Após abaixo-assinado, construção de ciclovia na Av. Teotônio Vilela é anunciada em São Paulo

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Avenida Teotônio Vilela, na zona sul da capital paulista. Foto: Paulo Alves

Avenida Teotônio Vilela, na zona sul da capital paulista. Foto: Paulo Alves

Uma demanda histórica da sociedade finalmente vai sair do papel no extremo sul da cidade de São Paulo. A boa notícia veio durante uma reunião com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em 27 de agosto de 2015, quando o coletivo Bike Zona Sul entregou o abaixo assinado com mais de 4.300 assinaturas. Os técnicos da prefeitura disseram que as obras do primeiro trecho começam ainda neste ano e a verba virá do FEMA (Fundo do Meio Ambiente).

“A ciclovia será instalada no canteiro central, que será alargado em alguns trechos. Não haverá a remoção de faixas de rolamento e também não será retirada nenhuma árvore”, conforme comunicado publicado pelo grupo nas redes sociais. A CET informou que a execução das obras se dividirá em quatro partes:

1 – Av. Atlântica até a entrada do Grajaú (Belmira Marin)

2 – Entrada do Grajaú até a Rua dos Mendes

3 – Rua dos Mendes até o Terminal Varginha

4 – Terminal Varginha até o início da Sadamu Inoue

A promessa é concluir o trecho entre a rua dos Mendes e o Terminal Varginha até o final de 2015. “Esse pedaço é um dos mais importantes, pois é onde os carros passam com velocidade mais alta na avenida e o ciclista não tem opções em ruas paralelas por dentro do bairro”, explica Alex Gomes, do Bike ZS, que estava na reunião.

Ele contou que ficou muito feliz com a notícia, mas lembrou que a pressão deve continuar. “Os outros três trechos ainda não têm verba definida e não há garantia de que sairão do papel até o fim de 2016. Por isso, o abaixo assinado continua aberto”. Para assinar, acesse o documento online.

No encontro, a CET também anunciou a extensão da ciclovia da avenida Atlântica até o Largo do Rio Bonito, interligando a rede cicloviária atual à futura via para bikes da Teotônio Vilela, outra demanda dos ciclistas (essa ligação deve ser concluída até o fim de 2016, mas ainda não tem data nem verba definida).

“Os próprios técnicos da CET nos parabenizaram pela iniciativa, já que eles usam esse tipo de mobilização para justificar o trabalho junto à prefeitura. Recomendamos que outros coletivos façam o mesmo em pontos diferentes da cidade”, diz Alex. Segundo ele, isso gera o debate na sociedade e quem assina se torna um participante de um processo de cidadania que deve ser multiplicado.

Essa não é a primeira vez que a mobilização popular resulta na construção de ciclovias. Uma delas é a rua da Consolação, que já está com as obras em andamento nas faixas da direita, nos dois sentidos, entre a avenida Paulista e a praça Roosevelt. A sociedade mais uma vez mostra que tem força e voz ativa e pode ajudar a mudar o cenário caótico de trânsito e acidentes em Sampa.

Veja aqui a importância da ciclovia na Teotônio Vilela e os principais argumentos do Bike Zona Sul.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

5 comentários para Após abaixo-assinado, construção de ciclovia na Av. Teotônio Vilela é anunciada em São Paulo

  • Gustavo

    Alguém saberia me dizer como faço para solicitar a melhora de um trecho de ciclovia? O problema ocorre no trecho de encontro da Rua Candido Espinheira com a Rua Ministro de Godoi, na verdade são dois problemas, o mais grave é que bem no cruzamento dessas ruas os veículos invadem a ciclovia ao fazer a conversão a esquerda para entrar na Rua Ministro (fazem a conversão bem rente a calçada tanto que o trecho já esta até sem tinta) o que pode ocasionar um choque frontal grave entre um carro e um ciclista, o outro problema é que tem uma grade de boca de lobo um pouco antes do cruzamento que está bem abaixo do nível da rua. Tentei o serviço do SAC da prefeitura mas até agora não deu em nada. O problema pode até ser visto no Google Street View no link: https://www.google.com.br/maps/@-23.5310152,-46.6679583,3a,75y,236.95h,66.46t/data=!3m6!1e1!3m4!1sxhvpFV6iwkPU5xD_nFi09A!2e0!7i13312!8i6656
    Aproveitei o tópico porque falava sobre implementação da ciclovia. Valeu

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    • Fabio

      Não sei Gustavo, mas você tem toda razão. Umas balizas ali cairiam bem para impedir essas invasões de carros.

      Thumb up 2 Thumb down 0

    • Tarantino

      Não adianta reclamar nos órgãos públicos, para o prefeito o importante são os números. O importante é fazer 56423768 km de ciclovias,a qualidade não importa.
      Essa pintura na esquina é mesmo uma aberração, o cara que pintou deveria estar completamente embriagado.

      Thumb up 2 Thumb down 4

  • Anderson

    Muito bom, os esforços da atual gestão são incriveis, SP está está se transformando numa metrópole pedalavel. Certamente quando a estrutura estiver pronta, precisaremos de bicicletários no terminal, pois a demanda irá aumentar muito, como aconteceu na Eliseu.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • marcio rebeldia

    Sensacional, eu sempre imaginei como pode uma Av como aquela com um largo canteiro central, não possuir ciclovia!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>