4º Fórum Mundial da Bicicleta tem início em Medellín

Abertura do Fórum atraiu muita gente em Medellín, vindo de várias partes do mundo. Foto: Fabio Nazareth

Abertura do Fórum atraiu muita gente em Medellín, vindo de várias partes do mundo. Ao centro, Lívia Araújo, uma das organizadoras da primeira edição (2012) e colaboradora do Vá de Bike. Foto: Fabio Nazareth

Foto: Fabio Nazareth

Foto: Fabio Nazareth

Participantes de diversas partes do mundo estão reunidos em Medellín para o 4º Fórum Mundial de Bicicleta. Na quarta-feira (25/02), dia de abertura do evento, havia cerca de seis mil inscritos para participar das atividades.

O prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria, afirmou durante a cerimônia de abertura que a cidade não é um exemplo de lugar para mobilidade por bicicleta, mas que está comprometida em implementar estruturas cicloviárias e desenvolver campanhas educativas de boas práticas no trânsito. “Temos que acreditar que é possível. Existem cidades que estão empenhadas na construção de 400 Km de ciclovias”, comentou o prefeito da cidade colombiana, em uma clara referência ao plano de ciclovias de São Paulo.

Em depoimento exclusivo para o Vá de Bike, Gaviria agradeceu aos brasileiros pela oportunidade de realizar o Fórum em Medellín e lembrou que as três primeiras edições aconteceram no Brasil. “Vamos realizar o Fórum com todo entusiasmo e fazer o melhor para os próximos que vierem no futuro”. O primeiro Fórum Mundial de Bicicleta aconteceu em Porto Alegre, em 2012, e foi uma resposta da sociedade ao atropelamento de diversos manifestantes durante a Massa Crítica no ano anterior.

Representantes de diversos coletivos e associações brasileiras marcam presença no Fórum participando das atividades e ministrando palestras e oficinas. No domingo, último dia do evento, será realizada uma assembleia geral para escolher a cidade sede para 2016 – e São Paulo apresentará sua candidatura. Entre as possíveis candidatas estão Portland (EUA), Quito (Equador), Santiago (Chile) e Lima (Peru). O secretário de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, está em Medellín para acompanhar a disputa entre as cidades.

Veja aqui nossa cobertura desta edição e das anteriores

Vídeo

Legendamos o vídeo em português. Para ativar as legendas, clique no ícone de configuração, no canto inferior direito do vídeo.

Foto: Fabio Nazareth

Foto: Fabio Nazareth


1 comentário para 4º Fórum Mundial da Bicicleta tem início em Medellín

  • Luis Araujo

    Parabéns pela matéria Fábio Nazateh! O Pedal Sonoro e a Bicicletada Niterói estão acompanhando os acontecimentos e desejamos que São Paulo seja o próximo destino do FMB para podermos participar efetivamente. Bom trabalho!

    Thumb up 2 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>