As diferenças de uma bicicleta dobrável

Assista à matéria em vídeo do Vá de Bike sobre dobráveis e conheça as diferenças, vantagens e cuidados com esse tipo de bicicleta.

O vídeo abaixo foi produzido para um concurso, que daria como prêmio uma bicicleta dobrável. O Vá de Bike não levou a bicicleta, mas os leitores ganharam uma matéria audiovisual que explica bem o que esperar de uma bike desse tipo e suas diferenças em relação às bicicletas convencionais. Também passamos algumas dicas de utilização que são específicas das dobráveis, tudo intercalado com filmagens nas ruas e exemplos práticos do que está sendo explicado. Assista e opine! 🙂


Dicas para o ciclista urbano
1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 cuidados para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!

116 comentários em “As diferenças de uma bicicleta dobrável

  1. Essa semana fui barrado ao tentar entrar na estação da CPTM, eu não estava com ela coberta, deu esse crédito pra eles, pois eles exigem, só que a pessoa que me barrou disse que ela deveria estar na cx de “papelão” embalada, ai já é demais né, falta informação ainda…

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  2. Olá Willian,

    Assisti ao video e achei super bacana as dicas, parabéns.
    Minha pergunta: Me inscrevi no circuito pedalar pelo Brasilprev, o que vc acha dessa bike já que o valor pago pelo Kit tem um preço super sugestivo comparado com uma comprada na loja?

    aguardo um retorno.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Sheila, seria necessário avaliá-la de perto, mas geralmente bicicletas subsidiadas, para custarem pouco em passeios ciclísticos, são de qualidade muito baixa e apresentam falhas de montagem que podem eventualmente inutilizar algumas peças, como o pedivela por exemplo. Recomendo levar a bicicleta numa boa bicicletaria no dia seguinte à compra, para fazer upgrade de algumas peças (colocar aros reforçados de folha dupla, por exemplo) e conferir a montagem.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Boa tarde pessoal, vai haver um evento ciclistico em Salvador, Circuito Pedalar 2014, e tem duas opções de inscrição – kit básico ou kit bike – o valor do kit bike está em 399,90 o primeiro lote e 449,90 o segundo lote. Eu já possuo bike MTB, mas a muito tempo estava querendo uma dobrável, dai me surgiu a ideia de participar desse evento e adquirir o kit bike, pelo fato do valor está bem em conta em relação a pesquisa de preços que venho pesquisando. Alguém por aqui poderia me fazer a gentileza de informar se conhece esta bike que eles estão vendendo no kit ? – se vale a pena realmente investir ? Tenho medo de viver aquela velha história: o barato sai caro. Agradeço antecipadamente aos que puderem me ajudar, abaixo o link da especificação da bike. Grande abraço a todos

    https://circuitopedalar.ativo.com/salvador/#!especificacoes-bike

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Franck, bicicletas que saem tão barato assim raramente têm qualidade aceitável, por mais que sejam subsidiadas pelos patrocinadores do passeio. Sem contar que a montagem costuma ser falha, por se tratar de um grande volume de bicicletas a serem preparadas em tempo recorde. Fica o alerta.

      Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Pessoal, boa tarde! Não entendo nada de bicicletas, muito menos sobre as dobráveis. Alguém pode me ajudar? Estou em dúvida entre uma DURBAN BAY 6 PRÓ e uma SOUL D70. Os preços não diferem muito. Como moro em Salvador, penso na maresia (que tudo enferruja) e nas ladeiras. Obrigada!!!!

      Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Tenho uma Caloi Bend há quase 3 anos e gosto muito dela. A Bend era a outra dobrável da Caloi, junto com a Urbe, e realmente não entendi a razão de ter saído de linha. As duas pesam praticamente a mesma coisa, mesml a Bend sendo de aço-carbono. Outra vantagem da Bend é compartilhar medidas com as Dahon, o que facilita upgrades e peças de reposição (a Urbe usa canote mais estreito, por exemplo). Na real, a Bend é a Dahon Dream simplificada. Os únicos problemas que vi nela são os pedais comuns, não dobráveis (que mancada, hein, Caloi?!) e as maçanetas de freio, de plástico. As maçanetas troquei por alumínio no primeiro dia com ela, os pedais vou trocar agora. De resto, continuo satisfeito com a bicicleta. Discordo do leitor acima que disse que precisa gastar 2000 reais numa Dahon ou 5000 numa Brompton. Não estou discordando da qualidade destas duas, mas afirmando que para o usuário normal, há outras opções no mercado.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Estou, por muito pouco, desistindo de minha bicicleta dobrável. É uma excelente bicicleta. Vai muito bem no trânsito e a possibilidade de dobrá-la tornando-a pequena suficiente para ser transportada na mala de um carro, guardar sob a mesa do escritório ou ainda entrar com facilidade em elevadores ajuda muito no dia-a-dia. Imagina transportar dentro de ônibus ou levar em viagem!

    O problema, e este é um ENORME PROBLEMA, consiste em uma coisa ridiculamente simples: repor um pneu que por ventura estrague. Bicicletas dobráveis de aro 20″ utilizam pneus 20″ x 1,50. E são baratos! A questão é: NÃO EXISTE PNEU 20″ x 1,50 para vender no Brasil. Aí fico obrigado a fazer adaptações, gambiarras ou até mesmo parar de usar a bicicleta por falta de pneu. É o que está acontecendo atualmente comigo.

    Utilizo uma Caloi Urbe como transporte. Há duas semanas está parada pois mais uma vez o pneu traseiro arrebentou.

    Já relatei várias vezes o problema à Caloi que se limita a dizer: procure a assistência técnica local. Na assistência técnica local não existe o pneu que necessito. Nem aqui e nem em nenhuma outra loja no Brasil.

    Já tem cerca de seis meses que pesquiso.

    Pneus mais largos inviabilizam o uso dos para lamas. Item essencial em bicicletas de uso urbano pois protegem o ciclista da água suja e lama jogada contra o corpo devido o movimento das rodas.

    Então se você pretende comprar uma bicicleta dobrável, recomendo que só o faça quando puder encontrar pneus 20″ x 1,50.

    Clebson Melo – Natal/RN

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  6. Alguém conhece a bicicleta dobrável Ultimate 6V Folder? Uma loja na minha cidade vende o modelo a R$ 1.100,00 e gostaria de saber se o produto é de qualidade.

    Thumb up 0 Thumb down 1

  7. Ola willian adorei seu video! mas ainda fiquei com algumas duvidas! qto custa em media uma bike dobravel? vi que tb tem em aro 26 elas são boas? vc conhece a marca tito bike? meu objetivo é só passeio urbano e gostaria de uma indicação sua…tenho só 1.58 de altura…para mim é melhor a bike aro 20 ou 26? elas são firmes como a normal, não tem perigo de com o tempo ou desníveis nas ruas elas “afrouxarem” as travas? Espero que tenho me entendido! obrigada! Monica Miranda

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Monica, o preço varia bastante. A resistência da trava depende da qualidade da bicicleta, não há como generalizar. Tanto faz a 20 ou a 26, já que geralmente se regula tanto a altura do selim quanto a do guidão e a distância entre eixos já é menor que nas bicicletas convencionais. A dobrável acaba sendo uma boa opção para pessoas de baixa estatura. O melhor é você testar modelos diferentes na loja e ver a qual você se adapta melhor. Espero ter ajudado.

      Thumb up 2 Thumb down 0

    2. Mónica, lhe recomendo aro 20 por relação peso – tamanho – força de tração. Bikes são como as cabras, na montanha se dão melhor as de patas pequenas e grossas e no vale as de patas longas e esguias, isso quer dizer que se vc mora em são paulo é recomendável tamanhos de roda menores que permitem mais agilidade nas ladeiras íngremes sem precisar um grande volume de marchas. Sou usuario ha 20 anos de todo tipo de bikes e em são paulo consigo subir com menos esforço na minha aro 20 que ciclistas do meu lado em aro 26, e até com filha na cadeira!

      Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *