A importância de reduzir os limites de velocidade

Esse vídeo, que tem circulado em redes sociais, mostra claramente por que existem os limites de velocidade em área urbana. Veja nossos comentários logo abaixo.

Clique aqui para assistir o vídeo

(Se o vídeo não for exibido automaticamente, clique aqui para abrir em outra janela.)

Campanhas estrangeiras enfatizam bastante esse aspecto, enquanto por aqui geralmente tentam ser engraçadinhas, não passam a mensagem necessária e as pessoas seguem achando que é só pra multar mesmo.

E olha que aqui ainda inventaram a “área 40” mostrada na imagem (com limite de 40 km/h), com medo de desagradar os motoristas, quando no resto do mundo são áreas 30 (ou 20, quando em mph). Veja aqui como o assunto é tratado no resto do mundo.

Em locais com muito fluxo de pessoas o limite precisa ser baixo mesmo. Nenhuma pressa vale uma vida.

E reduzindo a velocidade, a diferença no tempo de percurso não é tão grande assim – principalmente porque os atrasos são causados por congestionamentos, devido ao grande número de carros, com uma velocidade média bem abaixo dos 30 km/h. Há até estudos que demonstram que reduzir o limite de velocidade reduz os congestionamentos! Simule e comprove.

Veja essa campanha do Reino Unido, que pega pesado e tem imagens fortes. E esse outro vídeo mostra como a redução nos limites de velocidade protege até os próprios motoristas.

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>