparou um cartaz da campanha e uma carta ao síndico para facilitar essa mobilização.

Assista abaixo ao vídeo super criativo da campanha Doe Bicicleta 2014 com a participação de Charles Póvoa, o mecânico voluntário que contribui com o projeto e ajuda a espalhar ainda mais sorrisos pelo DF:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *