Lançado mapa com rotas para bicicletas na Grande Vitória

Mapa cicloviário da Grande Vitória (ES). Foto: Divulgação

Mapa cicloviário da Grande Vitória (ES). Foto: Divulgação

Foi publicado em 19 de dezembro o mapa cicloviário da Grande Vitória (ES). O mapa reúne informações sobre os municípios de Vila Velha, Cariacica, Serra, Vianna e da capital capixaba e teve sua produção coordenada pela Secretaria Estadual dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

“É a primeira vez que se faz o traçado da malha cicloviária da Grande Vitória”, afirmou em nota o secretário de Transportes do Espírito Santo, Fábio Damasceno. “O mapa resultante foi validado pelos ciclistas envolvidos e facilitará a locomoção dos usuários do sistema com mais segurança e conforto. O uso da bicicleta está em seu auge, sabemos que é o modal da vez e esperamos que esse material traga benefícios na circulação”, completa.

O mapa será distribuído gratuitamente e também possui uma versão digital disponível na internet. Nele é possível encontrar informações sobre as ciclovias e ciclorrotas existentes e também as que estão em obras de conclusão. Informações sobre bicicletários, paraciclos, oficinas e indicação sobre trechos com subidas pesadas também estão destacadas no mapa.

Para Deusdete Alle Son, integrante do coletivo Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC), o mapa é uma ferramenta muito importante para os ciclistas iniciantes. “Com o mapa é possível verificar o melhor caminho antes de sair com a bicicleta. Muitos ciclistas que estão começando a usar a bicicleta como meio de transporte não sabem qual o melhor caminho para ir de bicicleta e as informações do mapa ajudarão a definir a melhor rota.”

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Grupo de trabalho

Para a elaboração do mapa foi formado um grupo de trabalho, que reuniu integrantes do governo e da sociedade civil, de modo a estabelecer os critérios para qualificar os trajetos e definir os melhores caminhos para os ciclistas. Esse grupo foi composto por ciclistas que representavam a Polícia Militar, o Bike Anjo, a Federação Espirito Santense de Ciclismo (Fesc), os Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC), o Grupo Mulher de Bike, o Ciclista Capixaba e o Blog Vitória Sustentável.

Foram priorizadas rotas para interligar bairros e pontos de interesse, como universidades, áreas turísticas e outras referências urbanas. No entanto, a integrante do CUC destaca que somente a publicação do mapa não é suficiente para a promoção da bicicleta: “é muito importante que as prefeituras assumam o compromisso de estabelecer as rotas e promovam campanhas educativas de boa convivência no trânsito. Todos precisam fazer sua parte e respeitar as leis, respeitar a vida.”

Em novembro a prefeitura de Vitória eliminou 120 vagas de estacionamento para construir a Ciclovia das Docas, área que era reivindicada pelos grupos de ciclistas por causa do grande número de usuários de bicicleta que precisavam acessar a cidade, vindo de outros municípios. Essa ciclovia já está incluída no mapa, indicada como rota em construção. Confira a reportagem do Vá de Bike sobre a ciclovia.

Google Maps

O Vá de Bike transportou o mapeamento para o Google Maps. Veja o resultado abaixo ou clique aqui para abrir em outra janela.


4 comentários para Lançado mapa com rotas para bicicletas na Grande Vitória

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>