SP: Abertas as inscrições para a 3ª Formação em Ciclomobilidade

Com palestras e oficinas, a ênfase será em participação política, ações diretas e regionalismos. Inscrições são gratuitas e vão até o dia 5/12.

FormacaoCiclomobilidade2016_small

Se você pedala em São Paulo, seja experiente ou não, e quer descobrir como participar mais da defesa da bicicleta na cidade, participe da 3ª Formação em Ciclomobilidade, promovida pela Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade). A Formação é um conjunto de oficinas voltadas para engajamento e ativismo pela mobilidade por bicicleta, para quem já é ou quer ser ativista da bike, e acontece na sexta 9/12 à noite e no sábado e domingo (10 e 11), o dia todo.

Com palestras expositivas e oficinas práticas, a ênfase para a turma de 2016 será em participação política, ações diretas e regionalismos.

As inscrições são gratuitas e vão só até o dia 5 de dezembro, portanto seja rápido!

A Ciclocidade esteve à frente de processos importantes para a capital paulista e para a mobilidade, mostrando que a participação da sociedade civil nas instâncias decisórias é cada dia mais importante e pode gerar frutos bastante relevantes (saiba mais sobre a atuação da entidade em 2014 e 2015).

Em 2016, a associação realizou um evento nacional que contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas – o Bicicultura 2016 (veja aqui como foi, em números, fotos e vídeos). No segundo semestre, a dedicamos foi quase integralmente às eleições municipais. Agora, o foco é na aproximação da equipe de transição da gestão municipal, para defender a agenda de quem pedala pela cidade.

É com base neste tipo de experiência que foram criadas as Formações em Ciclomobilidade, em 2015. Naquele ano, as duas edições atraíram quase 120 inscrições, tornando necessário aumentar o número de vagas em ambas ocasiões. O maior indicador de sucesso é que cerca de um terço das pessoas que frequentaram as formações estão hoje ativas em defesa da bicicleta em São Paulo.

Conheça nos vídeos do final da página um pouco mais sobre a Formação em Ciclomobilidade (são dois vídeos em sequência).

Temas abordados

A programação consiste em uma mistura de palestras expositivas, feitas por convidadas e convidados de renome e/ou diretores da Ciclocidade, e oficinas práticas de intervenção urbana e a(r)tivismo, em um regime de semi-imersão.

Diante de uma malha cicloviária já estabelecida, de coletivos regionais de ciclistas cada vez mais atuantes e de um cenário político ainda incerto para 2017, a ênfase da 3ª Formação em Ciclomobilidade estará em entender e abrir os processos de participação política e da história da bicicleta; em como pensar de forma estratégica e planejar uma ação direta para manifestar-se; e em conectar ciclistas de diferentes cantos da cidade, para que possam compreender as diferentes demandas e características de cada local.

Seleção

Teremos entre 25 e 30 vagas disponíveis e faremos a seleção de participantes de acordo com a região onde moram. Para compor a turma, buscamos também um equilíbrio de gênero, além de pessoas de diferentes faixas de renda e autodeclaração de cor ou raça. A idade não é importante. Como uma forma de incentivar a participação em todo o processo, teremos uma ajuda de custo para o pagamento de passagens para quem depende de transporte público. O almoço para sábado e domingo também serão pagos pela Formação.

Os resultados da seleção serão divulgados na quarta-feira, dia 7/12. Inscreva-se já!


Quando e onde

A 3ª Formação em Ciclomobilidade é realizada pela Ciclocidade – Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo com o apoio do MobiLab – Laboratório de Mobilidade Urbana, que gentilmente cedeu o espaço para as oficinas.

Dias 9 (à noite), 10 e 11 (dias inteiros) de dezembro
MobiLab – Rua Boa Vista, 136, centro de SP

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59 do dia 5/12 (segunda-feira), neste link.

A programação completa será publicada em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *