Bicicleta nos Planos: campanha ajuda cidades a adotarem política de mobilidade por bike

Ação empodera cidadãos com informações sobre projetos de mobilidade urbana, para que possam mudar suas cidades para melhor. Saiba como participar!

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Talvez você não saiba, mas 2015 foi um ano-chave para a mobilidade urbana no Brasil. A Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) obriga que as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes tenham um Plano de Mobilidade Urbana que defina diretrizes, objetivos e metas da política de mobilidade urbana do município.

O prazo para que isso acontecesse venceu em abril de 2015, mas menos de 30% das cidades que tinham essa missão elaborou o seu plano, impedindo o recebimento de recursos federais para investir em mobilidade urbana.

Para mudar esse cenário, a UCB (União dos Ciclistas do Brasil) uniu-se ao Bike Anjo e à Transporte Ativo para criar a campanha Bicicleta nos Planos. “A campanha pretende empoderar o cidadão, ciclistas, arquitetos para que eles tenham informação embasada para colaborar com projetos que incentivem a mobilidade urbana”, explica Gabriela Binatti, da Transporte Ativo.

Veja também
18 razões para apoiar a implantação de ciclovias
“PAC Mobilidade Ativa” pretende impulsionar
criação de ciclovias no Brasil

Além da plataforma de conteúdo, a equipe da campanha ainda está acompanhando 10 cidades espalhadas pelo país na implantação do seu projeto. Bragança Paulista (SP), Brasília (DF), Cachoeirinha (RS), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Maringá (PR), Poços de Caldas (MG), Recife (PE) e Salvador (BA) são as primeiras a participar do programa. “A ideia é acompanhar 30 cidades até o final do projeto, marcado para julho de 2016”, conta Gabriela.

Vale ressaltar que, mesmo ao final do projeto, qualquer cidadão pode buscar as instituições organizadoras para obter mais informações sobre o assunto e sobre como incluir a bicicleta nos planos da cidade. “Não é porque a campanha tem data para acabar que o cidadão não será mais assistido. O trabalho continua”, completa.

Participe!

Quer saber como ajudar a sua cidade a ficar em dia com a Política Nacional de Mobilidade Urbana? O primeiro passo é baixar o guia Bicicleta nos Planos e entender que há espaço para todos. A cidade é nossa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *