Vá de Bike é eleito o melhor blog em português no The BOBs

O Vá de Bike terminou em primeiro lugar no Deutsche Welle Blog Awards, na categoria Melhor Blog em Português, com a expressiva marca de 35% dos votos.

Texto publicado originalmente em abril de 2011, logo após a divulgação do resultado.

Depois de três semanas, encerrou-se a votação no Deutsche Welle Blog Awards – The BOBs. E o Vá de Bike terminou em primeiro lugar na categoria em que concorria, Best Blog Portuguese (Melhor Blog em Português), com a expressiva marca de 35% dos votos.

Mais que um prêmio, reconhecimento do público

Embora o Vá de Bike tenha liderado na categoria desde os primeiros dias, em diversos momentos tive minhas dúvidas de que o site fosse ganhar.

Não pela qualidade dos textos, pela adequação do conteúdo ao tema proposto, pela pertinência dos assuntos e pela qualidade da informação. Duvidei porque uma eleição por votação popular acaba por premiar o site que tem a comunidade mais ativa, não necessariamente o melhor entre os indicados.

Pedi por votos aqui, no Twitter, no Facebook, em listas e fóruns. Mas comecei a me achar um chato por fazer isso, me senti meio spammer. E não estava dando resultado. Compartilhei essa minha frustração na lista da Bicicletada de São Paulo e a partir de então comecei a receber várias manifestações de apoio.

Foi então que me surpreendi e percebi que o site é muito mais querido por seus leitores do que eu poderia imaginar. A repercussão nas mídias sociais foi enorme. As pessoas não só votaram, mas divulgaram. E muito!

Teve gente tuitando todos os dias, postando no Facebook, divulgando em blogs, listas de discussão e fóruns. Teve até quem tenha feito campanha por e-mail, como o leitor Lucio Flausino Dias Junior. Diversos sites divulgaram, como o Fixa Sampa, o Outras Vias e o Apocalipse Motorizado – este, vencedor do prêmio do júri em 2006.

Mudanças

Essa “campanha” me fez perceber que o site vinha sendo uma via de mão única, quando poderia ser de mão dupla. “O site é de todos, compartilhe”, é uma das lições que fica. Por ter entendido isso, venho gradualmente aumentando a interatividade com vocês.

Principalmente com a nova seção Espaço do Leitor, onde publico comentários e e-mails que recebo e que rendem uma boa discussão, ou que podem servir para ajudar um leitor em alguma situação específica. Pretendo interagir cada vez mais com vocês, sem entretanto perder a característica informativa, tradicional do site.

E Agora? Vai pra Alemanha?

Não, não vou para a Alemanha. Também não vou receber “um milhão em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro”. Tampouco um prêmio físico, como uma estatueta ou troféu. Nesse ano não há nada disso na categoria em que participei, apenas esse selinho aqui do lado.

E nem é preciso uma medalha ou viagem. Os cicloturistas que me lêem certamente concordam que a frase “a viagem é mais importante que a chegada” é mais do que verdadeira. E ela se aplica perfeitamente a esse contexto: ter recebido tantas manifestações de apoio durante essa votação valeu mais do que qualquer troféu.

O trabalho que realizo aqui no site e também no Twitter é feito no escasso tempo que me sobra entre trabalho (que me consome muito, muito tempo mesmo), família, amigos e tudo o mais. Semana passada um amigo me perguntou como consigo tempo para tudo isso e ainda participar – ok, eventualmente, admito – de Bicicletadas e outras ações e manifestações. Eu não sei. Só sei que não consigo fazer tudo que eu gostaria. Queria fazer mais.

É por isso que o reconhecimento desse trabalho, que recebi através de tantos votos e dedicação dos amigos e leitores, é tão importante. Até hoje não ganhei nem um centavo com esse site, pois não foi com esse objetivo que o criei. Criei para ajudar quem está começando, incentivar quem ainda pensa no assunto, informar, estimular discussões e convidar a participar de ações que podem, aos poucos, mudar nossas cidades e quem sabe o mundo.

Por tudo isso, muito obrigado. Vocês me estimulam a continuar esse trabalho que já venho fazendo há tantos anos. Meu prêmio eu já recebi.

40 comentários em “Vá de Bike é eleito o melhor blog em português no The BOBs

  1. que maravilha! um dia, todos vão entender porque amamos a bike! transporte limpo e diversão garantida! que trabalho fantástico vc está fazendo! me sinto premiado junto com o blog! abração!
    “pedalar é preciso!”

    Thumb up 3 Thumb down 0

  2. Já falei a ele e torno público. O Willian Cruz é o verdadeiro pilar do cicloativismo de São Paulo. Conheço esse cara a muito tempo e desde lá não mudou em nada a sua atitude, sua forma de tratar as pessoas, a serenidade com quem tenta fazer algo de bom ao próximo, a causa, aos ciclistas.

    Seu trabalho é fundamental, ninguém faz nada sozinho e fico feliz em saber que temos uma pessoa “brilhante” como você do nosso lado. Mais ainda, fico muito feliz em ter uma pessoa “brilhante” como meu amigo.

    Você merece brother, vamos comemorar, te pago uma caixa de cerveja. E bebo ela pois sei que você mesmo já vai fazer a festa com um suco de acerola… rs

    Parabéns brother, muito feliz mesmo por você.

    André Pasqualini

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  3. Legal demais! Votei e fiquei na torcida.
    Parabéns pelo trabalho, parabéns por lutar pela causa ciclística.
    Pessoas como você, Willian, me animam a continuar na luta por uma mobilidade saudável, humana, para as cidades.
    Forte abraço e continue com os ótimos posts.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  4. Aeeee, Willian \o/
    Parabéns, rapaz o/
    Votei em você quase todos os dias. Foi merecido o reconhecimento.
    Seu blog foi o primeiro a me fazer enxergar o problema do transporte urbano de uma outra maneira. E também foi um grande incentivo a eu usar a bicicleta como meio de transporte.
    Hoje em dia, uso muito ela \o/
    Abrazz e parabéns novamente ^^

    Thumb up 3 Thumb down 0

  5. Sem querer desmerecer os demais, mas sua escrita simples e intimista, os temas importantes e pertinentes abordados por você ajudam, esclarecem ou trazem outra perspectiva sobre São Paulo só mostra a necessidade de se rever muitos conceitos de cidade e humanidade, conceitos compartilhados por vc conosco.

    Em momentos de notícias trsites, onde atropeladores de cislistas são soltos impunemente, ainda bem que existe blogs, como o “Vá de bike” e pessoas como o William Cruz para nos fazer repensar e querer cidades mais humanas. E com mais Bicicletas!!!!

    Parabéns pelo reconhecimento.

    Abraços,
    Lucio

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *