Governo de Pernambuco planeja criação de sua primeira rota cicloturística

Foto: Secretaria de Turismo de Pernambuco

Foto: Secretaria de Turismo de Pernambuco

Fazer trilhas de bicicleta em busca de riachos, cachoeiras e vegetação nativa das cidades do agreste pernambucano não será mais uma possibilidade apenas para ciclistas “de carteirinha”. É que a Secretaria de Turismo de Pernambuco vai mapear a primeira rota cicloturística do estado. O roteiro ligará Gravatá a Caruaru, passando por Bezerros, Serra Negra, Bonito e Sairé, totalizando 180km de percurso.

O secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, informou que um processo licitatório está em curso para a escolha da empresa que vai estudar e mapear as trilhas, além de sinalizar toda a rota oficial. A expectativa é de que o trabalho seja iniciado ainda neste semestre.

“Algumas trilhas já existem e serão sinalizadas para serem incluídas na rota e outras serão abertas. Haverá trechos leves, médios e pesados, com subidas e descidas, para que a rota contemple todos que tiverem interesse”, adiantou o secretário. Ainda não há data para lançamento do roteiro. Além das trilhas, o percurso contemplará vias asfaltadas e de estrada batida.

Foto: Secretaria de Turismo de Pernambuco

Foto: Secretaria de Turismo de Pernambuco

Passaporte carimbado

A rota será dividida em quatro trechos. De Gravatá para Serra Negra com 31km; de Serra Negra para Caruaru com 31,8km; de Caruaru para Bonito com 52km; e de Bonito a Gravatá, passando por Sairé, com 67,7km.

De acordo com a secretaria estadual de Turismo, ao longo do trajeto, haverá placas indicativas e informativas. Em cada município, os viajantes terão o seu passaporte carimbado, indicando, ao fim da rota, os locais pelos quais passaram. “A proposta é de que o ciclista comece pedalando em Gravatá, passe pelos outros municípios e retorne ao ponto de origem. Durante o percurso, haverá pousadas, restaurantes e oficinas de manutenção de bicicletas credenciados para oferecer mais segurança ao turista”, disse Felipe Carreras. Segundo ele, também haverá locais onde será possível fazer o aluguel das magrelas.

O vice-presidente do Circuito Ecobike de Pernambuco, Fabio Folr, acredita que a iniciativa é importante como forma de incentivo ao turismo da região Agreste. “A maioria das ações voltadas a estimular o uso da bicicleta são feitas no Recife e região metropolitana. E as trilhas no Agreste são feitas apenas por grupos locais que conhecem a geografia da área. Com essa rota, o turista poderá fazer a trilha de forma mais independente”, opinou Folr. Atualmente, o Ecobike realiza circuitos em trilhas de 17 cidades do litoral e zona da mata pernambucana.

Entre os atrativos naturais da primeira rota cicloturística de Pernambuco, estão as cachoeiras do município de Bonito e o Parque Ecológico de Serra Negra. “O que estamos fazendo é dar a oportunidade dos turistas conhecerem os municípios de bicicleta, aproveitando cada momento, cada vista, cada roteiro. Esta ação também vai movimentar a economia, pois os ciclistas vão se hospedar no caminho, se alimentar e adquirir souvenirs”, completou o secretário.


3 comentários para Governo de Pernambuco planeja criação de sua primeira rota cicloturística

  • Chayssy Cunha Cavalcante

    Muito boa iniciativa. Como sempre Pernambuco saindo na frente. Parabéns. Agora vamos também nos mobilizar em nossos estados para expandir esta ideia. Abraços a todos. @Pedal83

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ricardo Alencar

    Que ótima noticia. Se sair do papel a turma do Pé da Pedra Pedal Bodocó e Bike Salgueiro irão conhecer com certeza.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Wanderley

    Boa ideia, já estou aguardando para participar, vamos explorar nossas belezas naturais…E Secretário, vamos lutar para sair as nossas ciclovias, estamos precisando urgente, se tornou um caso de saúde e economia, não é só um hobby….faça uma forcinha, por favor..

    Thumb up 2 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>