Uma bicicleta que quase não cai

É uma roda especial que funciona com um tipo de giroscópio dentro dela. Se você desequilibra para um lado, a roda pende para o outro:

Há mais detalhes sobre o funcionamento do Gyrobike na Wikipedia (em inglês). Pelo que li no site do produto, estão procurando parceiros comerciais para produzir em escala. Ou seja, ainda não está sendo vendida. Mas pelo que vi nos vídeos, parece ótima para substituir as rodinhas em bicicletas de crianças ou para quem não consegue se equilibrar de jeito nenhum em uma bicicleta normal.

Quando assisti o vídeo, me preocupei em ensinar uma criança a pedalar com isso aí e ela se acostumar com a facilidade, tendo dificuldade depois para conseguir pedalar com uma roda normal. Entretanto, as tradicionais rodinhas também causam uma certa dependência psicológica, pois tornam o ato de retirá-las algo preocupante para uma criança que tenha medo de cair.

Com a utilização de um dispositivo “invisível” como esse, não haveria impacto visual, de forma que quando a criança ganhar uma bicicleta maior e sem o dispositivo, vai encará-la apenas como um desafio, como se a bicicleta maior fosse naturalmente mais difícil de equilibrar, sem tanto receio. É capaz dela tomar uns tombos até acostumar, mas faz parte. 🙂

Outra utilização muito interessante seria para idosos, deficientes, pessoas com dificuldades graves de equilíbrio ou com muito medo de se machucar. Minha mãe, que tem o maior receio de se machucar com uma convencional e por isso usa um triciclo, adoraria isso.

5 comentários em “Uma bicicleta que quase não cai

  1. Por que as últimas notícias desse invento magnífico pararam 5 anos atrás? Não desenvolveram ainda para bicicletas para adultos? Fui informado de uma da Google que é até autônoma comandada por smartphone para se dirigir sozinha controlada por câmaras e por satélites (Google maps)

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Legal que ao menos tem uma opção para quem tem dificuldade de se equilibrar em uma bicicleta (como eu).

    E falando nestas questões, como encontrar esta bicicleta a venda no Brasil?!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Ai como eu queria ter uma bicicleta desta, pq eu iria me sentir mais segura ao pedalar nas ruas quando os carros tiram finas da gente. Pq eu tenho muito medo de me desequilibrar, como já vi um jornalista que se desequilibrou e caiu em baixo de um caminhão.

      Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *