Foto: SEST/SENAT

Motoristas de ônibus têm dia de ciclista na capital capixaba

Em aula prática, motoristas sentem na pele a ameaça do ônibus passando perto da bicicleta. Experiência motiva profissionais a respeitar mais quem pedala.

Motoristas de Vitória recebem treinamento. Foto: Divulgação SEST SENAT
Motoristas de Vitória são colocados no lugar do ciclista durante treinamento. Foto: Divulgação SEST SENAT

Cerca de dois mil motoristas de ônibus do Sistema Transcol, atuante na Grande Vitória, no Espírito Santo, passarão por treinamento para melhorar a relação com os ciclistas no trânsito. Desenvolvido pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte), cada turma de condutores passa por quatro dias de treinamento, divididos em aulas teóricas sobre legislação de trânsito e direção prudente, e aulas práticas. As aulas práticas colocam os condutores no lugar dos ciclistas, fazendo-os sentir na pele como é estar do outro lado.

O treinamento começa com aulas teóricas, em que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é estudado. Temas como os maiores riscos para os ciclistas, normas de circulação das bikes, responsabilidades do condutor e como evitar colisões são apresentados e discutidos. Reportagens e flagrantes de incidentes de trânsito envolvendo ciclistas são apresentados em sala de aula para ajudar na assimilação do conteúdo.

O objetivo é resgatar a prudência no trânsito, que muitas vezes é substituída pela falsa sensação de habilidade com os anos de trabalho nas ruas, não deixar a autoconfiança ser maior que a prudência e manter os condutores constantemente atentos aos outros agentes do trânsito. “Na maioria das vezes o motorista olha uma pessoa em cima de uma bicicleta com desumanização. Quando coloca o motorista na posição do ciclista, ele percebe que ali tem um ser humano”, completa o cicloativista capixaba Rafael Darrouy.

Sentindo na prática

“Meu coração quase
saiu pela boca”

A parte prática do treinamento coloca motoristas de ônibus no lugar do ciclista. Mesmo em bicicletas fixadas no chão e protegidos por cones, os motoristas sentiram na pele o receio que os ciclistas passam todos os dias. “Meu coração quase saiu pela boca. Vou falar a verdade, eu senti medo, porque só do ônibus buzinar alto a gente fica desequilibrado. Assusta e é muito perigoso”, confessa Vanderlei Bastos, motorista profissional há mais de 15 anos. “Eles fizeram o processo correto do procedimento. O motorista estava em um ambiente controlado e mesmo assim eles passaram aperto”, avalia, Detinha Son, cicloativista de Vitória.

Após repassar as leis de trânsito, estimular a prudência e fazer a vivência, os motoristas de ônibus se lembrarão de como é estar do outro lado e como deve ser sua conduta. “Na prática, vendo o que os ciclistas passam dá para a gente se colocar no lugar deles enquanto dirigimos, então pra gente muda muito. Passa a ter mais educação e mais respeito com o ciclista”, conclui José Bravim, motorista profissional em Vitória.

O treinamento oferecido visa conscientizar motoristas de ônibus sobre a importância do respeito ao ciclista e já teve sua primeira turma formada. Os ciclistas agradecem e celebram as mudanças no trânsito de Vitória, iniciadas há cerca de dois anos, quando a figura do ciclista começou a ser apresentada no treinamento básico dado aos motoristas de ônibus. “Quando, há dois anos, a bicicleta começou a ser tratada no treinamento de motoristas eu notei uma melhora. Agora tem esse novo treinamento e eu acho fantástico”, avalia Rafael Darrouy.

“Vendo o que os ciclistas
passam dá para a gente
se colocar no lugar deles
enquanto dirigimos”

Entretanto, este é apenas um passo para tornar a cidade mais amigável aos adeptos da bike. Detinha Son pensa adiante e aponta outras ações necessárias. “Nós gostamos muito da mudança e ainda defendemos a diminuição da velocidade das vias como melhor forma da proporcionar segurança aos ciclistas”, conclui a cicloativista.

Iniciativas parecidas já aconteceram em várias cidades brasileiras, como Manaus/AMSalvador/BARecife/PE (com vídeo), Porto Alegre/RS e Florianópolis/SC. Em São Paulo, há mobilização popular para pressionar a prefeitura a realizar nova ação com motoristas de ônibus (a última ocorreu em 2009).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *