Ciclofaixa de Lazer na Avenida Paulista, em São Paulo. Ao fundo, é possível ver parte da decoração de Natal do Conjunto Nacional.

São Paulo terá Ciclofaixa de Lazer noturna nos dias 13 e 20 de dezembro

A Ciclofaixa de Lazer vai funcionar das 22h de sábado às 16h de domingo, nos dias 13 e 20 de dezembro, da Av. Paulista ao Parque do Ibirapuera.

Ciclofaixa de Lazer na Avenida Paulista, em São Paulo. Ao fundo, é possível ver parte da decoração de Natal do Conjunto Nacional.
Ciclofaixa de Lazer na Avenida Paulista, em São Paulo, funcionando em 2012 na época do Natal. Foto: Willian Cruz

Pelo terceiro ano consecutivo, a Ciclofaixa de Lazer vai operar de noite e adentrar a madrugada, na época do Natal. O trecho da avenida Paulista e sua interligação com o Parque do Ibirapuera funcionarão das 22h de sábado às 16h de domingo, nos dias 13 e 20 de dezembro. Quem estiver de bicicleta vai conseguir observar a tradicional decoração de Natal, além de se deslocar com mais facilidade, fugindo dos congestionamentos diários da avenida. O trenó do Papai Noel será puxado por bicicletas entre as praças do Ciclista e Osvaldo Cruz, durante as noites em que a ciclofaixa de lazer for ativada.

Toda a estrutura vai seguir a operação padrão realizada aos domingos e feriados, das 7h às 16h. Para aumentar a segurança dos ciclistas e melhorar a visibilidade à noite, cones com dispositivos luminosos serão colocados nos principais cruzamentos do trajeto desde a praça do Ciclista (rua da Consolação com avenida Paulista) até o Portão 8 do Parque Ibirapuera (avenida República do Líbano com rua Antônio Joaquim de Moura Andrade), sobretudo nos locais mais escuros do trajeto e em pontos de curvas. Além disso, os bastões com a bandeira de identificação de PARE terão balões luminosos nas extremidades.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a operação noturna não suspende o funcionamento regular dos demais trechos da Ciclofaixas de Lazer, que serão ativadas normalmente das 7h às 16h nos domingos.

A Ciclofaixa de Lazer possui 6,6 km de extensão (3,3 km em cada sentido) entre a rua da Consolação e a rua Vergueiro, passando pela Praça Osvaldo Cruz e avenida Bernardino de Campos, com ocupação da faixa junto ao canteiro central nos dois sentidos.

Ibirapuera

A conexão com a ciclofaixa de lazer do Parque do Ibirapuera também será ativada, possibilitando um deslocamento tranquilo até o parque sem congestionamentos. Esse trecho do trajeto possui 21,2 km de extensão.

No local já está montada a árvore de Natal de São Paulo. Além disso, está em funcionamento no principal lago do parque um espetáculo de Natal realizado por uma fonte multimídia, com música e imagens projetadas na água. Com duas apresentações diárias às 20h30 e 21h, o espetáculo fica em cartaz até seis de janeiro de 2015. A entrada é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *