Travessia e ciclovia na Ponte da Casa Verde aumentam a segurança de ciclistas. Foto: Rachel Schein

Estrutura para ciclistas e pedestres na Ponte da Casa Verde – galeria de fotos

Ponte recebeu reforma para proteger ciclistas e pedestres, incluindo faixa elevada (lombofaixa) na travessia da alça de acesso. Veja na galeria de fotos.

A Prefeitura de São Paulo na terça-feira, 4 de novembro, a primeira ciclovia em ponte da cidade, na Ponte da Casa Verde, que passa sobre a Marginal Tietê. Essa intervenção inicia a conexão da nova rede cicloviária com a Zona Norte. O prefeito Fernando Haddad e o secretário de transportes Jilmar Tatto participaram do evento inaugural – com o secretário pedalando pela estrutura, mesmo sob a leve chuva que caía sobre a cidade naquele momento.

O percurso de 600 metros funciona no passeio lateral da ponte, no sentido bairro/centro, e tem conexão com a ciclovia existente na Rua dos Americanos, no Bom Retiro, região central da cidade. Futuramente, será integrada também à Ciclovia da Av. Braz Leme – que tem seu início a poucas quadras, na altura da R. Marambaia. Uma travessia elevada (lombofaixa) foi implantada na alça de acesso, para aumentar a segurança na travessia de pedestres e ciclistas.

Saiba mais sobre a adaptação feita na ponte, parte de um projeto que pretende reformar 28 pontes da capital paulista.

10 comentários em “Estrutura para ciclistas e pedestres na Ponte da Casa Verde – galeria de fotos

  1. Minha experiência pedalando por lá semana passada foi tranquila apesar de pedestres tanto na faixa azul como na vermelha e eu ter passado entre as duas (até pq não gosto de passar perto da beirada da ponte). Tinha um menino de bike alguns metros a minha frente fazendo manobras (erguendo a parte da frente da bike), fiquei com o coração na mão… Fiz o caminho do Centro até o Limão por três dias e foi tudo bem, sou bastante cuidadosa e em geral os motoristas me deram a vez para a atravessar, respeitaram, os pedestres já um pouco mais displicentes, atravessando em qualquer lugar sem nem olhar…
    Minhas fotos passando pela Ponte da Casa Verde:
    https://www.facebook.com/luc.peres.391/media_set?set=a.1493827350882702.1073741884.100007663543253&type=3

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. ISSO É UMA CICLOVIA? PELAO AMOR DE DEUS, ESSE POVO NUNCA VIU UMA CICLOVIA NA VIDA. COMO TUDO NO BRASIL, FEITO NA BASE DO FAZ-DE-CONTA. UMA PORCARIA!

    Thumb up 1 Thumb down 5

    1. Como dizem: “Se não tem cão, caça com gato”. Bom, diria que é um processo de aprendizagem. Problema é que a gente comete o erro de chamar de ciclovia, acho que esta distinção deveria começar com a gente, já não chamo isso de ciclovia, chamo de ciclofaixa, ainda que em cima de passagem de pedestres. Tem outra coisa que também destoa: chamar toda essa adaptação como estrutura. Contudo, como tudo que se aprende passa pelos erros, que seja.

      Thumb up 1 Thumb down 1

        1. É justamente usar o conhecimento quem já descobriu e faz bem feito, que vem com estudo e consulta. É o que se diz sobre a história, se não se aprende com ela, você estará condenado a repeti-la.

          Thumb up 0 Thumb down 0

    2. Como assim, “como tudo no Brasil”?
      Você conhece tudo o que é feito no Brasil para desqualificar dessa forma toda a produção nacional?
      Você por acaso conhece a infraestrutura cicloviária em outros países e sabe como ela evoluiu para constituir o que é hoje um meio de transporte seguro e uma opção viável para a locomoção nas cidades?
      ou… você é só mais um brasileiro com complexo de inferioridade e ávido para bajular estrangeiros?

      Thumb up 3 Thumb down 0

  3. Ótimo!

    Finalmente poderei adaptar o restante da minha rotina com essa conexão, antes não arriscava por falta de segurança. Agora, só resta reconhecer o caminho num dia tranquilo e adaptá-lo pra rotina.

    Como não há ligação entre a ciclovia da Braz Leme com a travessia da ponte espero que não seja tão perigoso pular de uma ciclovia para a outra… Por enquanto é só manter o interesse e a cobrança pelas melhorias ;D

    Xau Xau busão lotado

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  4. Porque a faixa de pedestres (em azul) fica próxima a pista dos carros?
    Não seria mais seguro para os pedestres trafegarem mais afastados dos carros?
    Pedestres têm a tendência em andar o mais afastado possivel dos carros, inclusive em uma das fotos vemos uma pedestre caminhando na ciclovia.

    Seria por causa dos postes? Já que para os ciclistas seria mais inseguro ter que ficar desviando destes?

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Tenho três ressalvas:

    – Poderiam instalar grades de proteção entre a calçada e a pista de automóveis, só pra garantir;
    – A “Lombofaixa” poderia ser feita de concreto, semelhante as que existem em terminais de ônibus da SPTrans;
    – Será que quando licitarem o asfalto vermelho teremos a sua aplicação nas pontes?

    De resto achei sensacional a idéia! Parabéns ao fotógrafo e principalmente a CET/SMT pela iniciativa em adaptar as pontes =D

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *