Conheça os projetos da iniciativa Primeiro Passo

Projetos que promovem a ciclomobilidade, a qualidade de vida e a humanização das cidades – e que precisam de nosso apoio para se tornar realidade

Benfeitoria selecionou alguns projetos para o canal Primeiro Passo – uma iniciativa que dá um empurrãozinho financeiro inicial no financiamento coletivo de projetos de ciclomobilidade. A iniciativa do site de crowdfunding – especializado em financiamento coletivo de projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental – é uma parceria com o Itaú.

A seleção foi feita pela Benfeitoria, com ajuda do ITDP Brasil e da UCB (União de Ciclistas do Brasil). Os projetos precisavam promover a mobilidade urbana por bicicleta, contribuir para a qualidade de vida e a humanização das cidades e ter interesse coletivo claro, entre outros requisitos e critérios. As iniciativas selecionadas receberam consultoria da Benfeitoria durante a campanha de crowdfunding e tiveram como primeira colaboração um apoio do Itaú para o projeto, no valor de 20% da meta mínima de arrecadação.

Foram quase 90 projetos inscritos, de 13 estados brasileiros. “Foi inspirador ver a quantidade e qualidade das iniciativas que querem, com conteúdos e formas diversas, promover o uso da bicicleta como meio de transporte nas nossas cidades”, conta o pessoal da UCB.

Conheça abaixo seis iniciativas selecionadas, escolha aquela com a qual você mais se identifica e dê uma forcinha! 😉

II Fórum Nordestino da BicicletaMovimenta La Frida!
fnebiciOrganizado por coletivos cicloativistas nordestinos, o II FNEbici reúne pessoas do Nordeste que têm lutado pela bicicleta em suas cidades.

Encerra em 21 de outubro!

Clique aqui para ajudar

movimentalafridaLa Frida é um projeto feminino de cicloativistas negras. Ajude a construir um novo estilo de cidade. Quem movimenta o La Frida é você!

Encerra em 20 de novembro

Clique aqui para ajudar

Amplie a colmeia | Bicicletaria CulturalWoole App
bicicletariaculturalInvista na transformação do centro de Curitiba ampliando vestiário, banheiro e oficina mecânica da Bicicletaria Cultural – um negócio social

Encerra em 13 de novembro

Clique aqui para ajudar

wooleWaze da bike! App para ciclistas que calcula rotas seguras, planas e rápidas, além de identificar locais bike friendly de modo colaborativo

Encerra em 10 de novembro

Clique aqui para ajudar

Pessoas Movendo Pessoas | weBikeMaré Sem Fronteiras
webikeO verdadeiro compartilhamento de bicicletas, de pessoas para pessoas. Por uma mobilidade urbana mais inteligente, integrada e sustentável!

Encerra em 6 de novembro

Clique aqui para ajudar

maresemfronteirasLaboratório de cicloativismo na Maré. Encontros semanais pra trocas e consertos de magrelas + bicicletadas + jornalismo investigativo.

Encerra em 5 de dezembro

Clique aqui para ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *